PEJA - resgatando a cidadania

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Data

2013

Autores

Bertocco, Larissa [UNESP]
Reis, Glaucia Mariana [UNESP]
Zanata, Eliana Marques [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: O Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) trata-se de um projeto de extensão, realizado desde o ano 2000 e está presente em sete campi da UNESP. O Programa é destinado ao acompanhamento de jovens e adultos que não frequentaram a escola na idade adequada e seu principal objetivo é resgatar a cidadania e autonomia dessas pessoas, por meio da alfabetização e alcance aos conhecimentos socialmente valorizados. Em Bauru, o programa atende a dois públicos distintos. O primeiro trata-se de funcionários da UNESP. O segundo público, diz respeito ao atendimento educacional na área da alfabetização para ex-pacientes de um antigo hospital psiquiátrico. Os alunos que freqüentam as aulas possuem doença mental, intelectual ou deficiência motora. Já o trabalho desenvolvido no campus universitário atende funcionários e pessoas da comunidade em salas de alfabetização. Nas aulas são trabalhados conteúdos específicos das Séries Iniciais do Ensino fundamental e a certificação é realizada por meio de exames nacionais. Objetivos: A proposta apresentada tem por objetivo geral descrever e analisar a luz da ciência e dos direitos humanos uma prática institucional de Educação de Jovens e Adultos desenvolvida na UNESP. Busca-se também iniciar um processo de alfabetização, letramento e socialização através de práticas de leitura e escrita, ao mesmo tempo em que essas práticas tornam-se funcionais para a finalidade maior da inserção do aluno na comunidade. Métodos: A metodologia se baseia em uma abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso específico. Foram disponibilizados também materiais que atendessem as necessidades dos alunos e do trabalho, e as coletas de dados foram realizados a partir de um diário de campo e um protocolo de observação constando os seguintes itens: quais os meios de promover o letramento; quais os objetivos dos alunos, do professor e do projeto; em que esses objetivos se diferem dos objetivos da EJA; como os alunos se comportam e exprimem os conhecimentos adquiridos no convívio social diário. Resultados: Conclui-se parcialmente que a partir dos projetos aplicados, observa-se que os alunos conseguiram compreender a necessidade da utilização da leitura e da escrita em seus cotidianos, se tornando algo primordial na realidade deles e para o estabelecimento da comunicação. Outro fator importante observado foi que além do contato com o mundo letrado, percebeu-se uma maior socialização dos alunos realizada por meio dos trabalhos em grupo, que se estendeu para fora do projeto de pesquisa, em algumas aulas-passeio. Diante dos resultados da observação nos voltaremos para os referencias teóricos a fim de se realizar a análise final.

Descrição

Palavras-chave

EJA, Alfabetização, Letramento, Socialização

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09959