LIBRAS e a educação de surdos na perspectiva da formação de professores da educação básica

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Data

2013

Autores

Torres, Julio Cesar [UNESP]
Jesus, Beatriz Melo Souza de [UNESP]
Oliveira, Veridiana Santana de [UNESP]
Silva, Denise Cabral [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: no contexto educacional brasileiro, os surdos têm apresentado um prognóstico muito baixo, com poucos alunos concluindo os Ensinos Fundamental e Médio. A Lei nº 10.436/2002, que reconhece a LIBRAS como a língua das comunidades surdas, e sua posterior regulamentação por meio do Decreto nº 5.626/2005, garante o processo educativo dos surdos numa perspectiva de escola bilíngue e bicultural. Este Projeto de Extensão desenvolve uma discussão junto à comunidade acadêmica e público externo da LIBRAS como ferramenta social de inclusão do surdo na sociedade. Objetivos: o Projeto objetiva capacitar os participantes a compreender o processo de educação de surdos e promover a integração com a comunidade surda, utilizando-se para isso a LIBRAS, além de se abordar e discutir o contexto histórico da educação dos surdos no Brasil, sua comunidade linguística e o bilinguismo. Por outro lado, este trabalho de extensão visa a aproximar os alunos dos cursos de formação de professores, bem como professores da educação básica já em atividade docente, com uma realidade cada vez mais presente no cotidiano escolar: a inclusão social. Métodos: as principais atividades deste Projeto é uma Oficina Básica de LIBRAS (60h), quando alunos da UNESP/IBILCE e professores de escolas públicas da região têm a oportunidade de aprender a sistematização básica da Língua de Sinais, a aplicação desta no cotidiano escolar, bem como o entendimento da cultura surda. No final, participam de uma atividade de integração com a comunidade surda local e regional. O Projeto também desenvolve reuniões semanais de estudos com discentes de licenciatura, abordando-se e discutindo textos acadêmicos sobre educação de surdos. Resultados: o Projeto envolve uma média de 60 participantes anualmente, público constituído basicamente por alunos de Licenciatura de seis cursos de graduação da UNESP/IBILCE (Pedagogia, Matemática, Letras, Física, Química e Ciências Biológicas), alunos do curso de Letras - Tradutor, professores de escolas públicas, professores de salas de atendimento educacional especializado, integrantes da comunidade surda local. Avaliam-se as ações desenvolvidas no âmbito deste Projeto positivamente, pois no processo de consolidação de uma universidade pública democrática e participativa, um trabalho que aborde a Língua Brasileira de Sinais na perspectiva da legislação atual, resgatando-se o contexto histórico da educação dos surdos e seu processo de inclusão social, vem somar com diversas outras ações e projetos de nossa Universidade no caminho da garantia dos direitos sociais básicos e do exercício da cidadania de nossa população.

Descrição

Palavras-chave

LIBRAS, Educação de surdos, Formação de professores

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09850