Caracterização do padrão de expressão e função de genes de reparo de dna na estabilidade genômica de células de glioblastoma multiforme

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-05-30

Autores

Fernandes, Barbara Colatto [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Os glioblastomas multiformes (GBMs) são os tumores cerebrais primários agressivos que normalmente levam o paciente à óbito em cerca de 14 meses após o diagnóstico. O desenvolvimento tumoral é marcado pela proliferação celular descontrolada associada ao acúmulo de mutações, que podem surgir espontaneamente, ou por exposição a agentes lesivos ao DNA (radiação UV, espécies reativas de oxigênio). Dados recentes da literatura e de nosso grupo revelaram que genes envolvidos na sinalização do dano e na execução do reparo de DNA estão altamente superexpressos nos GBMs. Nossas observações sugerem que o aumento na competência para corrigir lesões no DNA pode estar associado com a progressão tumoral, conferindo maior resistência, estabilidade genômica e capacidade proliferativa para as células. Dados prévios de RNA-seq indicaram que genes envolvidos em reparo de DNA através do mecanismo de recombinação homóloga estão potencialmente superexpressos em linhagens mais proliferativas de células de GBM. Em nosso trabalho, determinamos os níveis de expressão dos genes RPA1, NBS1, ATR e BRCA1 nas linhagens de GBM e em astrócitos não tumorais através de qPCR . As análises de qPCR revelaram que todos os genes pertencentes à via de recombinação homóloga encontram-se aumentados em todas as linhagens de GBM. Portanto, a superexpressão desses genes selecionados nas linhagens mais proliferativas permitiu que selecionássemos BRCA1 como o alvo mais promissor para os experimentos funcionais de silenciamento.

Descrição

Palavras-chave

Glioblastoma multiforme, Cancer, Cerebro - Tumores, Recombinação (Genetica), Expressão gênica, Gene expression

Como citar

FERNANDES, Barbara Colatto. Caracterização do padrão de expressão e função de genes de reparo de dna na estabilidade genômica de células de glioblastoma multiforme. 2016. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Farmácia-Bioquímica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, 2016.