Papel e tela: um estudo sobre preferências das crianças, literatura infantil e narrativas televisivas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-08-02

Autores

Ribeiro, Taisa Andrade de Souza Silva [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Considerando a linha de pesquisa “Processos formativos, Ensino e Aprendizagem”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP, campus de Presidente Prudente/SP, e partindo de investigações realizadas no CELLIJ (Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil “Maria Betty Coelho Silva”) e atividades desenvolvidas junto ao projeto “Hora do Conto” sobre formação leitora, tem sido possível perceber que, diante dos avanços constatados na contemporaneidade, especificamente no cenário literário, as narrativas, os modos de ler e, consequentemente, os leitores passaram por grandes mudanças. O texto impresso em papel no formato de livro não é mais a única fonte de leitura. Com o desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação e informação, a televisão se apresenta como um dos meios de comunicação social que veicula narrativas infantis. Nesse cenário se encontra o atual leitor em processo de formação, dividido entre o livro infantil e a televisão, que se relacionam com seu modo de ser, pensar, agir, estar no mundo e vivenciar aspectos da sua vida cotidiana. Em face do exposto, o objetivo desta pesquisa foi compreender como ocorre a formação do gosto/interesse leitor do aluno de 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola de rede pública do município de Presidente Prudente-São Paulo, no que concerne às narrativas que lhes são postas desde a infância, diante do livro literário como suporte impresso de leitura e da televisão como suporte digital. A pesquisa, de cunho quanti-qualitativo, relacionou as escolhas das narrativas quanto à diversidade de gênero e grupo etário e analisou a qualidade desse material em relação ao conteúdo. Como resultados, foi traçado um perfil do leitor que emana a partir desses textos e identificadas possíveis interferências na constituição do sujeito criança em formação.
This study is linked to the research line “Formative processes, Teaching and Learning” from the Graduate Program in Education from the Faculdade de Ciências e Tecnologia, FCT – UNESP, in Presidente Prudente/SP, and it started from researches accomplished at CELLIJ (Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil “Maria Betty Coelho Silva”) and activities developed with the project “Tale Time” about formation of readers, it has been possible to perceive that toward the ascertained advances in contemporaneity, specifically in the literary scene, the narratives, the ways to read and respectively the readers went through great changes. The text printed in paper in book format is not the only reading source anymore. With new communication and information technologies’ development, the television presents itself like a mean of social communication that conveys children’s narratives. In this scene, the current reader in process of formation is divided between the children’s book and the television, that are related to his/her way of being, thinking, acting, being in the world and experiencing aspects of his/her daily life. Based on the above, this research aimed to understand how the reader’s formation of taste/interest occurs in students from second to fifth grade of elementary school of a municipally-run public school in Presidente Prudente – São Paulo, in relation to the narratives that are made available to them since childhood, toward the literary book as printed support and the television as digital support. The research, with qualitative and quantitative nature, related the choices of narratives about the gender diversity and age group and analyzed the quality of this material in relation to the content. As results we profiled the reader that emanates from these texts and we identified possible interferences in the child’s constitution as a person in formation.

Descrição

Palavras-chave

Ensino fundamental, Leitura e literatura infantil, Narrativas televisivas, Preferências infantis, Formação de leitores, Elementary school, Reading and children's literature, Television narratives, Children’s preferences, Formation of readers

Como citar