O transitar entre a Matemática do Matemático, a Matemática da Escola e a Matemática do GeoGebra: um estudo de como professores de Matemática lidam com as possibilidades e limitações do GeoGebra

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-07-01

Autores

Gonçalves, William Vieira [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho tem como principal objetivo demonstrar que o GeoGebra apresenta uma maneira diferente de produzir significados matemáticos, com isso, sugerindo sua relevância para o ensino de matemática e de se discutir sua linguagem, possibilidades e limitações. A base inicial da pesquisa foi um estudo imersivo em diferentes comunidades virtuais, literatura acadêmica correlata, cursos específicos do software, produção e análise de diferentes construções dinâmicas. Por fim, optou-se por delimitar a análise aprofundada em entrevistas semiestruturadas com sete professores de matemática, usuários experientes do software. Confrontando-se estes entrevistados com algumas limitações do software, buscou-se estudar como eles transitam entre diferentes modos de produção de significados matemáticos. Pautando-se em reconhecer os diferentes jogos de linguagem, advindos das explicações dos sujeitos da pesquisa, foram sintetizadas três adjetivações que caracterizam os diferentes modos de produção de significados matemáticos: a Matemática do Matemático (MM), a Matemática da Escola (ME) e a Matemática do GeoGebra (MG). Esta pesquisa pautou-se na técnica de investigação qualitativa livre, em função da sua tentativa de compreender mais detalhadamente os significados e características situacionais. A análise dos dados foi realizada à luz de alguns elementos da Análise Textual Discursiva segundo Moraes e Galiazzi (2007). As categorias criadas, a posteriori, foram as seguintes: Matemática do Matemático (MM); Matemática da Escola (ME); Matemática do GeoGebra (MG); Trânsito entre as matemáticas; Percepção da MG; Necessidade de compreensão da MG; aparente Compreensão da MG e aparente Incompreensão da MG. A partir da análise dos dados foi possível confirmar o uso de diferentes jogos de linguagem e, portanto, confirmar o transitar entre a MM, a ME e a MG. Ainda, percebeu-se e analisou-se diferentes formas de transitar, concluindo-se que existe um modo de transitar, comum a todos os entrevistados. Parte-se das possibilidades semióticas da MG, aproveitando-se da maleabilidade da ME, para formalizar-se significados matemáticos, legítimos a MM. Finalmente, a partir da análise aprofundada de uma entrevista, propõe-se o reconhecimento de diferentes aspectos da MG e da história do GeoGebra, como uma forma de aprender sobre como lidar com suas possibilidades e limites.
This work aims to demonstrate that GeoGebra presents has a different way of producing mathematical meanings, suggesting its relevance to mathematics teaching and to discuss its language, possibilities and limitations. Research initial framework was an immersive study in different virtual communities, academic literature, specific courses, production and analysis of different dynamic constructions. In the end, the choice was to delimitate a depth analysis on semi-structures interviews with seven math teachers, experienced software users. Confronting this respondents with some limitations of the software, we sought to study how they transit between different modes of production of mathematical meanings. Based on recognizing the different language games, arising of research subjects were synthesized three adjectives that characterize the different mathematical modes of production: Math from Mathematician (MM), Math from School (ME, in Portuguese) and Math from Geogebra (MG, in Portuguese too). This research used the free qualitative investigation for its attempt to understand with more details the meanings and situational characteristics. Data analysis was carried out with some elements of Discursive Textual Analysis from Moraes and Galiazzi (2007). The categories created, a posteriori, were: Mathematics from Mathematician (MM); Math from School (ME); and Math from Geogebra (MG); Transit between the mathematics; Perception from MG; need of comprehension from MG; apparent comprehension from MG and incomprehension from MG. Data analysis enable to confirm the use of different languages games and, thus, confirm the transition between MM, ME and MG. I still realized and analyzed different ways of transition, concluding that there is a common way to transit between all respondents. We set of semiotic possibilities from MG, taking advantage of the malleability from ME, to formalized mathematical meanings, legitimate from MM. Finally, from the depth analysis of an interview, it is proposed to recognize different aspects from MG and of the GeoGebra history, as a way to learn about how to deal with its possibilities and limits.

Descrição

Palavras-chave

GeoGebra, Matemática do matemático, Matemática da escola, Matemática do GeoGebra, Limites dos aspectos computacionais da matemática do GeoGebra, Math from mathematician, Math from school, Math from Geogebra, Limits of computational aspects of GeoGebra mathematics

Como citar