Show simple item record

dc.contributor.advisorSouza, Antonio Carlos Carrera de [UNESP]
dc.contributor.authorCavamura, Nadia Regina Baccan [UNESP]
dc.date.accessioned2017-01-05T17:55:49Z
dc.date.available2017-01-05T17:55:49Z
dc.date.issued2016-12-20
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/147079
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo produzir diferença sobre a história do Curso de Licenciatura em Matemática em nosso país, pois procuramos ver e fazer ver através de quais práticas e discursos teve início o primeiro Curso de Licenciatura em Matemática no Brasil, criado na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo no ano de 1934, e como essa criação reverbera ainda hoje em nossa Licenciatura em Matemática. Esta investigação de doutoramento buscou, como diria Michel Foucault, nosso principal teórico, fazer um diagnóstico do presente do Curso de Licenciatura em Matemática no Brasil, ou seja, produzir um olhar - o nosso olhar sobre este passado e sua força no presente - investigando o conceito de parresia - a coragem da verdade - dentro desse curso. Utilizamos como metodologia de investigação e escrita a arqueologia foucaultiana, pois a arqueologia nos possibilita colocar à vista as relações entre o ver e o dizer, entre o visível e o enunciável e que forças estão agindo no limiar deste processo. Permite-nos olhar a ressonância das práticas no discurso. Trata-se de uma descrição do discurso como objeto-monumento de um acontecimento. Desenvolver uma arqueologia, segundo Foucault, é produzir uma descrição histórica e filosófica sem o intuito de fazer julgamentos sobre os acontecimentos do passado com o olhar do presente. Através dos fragmentos utilizados - documentos escritos, tais como: discursos, leis, projetos políticos pedagógicos, atas e outros - descrevemos anarqueologicamente o desabrochar de ideias, a formulação de positividades, racionalidades para entender no presente como o passado se constituiu e como a construção desse passado faz vibrar atualmente forças de poder e resistência neste Curso, possibilitadas pela Coragem da Verdade.pt
dc.description.abstractThis research aims to make difference on the history of Degree in Mathematics in our country, since we try to see and make it be seen through which practices and discourses started the first Degree in Mathematics in Brazil, created at the Faculty of Philosophy, Sciences and Languages and Literature of the University of São Paulo in 1934, and how this establishment reverberates in our Degree in Mathematics today. This doctoral research seeks, according to our main theorist, Michel Foucault, to make a diagnosis of the current Mathematics Degree Course in Brazil, that is, to create a look - our look of this past and its strength in the present - investigating the concept of parrhesia - the courage of the truth - within that course. Foucault's archeology was used as research methodology and writing, because archeology allows us to show the relationship between seeing and saying, between the visible and the expressible and what forces are acting on the threshold of this process. It allows us to look at the resonance of discourse practices. This is a description of discourse as an object-monument of an event. Developing an archeology, according to Foucault, is to produce a historical and philosophical description without the intention of making judgments about the events of the past with the look of the present. Through the fragments used - written documents such as speeches, laws, political pedagogical projects, minutes and others- we anarchaeologically describe the blossoming of ideas, formulation of positivities, rationales to understand at present how the past was constituted and how the construction of this past currently moves power strength and endurance present in this Course enabled by the Courage of the Truth.en
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectLicenciatura em Matemáticapt
dc.subjectArqueologia foucaultianapt
dc.subjectCoragem da Verdadept
dc.subjectParresiapt
dc.subjectFormação de professores de Matemáticapt
dc.subjectDegree in Mathematicsen
dc.subjectFoucault’s archaeologyen
dc.subjectCourage of Truthen
dc.subjectParrhesiaen
dc.subjectMathematics teacher educationen
dc.titleA Coragem da Verdade nos cursos de Licenciatura em Matemática - dos cacos arqueológicos a uma anarqueologiapt
dc.title.alternativeThe Courage of the Truth in Mathematics Degree Course - the archaeological fragments to a anarchaeologyen
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosófico-científicospt
unesp.researchAreaFilosofia e Epistemologia na Educação Matemáticapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000877988
dc.identifier.capes33004137031P7
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record