Literatura infantil: origens e contribuições na educação infantil

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Data

2016

Autores

Souza, Damaris Leme de [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This work seeks to bring an analysis of the conception of Children's Literature and the issues that pervade the genre definition, intending to talk about the beginning and the relationship with the Fairy Tales, as the folk tales were born for children and the origin of tales as we know it can not be accurately determined. (PAZ, 1992, p. 53). Later, seeks to present a study on the valuation of books and literature's contribution in the educational process, specifically in kindergarten. It was decided to emphasize this stage of education to be the largest area of contact and activity of the author. This is a work from selected authors, which does not aim to speculate about some definitions, but rather agree and walk with them
Este trabalho busca trazer uma análise da concepção de Literatura Infantil e as questões que permeiam a definição do gênero, pretendendo dialogar sobre seu início e a relação com os Contos de Fadas, dado que os contos populares não nasceram para as crianças e a origem dos contos como conhecemos hoje não pode ser determinada com precisão. (PAZ, 1992, p. 53). Posteriormente, busca apresentar um estudo sobre a valorização dos livros e contribuição da literatura no processo educativo, mais precisamente na Educação Infantil. Optou-se por enfatizar esta etapa do ensino por ser a área de maior contato e atuação da autora. Trata-se de um trabalho a partir de autores selecionados, que não tem por objetivo fazer especulações acerca de algumas definições, mas antes concordar e caminhar a partir delas

Descrição

Palavras-chave

Literatura infantojuvenil, Educação de crianças, Contos de fadas, Livros e leitura para crianças, Literatura infantojuvenil - História, Brasil

Como citar

SOUZA, Damaris Leme de. Literatura infantil: origens e contribuições na educação infantil. 2016. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.