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dc.contributor.advisorGarnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]
dc.contributor.authorMatucheski, Silvana [UNESP]
dc.date.accessioned2016-12-20T16:17:16Z
dc.date.available2016-12-20T16:17:16Z
dc.date.issued2016-12-08
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/146715
dc.description.abstractO Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR Litoral) apresenta uma proposta de Ensino Superior que pode ser considerada diferenciada em relação à proposta dos demais setores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e, também, em relação às propostas de Ensino Superior vigentes em outras instituições brasileiras. O objetivo desta pesquisa de doutorado foi estudar a implementação dessa proposta pedagógica diferenciada, bem como registrar o modo como alguns professores e gestores do Setor Litoral da UFPR têm dela se apropriado. A metodologia utilizada neste estudo foi a História Oral – tal como ela vem sendo praticada no Grupo História Oral e Educação Matemática (Ghoem). Para compor esta tese foram realizadas doze entrevistas com professores e gestores da UFPR Litoral; e estudados documentos da instituição, além de dissertações e teses com temas próximos ao deste trabalho. Esta pesquisa evidenciou que as mudanças no cenário político – tanto externo como interno à UFPR – têm provocado mudanças na UFPR Litoral, que, em virtude disso, aos poucos, vai perdendo algumas das suas características iniciais. A burocratização, a defesa pela padronização e a opção pela normatização caracterizam algumas dessas mudanças.pt
dc.description.abstractThe so called Setor Litoral is one of the many sections which offers undergraduate courses in the Federal University of Paraná (UFPR). Its proposal for courses is very different not only in relation to other sections of the same University but also if we take into account the many other Brazilian institutions. The main goal of this thesis is to study the implementation of this Pedagogical Project and how such community effectively builds this Project in their day-by-day activities. Our methodological framework is given by Oral History as it is understood by the Research Group “Oral History and Mathematics Education” (Ghoem). Twelve professors were interviewed and written documentation was analyzed in order to get some understandings of how the Pedagogical Project was created and how it changes. Our evidences show that the changes in the general political scenario always implies changes in the Setor Litoral in such way that those differential characteristics from the beginning are disappearing due to excessive bureaucracy, the claim for padronization and the emphasis in normatization.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectNarrativaspt
dc.subjectHistória da educaçãopt
dc.subjectEnsino superiorpt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectProjeto político pedagógicopt
dc.subjectNarrativesen
dc.subjectHistory of education in Brazilen
dc.subjectUndergraduate coursesen
dc.subjectTeachers formationen
dc.subjectPedagogical projecten
dc.titleDiferenciação e padronização: um estudo sobre o Setor Litoral da Universidade Federal do Paranápt
dc.title.alternativeDifferentiation and padronization: a study on the Setor Litoral of the Federal University of Paranáen
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosófico-científicospt
unesp.researchAreaRelações entre História e Educação Matemáticapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000877688
dc.identifier.capes33004137031P7
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