Ludibus: superando a falsa dicotomia entre o brincar e o aprender

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Data

2001

Autores

Lima, José Milton de [UNESP]
Casarin, Helen de Castro Silva [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Estudos e pesquisas têm comprovado a importância das atividades lúdicas, literárias e artísticas no desenvolvimento das potencialidades humanas das crianças. Quando participa dessas atividades a criança desenvolve uma série de competências que são essenciais para o seu sucesso na escola e imprescindíveis para o seu desenvolvimento integral. No entanto, tais atividades são ainda tratadas, de modo geral, como secundárias no contexto educacional. O projeto Ludibus tem como principal objetivo sensibilizar professores da rede pública e particular de ensino, bem como futuros profissionais das áreas de Pedagogia e Biblioteconomia, para o fato de que jogos, brincadeiras, atividades artísticas e literárias são elementos da cultura e portanto é fundamental que o professor as valorize e ofereça às crianças oportunidades de aprendizagem e vivências. O projeto pretende instrumentalizar os professores das escolas de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, através de estudos e vivências, para que, convencidos da importância dessas atividades no desenvolvimento integral da criança, saibam utilizá-las e promovê-las no contexto educacional. O Ludibus começou a ser desenvolvido no início de abril de 1999. Nesta fase inicial, a busca por recursos e a organização das atividades ainda requer bastante esforço, principalmente pelo fato das solicitações mínimas não terem sido plenamente atendidas. A equipe que realiza as atividades é composta por docentes e alunos dos cursos de Pedagogia e Biblioteconomia, que se reúnem semanalmente para estudar, levantar, selecionar e confeccionar materiais que servirão de suporte para a realização das atividades junto aos professores da rede de ensino. A equipe tem promovido encontros semanais com os professores da rede de ensino pública e particular, nos quais procura tematizar a prática educativa, levantando problemas e entraves que dificultam a utilização das atividades lúdicas, literárias e artísticas como recursos pedagógicos. Além disso, os participantes dos encontros estão construindo uma base teórico-prática a partir de estudos, trocas de experiências e vivências que contribua no aprimoramento do trabalho pedagógico. No decorrer do processo, as atividades do projeto serão ampliadas e estendidas às escolas da rede pública, o que possibilitará a realização de ações junto aos alunos e professores. Para tanto, há necessidade da obtenção de um ônibus adequado e devidamente equipado com acervo de jogos, materiais e suporte para o trabalho de arte e livros de literatura infantil, de acordo com a proposta original que deu nome ao projeto - Ludibus. Um elemento favorável ao desenvolvimento do projeto tem sido o interesse demonstrado pelos professores da rede de ensino pública e particular que estão participando dos encontros realizados semanalmente. As experiências adquiridas ao longo do desenvolvimento do projeto fomentará a produção de conhecimentos, contribuirá na formação contínua dos professores da rede pública e particular de ensino, e permitirá aos graduandos a relação teoria e prática.

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