Resgatando a cidadania: ação conjunta de universitários da UNESP e comunidade na busca da qualidade em saúde integral e do resgate da cidadania
Author
Date
2013Type

View/ Open
Access rights

Metadata
Show full item recordAbstract
Introdução: O papel da Universidade, em trazer perspectivas melhores de vida e saúde para a sociedade, e da Extensão, no fomento ao Ensino, Pesquisa, Assistência, Gestão e mais Extensão, são fundamentais. Considerando o ser humano como ser dialógico, reflexivo, capaz de criar e desenvolver seu potencial, e não apenas mero espectador, e com a finalidade de estimular isso em alunos e cidadãos, bem como contribuir na mudança de paradigmas em saúde e educação, propusemos compartilhar e construir aprendizado em saúde integral e cidadania. Objetivos: Contribuir para melhorar a vida e a saúde integral da sociedade, em mão dupla universitários-comunidade. Compartilhar conhecimentos; vivenciar a realidade e o desenvolvimento do processo saúde-doença; levantar demandas; realizar trabalhos científicos, dar feed-back acadêmico; formar profissionais mais voltados às necessidades da população, com compreensão e atitudes em saúde integral; realizar e promover educação, capacitação, desenvolvimento de talentos, inclusão social e no mercado de trabalho; fortalecer autoestima, criatividade, empreendedorismo e consciência cidadã. Métodos: Enfoque contínuo com crianças, e pontual com as famílias do Jd Santa Elisa, Botucatu-SP, aplicando conceitos de saúde (OMS, 1986), ensino (DCN, 2001), inteligências múltiplas (Antunes,2001, Gardner, 2003), Pedagogia (Freire,1996), e a visão profissional e de mundo dos participantes. Estudantes, funcionários, docentes e parcerias, realizam, há11anos atividades culturais, científicas e tecnológicas: oficinas socioeducativas com práticas pedagógicas por faixa etária (<7anos, 7a10anos, >10anos), utilizando teorias, atividades lúdicas e lazer como estratégias de aprendizado em saúde integral e cidadania; levantamento de demandas (diálogo, caminhada transversal, cadastros, trabalhos científicos, reuniões); atividades de capacitação e geração de renda. Resultados: cadastros no bairro (> educação, capacitação, emprego e renda); trabalhos científicos ( infraestrutura, limpeza, educação, capacitação e lazer); reuniões; oficinas socioeducativas: prevenção de verminoses, zoonoses, acidentes na infância, hipertensão, diabetes, drogas e dengue; alimentação saudável, higiene, saúde bucal, valores, direitos humanos, empreendedorismo; feira de saúde e cidadania; criatividade, lazer, educação, artística, musical, cultural e ambiental, capacitação e geração de renda; criação de novos projetos. Prática universitária que forma profissionais mais cidadãos, humanos, competentes, críticos, compromissados, lideres, e comunidade com maior autoestima, renda, melhor vida, saúde. Ambos constroem cidadania e habilidades crescentes.
How to cite this document
Language

Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Núcleos de Ensino da Unesp: artigos 2009
Pinho, Sheila Zambello de; Oliveira, José Brás Barreto de
; Gazola, Rodrigo José Cristiano
; Mazotti, Adriano César
; Molero, Camila Schimite
; Mendes, Carolina Borghi
; Mello, Denise Fernandes de
; Marques, Emilia de Mendonça Rosa
; Talamoni, Jandira Liria Biscalquini
; Silva, José Humberto Dias da
et al. (Coleção PROGRAD (UNESP), 2011) [Livro]
-
Núcleos de Ensino da Unesp: artigos 2008
Pinho, Sheila Zambello de; Oliveira, José Brás Barreto de
; Pontes, Sueli Rodrigues
; Almeida, Djanira Soares de Oliveira e
; Godoy, Kathya Maria Ayres de
; Rosa, Claudia de Souza
; Nunes, Julianus Araújo
; Salvador, Sérgio Azevedo
; David, Célia Maria
; Vilche Peña, Angel Fidel
et al. (Coleção PROGRAD (UNESP), 2011) [Livro]
-
Ser e tornar-se professor: práticas educativas no contexto escolar
Pinho, Sheila Zambello de; Spazziani, Maria de Lourdes
; Mendonça, Sueli Guadelupe de Lima
; Rubo, Elisabete Aparecida Andrello
; Villarreal, Dalva Maria de Oliveira
; Duarte, Camila
; Okamoto, Mary Yoko
; Souza, Thais R.
; Garms, Gilza Maria Zauhy
; Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes
et al. (Coleção PROGRAD (UNESP), 2012) [Livro]