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dc.contributor.advisorBortolotti, Ricardo Gião [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Dirceu Rodrigues da [UNESP]
dc.date.accessioned2016-11-09T13:36:33Z
dc.date.available2016-11-09T13:36:33Z
dc.date.issued2016-09-26
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/144549
dc.description.abstractApresentar uma reflexão sobre a construção da santidade nas hagiografias do primeiro santo brasileiro, Antônio de Sant’Anna Galvão, é o que propomos neste trabalho. Portanto, buscou-se historicizar as hagiografias compreendidas entre os anos de 1922 a 1954, período que compreende uma forte produção bibliográfica no sentido de legitimar a construção hagiográfica acerca do santo. Por meio do contato com essas fontes hagiográficas e, posteriormente, o empreendimento de uma análise destes documentos, pudemos levantar uma hipótese acerca das primeiras hagiografias de Frei Galvão em que o conceito fluido de santidade transformava-se concomitantemente a fim de atender aos interesses dos autores e grupos que produziram a fonte. A santidade de Frei Galvão estaria associada, no contexto do Centenário da Independência (1922), a um herói, ainda que paulista, representante dos anseios da pátria. Após os conflitos de 1932 em São Paulo e devido ao crescimento do ufanismo paulista culminado com as efemérides do IV Centenário da cidade (1954), a santidade do Frade ficou atrelada ao mito bandeirante, em que as hagiografias passam, então, a tratá-lo, embasado numa genealogia tão ao gosto do padrão da época estudada, como um herdeiro das qualidades paulistas, um Santo Bandeirante.pt
dc.description.abstractTo present a reflection about the construction of holiness in the hagiographies of the first Brazilian saint, Antônio de Sant’Anna Galvão, is what we propose in this paper. Therefore, we sought to historicize the hagiographies between the year 1922 and 1954, a period that contains a strong bibliographic production in order to legitimize the construction hagiographic about the saint. Though the contact with these hagiographical sources and, afterward, the development of an analysis of these sources, we could make a hypothesis about the first hagiographies of Frei Galvão in which the fluid concept of holiness transformed itself concomitantly in order to meet the interests of the authors and the groups that produced the source . The sanctity of Frei Galvão was associated, in the context of the Centenary of Independence (1922), to a hero, although from São Paulo, representative of his country’s aspirations. After the 1932 conflict in São Paulo and due to the growth of São Paulo’s jingoism culminating with the ephemeris of the IV Centenary of the city (1954), the sanctify of Friar was linked to the “bandeirante” myth, in which the hagiographies start to write about him based on genealogy as the standard taste of the studied epoch, as an heir of the São Paulo qualities, a “Bandeirante” Saint.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectFrei Galvãopt
dc.subjectHagiografiaspt
dc.subjectCatolicismopt
dc.subjectSantidadept
dc.subjectUfanismo Paulistapt
dc.subjectBandeirantept
dc.subjectHagiographiesen
dc.subjectCatholicismen
dc.subjectHolinessen
dc.subjectSão Paulopt
dc.titleO Bandeirante de Cristo: a construção hagiográfica sobre Frei Galvão, primeiro santo brasileiro (1922-1954)pt
dc.title.alternativeThe Bandeirante of Christ: the hagiographical construction of Friar Galvão, the first Brazilian saint (1922-1954)en
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramHistória - FCLASpt
unesp.knowledgeAreaHistória e culturapt
unesp.researchAreaCultura, Historiografia e Patrimôniopt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.embargo24 meses após a data da defesapt
dc.identifier.aleph000875431
dc.identifier.capes33004048018P5
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