Trilhando pelos solos: o ensino de solos como forma de conscientização da preservação e conservação do meio ambiente

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Autores

Moraes, Ana Paula da Silva [UNESP]
Nascimento, Ribas Dantas do [UNESP]
Veríssimo, Victor Emmanuel Albertin [UNESP]
Nunes, João Osvaldo Rodrigues [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O projeto de pesquisa e extensão universitária "Trilhando pelos Solos" teve sua origem no ano de 2004, sob a coordenação do professor Dr. João Osvaldo Rodrigues Nunes, vem sendo desenvolvido no Laboratório de Sedimentologia e Análise de Solos (LabSolos) da FCT/ UNESP, campus de Presidente Prudente. O objetivo do projeto é despertar a importância do solo como parte essencial do meio ambiente e da vida, e a importância da sua conservação, através do estudo da formação dos solos, seu uso e ocupação, integrando a comunidade estudantil dos ensinos Infantil, Fundamental I e II, Médio, Técnico, Superior e EJA (Ensino de Jovens e Adultos) com a universidade. Para melhor compreensão desses processos, vem sendo elaborando, vários materiais didáticos, tais como: maquetes, macropedolitos de solos, kits, painéis, experimentos com solo, representação de depósitos tecnogênicos (solos alterados através da ação humana) e jogos didáticos, a fim de transmitir os conceitos inerentes ao solo de maneira mais didática, adaptando conforme a realidade dos visitantes. As visitas são sempre monitoradas por alunos de graduação e de pós-graduação dos cursos de Geografia, Engenharia Ambiental, Arquitetura e Pedagogia, totalizando nos últimos seis anos (2007, 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012), sendo este último contabilizado até o começo do mês de Outubro, aproximadamente 17.000 visitantes.

Descrição

Palavras-chave

Educação ambiental, Conscientização, Preservação, Conservação

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09817