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dc.contributor.authorShinkawa, Danilo Yoshi [UNESP]
dc.contributor.authorLima Filho, Antonio de Pádua [UNESP]
dc.date.accessioned2017-01-02T15:40:20Z
dc.date.available2017-01-02T15:40:20Z
dc.date.issued2013
dc.identifierhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTc0NQ==
dc.identifier.citationCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09333
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/147047
dc.description.abstractIntrodução: O presente trabalho é uma continuidade das pesquisas realizadas sobre triciclos adaptados para pessoas com deficiência física dos membros inferiores pelo Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias e Qualidade de Vida dos Deficientes Físicos. Cadeirantes nos auxiliaram com opiniões para que o produto final atendesse as necessidades específicas deste público com eficiência, conforto e segurança, promovendo integração e acessibilidade. Os triciclos adaptados possibilitam a prática de uma atividade física pelo movimento cíclico de mãos e braços simultaneamente, evitando o sedentarismo, trazendo benefícios para a saúde do cadeirante e uma locomoção rápida e eficaz. O projeto do mecanismo de movimentação do triciclo levou em consideração uma possível inatividade física e o envelhecimento natural do condutor. Objetivos: Projetar, fabricar e testar um triciclo feito de ligas de alumínio para que ofereça conforto, segurança e permita que um cadeirante possa utilizá-lo para locomoção e prática de uma atividade física. Métodos e resultados: Tubos, barras, tarugos e chapas de ligas de alumínio foram utilizados na fabricação do triciclo, que também possui um cubo Shimano Nexus de três marchas e freio de contra pedal, velocímetro, três aros 26''Vzan Extreme e três pneus 1.15 x 26'' CST slick. Para garantir a resistência à fadiga da estrutura soldada, tirantes de aço de ¼" foram introduzidos no interior dos tubos de alumínio e fixados com arruelas e parafusos nas extremidades. O processo de solda TIG (tungstênio inerte gás) foi empregado na soldagem dos tubos de alumínio. Três relógios comparadores da marca Mitutoyo com precisão ± 0,1 mm foram empregados para medir a deflexão no carregamento e descarregamento de seis pesos de 245 ± 1 N cada para verificar a resistência estática da estrutura. A força motriz para mover o triciclo foi estimada através de dois dinamômetros marca Kratos com fundo de escala de 98 N e precisão de 2 N. Quatro manípulos 5/16" fazem o ajuste de altura do assento permitindo o usuário escolher a posição que lhe seja mais confortável. Um suporte para as mãos atrás do banco do triciclo permite a ajuda de outra pessoa para movê-lo. O custo total dos materiais empregados foi de R$1522,00. O triciclo pesa 27 kg e o banco permite o usuário ficar com uma postura correta para acioná-lo. A porcentagem de carregamento é maior nas rodas traseiras com e sem carregamento. Isto pode afetar a força motriz, principalmente nas subidas devido à tração ser dianteira e a porcentagem de carregamento ser menor na roda da frente. Os resultados obtidos são importantes para a construção de outros triciclos, para que estes sejam ainda melhores e mais eficientes.pt
dc.format.extent09745
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.sourcePROEX
dc.subjectTriciclo adaptadopt
dc.subjectAcessibilidadept
dc.subjectCadeirantespt
dc.titleTriciclo adaptado para pessoas com deficiência física dos membros inferiorespt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Engenharia Mecânica, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Engenharia Mecânica, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteirapt
dc.identifier.file2013-09745-shinkawa.pdf
dc.identifier.lattes4362075940686138
unesp.departmentEngenharia Mecânicapt
unesp.author.lattes4362075940686138[2]
unesp.author.orcid0000-0002-7801-8978[2]
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