Show simple item record

dc.contributor.advisorRamos, Karin Adriane Henschel Pobbe [UNESP]
dc.contributor.authorGavião, Renata Pires [UNESP]
dc.date.accessioned2017-01-06T16:04:56Z
dc.date.available2017-01-06T16:04:56Z
dc.date.issued2016-11-21
dc.identifier.other0000-0002-9850-1393
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/147091
dc.description.abstractO mestrado profissional Profletras é direcionado para professores do ensino fundamental da rede pública e prevê em suas diretrizes a elaboração e execução de uma pesquisa voltada para a investigação de um problema acerca da realidade escolar, com intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública brasileira. A partir dessa perspectiva, esta pesquisa destaca a problemática da formação de leitores que vem, ao longo dos anos, evidenciando-se como uma temática frequentemente revisitada e estudada por diversos críticos e teóricos na área acadêmica. Contudo, é no cotidiano em sala de aula que se verificam os reais problemas e obstáculos que interferem na prática da leitura literária na escola. Partindo, assim, desses pressupostos este trabalho objetiva discutir o espaço e a recepção da literatura no ensino fundamental, através da aplicação do método recepcional (BORDINI; AGUIAR, 1988) em atividades desenvolvidas para uma turma de 7º ano de uma escola pública do Estado de São Paulo. O foco das leituras propostas está na leitura e recepção da obra Por parte de pai, de Bartolomeu Campos de Queirós, utilizada na etapa de ruptura dos horizontes de expectativa. Para realizar a investigação, optamos por realizar uma metodologia de cunho qualitativo interpretativo da pesquisa narrativa, pautando-nos, principalmente, nos estudos de Clandinin e Connelly (2011). No que tange à fundamentação teórica para as leituras das obras literárias utilizamos os pressupostos da teoria da estética da recepção e a teoria do efeito de Jauss (1994) e Iser (1996), entre outros pesquisadores voltados para formação de leitores e, em especial, da literatura juvenil. Assim, o intuito é ampliar a discussão em torno dessa temática, contribuir para os estudos críticos da área, refletir sobre a prática realizada e aprimorar ações para a constituição ou manutenção do leitor literário no Ensino Fundamental II, visando à construção de sua autonomia e criticidade.pt
dc.description.abstractThe professional master Profletras is intended for elementary public school teachers and provides in its guidelines the development and implementation of a research aimed at investigating a problem about the school reality, in order to contribute to improving the quality of public education Brazilian. From this perspective, this research highlights the problem of formation of readers coming, over the years, showing up as a theme frequently revisited and studied by many critics and theorists in the academic field. However, it is in daily life in the classroom that the real problems and obstacles that interfere with the practice of literary reading in school can be found. Starting thus these assumptions this work discusses space and reception of literature in primary education, by applying the recepcional method (BORDINI; AGUIAR, 1988) in activities for a 7th grade class in a public school of the State of Sao Paulo. The focus of assigned activities are reading and reception of the book Por parte de pai, by Bartolomeu Campos Queirós, used in the stage of breaking the horizons of expectation. To conduct the research, we chose to use an interpretive qualitative methodology of narrative research, especially in studies of Clandinin and Connelly (2011). Regarding the theoretical basis for the reading of literary works used the assumptions of the reception aesthetics of the theory and the theory of Jauss effect (1994) and Iser (1996), among others focused researchers for training players and, in particular, juvenile literature. Thus, the aim is to expand the discussion on this theme, contribute to the critical studies of the area, reflect on the practice carried out and enhance actions to the constitution or literary reader maintenance in Elementary Education II, aiming at building their autonomy and criticality.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectEnsino de literaturapt
dc.subjectEstética da recepçãopt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectLiterature teachingen
dc.subjectReception aestheticsen
dc.subjectElementary schoolen
dc.titleA leitura literária no ensino fundamental: uma pesquisa narrativa com o método recepcionalpt
dc.title.alternativeLiterary reading in middle school teaching: a narrative research with recepcional methoden
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramLetras - FCLASpt
unesp.knowledgeAreaOutrapt
unesp.researchAreaLinguagens e letramentospt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000878034
dc.identifier.capes33004048019P1
dc.identifier.lattes6226631161890483
unesp.author.lattes6226631161890483
unesp.author.orcid0000-0002-9850-1393
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record