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dc.contributor.authorLima, Reynuncio Napoleão de [UNESP]
dc.date.accessioned2017-01-18T15:22:16Z
dc.date.available2017-01-18T15:22:16Z
dc.date.issued2001
dc.identifierhttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Atividades_Art_stico-Culturais/Trabalho07.htm
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/148072
dc.description.abstract1. P.T.D.U. ministra oficinas de artes cênicas e apresenta espetáculos teatrais e recitais de poemas, em escolas universitárias ou não, associações de bairro profissionais e comunitárias, buscando o intercâmbio cultural e a melhoria da qualidade de vida. Através de novas formulações estéticas, discute-se temas sociais e a construção da cidadania. Utiliza-se espaços não convencionais de teatro, ruas, praças, quadras esportivas, salões amplos, pátios de recreio, áreas de convivência, de bibliotecas, escolas, associações profissionais, de moradores; integram-se os elementos do teatro, da música instrumental, do canto, das artes plásticas, da dança, em intensa comunicação popular. 2. As atividades teatrais comunitárias, no IA, espontâneas e não institucionalizadas, existem desde 1993: apoiados pelo Diretório Acadêmico Manuel Bandeira, DAMB, Newton de Souza e o Grupo Atrás do Grito de Teatro, reunem 48 pessoas da comunidade, alunos e não alunos, e encenam Rapsódia radiofônica e Jorginho, o machão. Ao mesmo tempo, o Prof. Dr. Carlos Kaminski, coordenador do PAC cria o Projeto Teatro Didático da UNESP, concedendo 2 bolsas a alunas do IA. Em 1995, o Prof. Dr. Reynuncio Lima, orientador de Newton de Souza, no Curso de Pós-Graduação, formaliza o Projeto Permanente do Grupo Atrás do Grito de Teatro, em que coordena o trabalho de direção e encenação de seu orientando, procurando viabilizá-lo materialmente. O Projeto se institucionaliza (fev/96), oferece 3 bolsas e recebe recursos da PROEX para realizar os espetáculos. Em 97, o Prof. Dr. Reynuncio propõe a fusão dos dois Projetos, sob o nome Teatro Didático da UNESP e viabiliza a concessão de 5 bolsas a outros alunos talentosos, não necessariamente afinados com a proposta estética do Atrás do Grito. Os novos bolsistas, porém, se integram ao grupo e desenvolvem também experiências autônomas. O Projeto se fortalece e cresce; o coordenador pede ampliação de 5 para 10 bolsas, mas não é atendido por causa da crise econômica. Até 99, o número de bolsas permanece inalterado. A qualidade e a amplitude do Projeto T.D.U. vem se consolidando nos últimos quatro anos. 3. P.T.D.U. inseriu-se positiva e progressivamente no contexto da vida acadêmica do IA e dos vários câmpus da UNESP (Marília, Guaratinguetá, Botucatu, etc...), realçando artisticamente Encontros de Iniciação Científica, Simpósios de Docentes e de Pesquisa, comemorações diversas, sempre que solicitado. Fora da UNESP, tem divulgado o nome dela e atuado com destaque em encontro promovido pela ECA-USP; em festivais universitários e amadores de teatro; em Encontros Nacionais de Arte e Cultura da UNE, em Ouro Preto e Salvador; em solenidades comemorativas de Prefeituras do Interior, do ABC Paulista, Ribeirão Pires, Mogi das Cruzes e São Bernardo do Campo, conforme consta em Relatórios detalhados. O T.D.U. integra sistematicamente a programação artística da CEUAC do IA, oferecendo oficinas cênicas, estando permanentemente aberto a novos elementos da comunidade que passam a se exercitar, nos espetáculos, como atores, dançarinos, instrumentistas, aderecistas, fotógrafos, criadores de textos e de novas oficinas para a comunidade. Nos espetáculos, a comunidade também participa como espectadora e debatedora. O T.D.U. apresenta espetáculos e ciclos de conferências. Nesse quadro favorável, temos aspectos desfavoráveis: o pequeno número de bolsas que restrige a ampliação do Projeto; o valor reduzido das bolsas; as dificuldades econômicas de toda ordem que pressionam o IA, obrigando a convivência de muitas pessoas num espaço exígüo e a precária guarda de materiais adquiridos; a pouca flexibilidade de horários alternativos, além daqueles das aulas. 4. .O P.T.D.U. envolve o docente coordenador, especialista em teatro, a CEUAC do IA, um aluno de Pós-Graduação, pesquisador cênico de novos espaços e formas de encenação, alunos de Graduação, atuantes artísticos como intérpretes, cenógrafos, músicos instrumentistas, cantores, dançarinos, preparadores vocais e corporais de novos atores, ainda inexperientes. No P.T.D.U., elementos da comunidade também são agentes culturais. A motivação básica desse grupo é o exercício artístico, crítico, que visa despertar para a transformação social, o exercício da cidadania, a melhoria da qualidade de vida, em todos os seus aspectos. São objetivos do T.D.U: a-) Promover o lazer cultural e o enriquecimento artístico da comunidade universitária e extra-universitária, fortalecendo a sua relação com a Universidade. b-) Promover atividades cênicas que enriqueçam a formação dos alunos, equipando-os para o desempenho profissional futuro. c) Divulgar o nome da UNESP, associado à reflexão, à crítica e ao debate de idéias, privilegiando a função da arte, da cultura e da Universidade como agentes históricos de transformação social. 5. No item 2, mencionamos as etapas iniciais do T.D.U. Acrescentamos agora fatos que contribuíram para consolidar o Projeto, como a elaboração constante de novos espetáculos e recitais, melhor ajustados, estética e ideologicamente, como Sarau maldito, O auto da pequena verdade, Poema crivado de bala, o debate Teoria e prática do teatro épico, as homenagens ao Centenário de Brecht; assim, também, a assimilação da experiência de novos bolsistas, iluminador e preparadoras vocal e corporal. Projeta-se, agora, a encenação de A revolução dos bichos, de George Orwell, em adaptação feita pelo grupo. No setor da produção dos espetáculos, aquisição de equipamentos e transporte temos progredido muito nos últimos anos graças a inestimável visão dinâmica e transformadora do atual Pró-Reitor de Extensão, agregando a colaboração de um novo coordenador do PAC. Renovam-se os conceitos e as práticas da Área de Extensão e emerge uma outra compreensão da atuação de artistas dentro da Universidade; abre-se o diálogo; diminui-se a burocracia; sai-se dos gabinetes. Viabilizam-se os transportes das equipes, a aquisição de instrumentos e equipamentos imprescindíveis para a qualidade artística das apresentações; amadurece o fluxo de informações entre as diversas instâncias e os diversos institutos; atenuam-se os conflitos e a incompreensão, ditadas pelo sobressalto e pela inexperiência. A melhor metodologia tem sido o diálogo honesto, claro e objetivo, sobre as limitações e o modo de superá-las. 6. Nos itens 3 e 4, já mencionamos resultados e benefícios produzidos. O P.D.T.U. vem cumprindo visivelmente os objetivos ali mencionados, reforçando a formação dos alunos, visando sua atuação profissional futura; tem dado especial atenção a comunidade universitária e extra-universitária, que se tornam nossas cúmplices, ao inscreverem, com brilhantismo, por onde passam, o nome honrado e competente da UNESP. O P.T.D.U. tem contribuído com oficinas, espetáculos e debates para a formação crítica das platéias, para o desejo de uma vida mais justa e melhor. Os renovados convites de outros câmpus, outras instituições acadêmicas, associações profissionais e prefeituras atestam que o T.D.U. vem cumprindo seus objetivos em benefício da Universidade e da sociedade.pt
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.sourcePROEX
dc.titleProjeto Teatro Didático da UNESPpt
dc.typeResumo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação, Instituto de Artes de São Paulo
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação, Instituto de Artes de São Paulo
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.departmentArtes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação - IApt
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