Show simple item record

dc.contributor.advisorChaluh, Laura Noemi [UNESP]
dc.contributor.authorVentura, Fabiana Cristina [UNESP]
dc.date.accessioned2016-10-06T19:29:01Z
dc.date.available2016-10-06T19:29:01Z
dc.date.issued2016-08-04
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/144322
dc.description.abstractA pesquisa desenvolvida teve uma abordagem qualitativa do tipo etnográfico, com objetivo geral de analisar os documentos, os espaços e os momentos dedicados à literatura infantil e juvenil em uma escola, de Ensino Fundamental I, da Rede Municipal da cidade de Rio Claro (SP). Os objetivos específicos foram: analisar os documentos da instituição escolar, como o Projeto Político Pedagógico e outros, a fim de encontrar neles pistas que sinalizassem de que modo à prática de leitura e a literatura eram valorizadas nesse contexto; identificar e compreender as práticas de leitura literária vivenciadas pelos professores no Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo, através de consulta às atas de HTPC e de entrevistas realizadas com a professora coordenadora, Sophia, e com a professora Lygia, do 5º ano; analisar as formas de abordagem da literatura infantil e juvenil na turma do 5º ano, por meio de observações semanais em sala de aula. Em virtude das relações estabelecidas com a educadora e com os educandos do 5º ano, propus e coordenei uma oficina de poesia com a turma, sendo que as atividades foram realizadas em parceria com a professora Lygia. Cabe mencionar que a análise dos dados produzidos está sustentada no paradigma indiciário (GINZBURG, 1989), o qual procura por meio de sinais desvelar detalhes considerados irrelevantes e marginais, no entanto, esses são e foram de extrema importância para elucidar as questões aqui investigadas. Por fim, esta pesquisa evidenciou o compromisso da equipe escolar e da educadora do 5º ano com a formação de leitores, através do planejamento e da mediação das práticas de leitura literária.pt
dc.description.abstractThe developed research had a qualitative approach type ethnographic, with the overall objective of analyzing the documents, spaces and moments dedicated to children's literature in a school, elementary school, of the Municipal Network of the city of Rio Claro (SP). The specific objectives were to analyze the documents of the school, as the Pedagogical Political Project and others, in order to find in them clues that signalizes how the practice of reading and literature were valued in this context; identify and understand the literary reading practices experienced by teachers in Pedagogical Work Hours Collective, by consulting the minutes of HTPC and interviews with the coordinator teacher, Sophia, and Lygia teacher, 5th grade; examine ways of children's literature class approach in the 5th year, through weekly observations in the classroom, through consultation the minutes of HTPC and interviews with the coordinator teacher, Sophia, and Lygia teacher, 5th grade; examine ways of children's literature class approach in the 5th year, through weekly observations in the classroom. Because of the relationship established with educator and the schoolchild of the 5th year, I proposed and coordinated a poetry workshop with the class, and the activities were carried out in partnership with Lygia teacher. It is worth mentioning that the analysis of the data produced is sustained in the evidential paradigm (GINZBURG, 1989), what you are looking through of the signs exhibit details considered irrelevant and marginal, however, these are and have been of utmost importance to clarify the issues investigated here. Finally, this research showed the commitment of the school team and the educator of the 5th year with the formation of readers, through the planning and mediation of practices of the reading.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.subjectPráticas de Leitura Literáriapt
dc.subjectLiteratura Infantil e Juvenilpt
dc.subjectEscolapt
dc.subjectPractices of the readingen
dc.subjectChildren's and Youth Literatureen
dc.subjectSchoolen
dc.titleLiteratura infantil e juvenil na escola: encontros e encantospt
dc.title.alternativeChildren’s literature and youth in school: meetings and charmsen
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação - IBRCpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaLinguagem-Experiência-Memória-Formaçãopt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000873740
dc.identifier.capes33004137064P2
dc.identifier.lattes5879357007917808
unesp.author.lattes5879357007917808
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record