Semana de geografia nas escolas: articulação entre PIBID, núcleo de ensino e estágio supervisionado

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Data

2013

Autores

Basso, Sabrina Lais [UNESP]
Barbosa, Gabriela Suzart [UNESP]
Mello, Márcia Cristina de Oliveira [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: São apresentados resultados das atividades desenvolvidas no âmbito do projeto de extensão universitária intitulado "Semana de Geografia nas escolas", desenvolvido nos anos de 2012 e 2013, tendo como referência as experiências aplicadas anteriormente pelo grupo PIBID Geografia da UNESP de Ourinhos. Objetivos - O objetivo do projeto é promover as "Semanas de Geografia" nas escolas do município de Ourinhos e região e dinamizar as atividades de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura, por meio da articulação entre a pesquisa, ensino e extensão. Métodos - As "Semanas de Geografia" consistiram em procedimentos como reuniões de planejamento entre a equipe do projeto, apresentação do projeto e articulação com as equipes gestoras das escolas, aplicação de oficinas, palestras, trabalhos de campo e atividades didáticas envolvendo temas geográficos da atualidade como recursos hídricos; urbanização e planejamento das cidades; e globalização, por fim foram sistematizadas as atividades aplicadas, em formato de CD-room, vídeos, resumos expandidos e textos completos divulgados em eventos científicos. Resultados - Como resultados o projeto possibilitou a articulação entre a universidade e as escolas, assim como entre grupos de pesquisa da UNESP e a comunidade escolar. No ano de 2012 foram envolvidas dezesseis escolas municipais e estaduais, totalizando 6.750 alunos da rede pública de ensino, também participaram: 81 professores das escolas, sendo 39 da disciplina de Geografia e 15 grupos de pesquisa e extensão da UNESP. Em 2013, dez escolas se envolveram com o projeto, assim as "Semanas de Geografia" alcançaram cerca de 4.200 alunos, tendo a participação também de 51 professores das escolas, sendo 25 de Geografia e doze grupos de pesquisa e extensão da UNESP. Os dois anos de desenvolvimento o projeto propiciaram o intercâmbio entre o conhecimento geográfico acadêmico e a comunidade. Por fim, concluímos que o projeto contribui para superação das dicotomias encontradas na universidade como teoria e prática; ensino e pesquisa; entre a Licenciatura e o Bacharel, assim como tantas outras existentes. Deste modo as " Semanas de Geografia nas escolas" colaboram para que a realidade seja transformada pelo intermédio da educação.

Descrição

Palavras-chave

Ensino de geografia, Articulação universidade escola

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09946