Trabalhando com o preconceito e a discriminação na escola: produção de material didático

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2001

Autores

Souza, Irene Sales de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Trabalho de extensão universitária em educação desenvolvido junto ao Núcleo de Ensino por uma equipe composta por uma professora coordenadora e 4 alunos bolsistas da graduação e 10 professores do ensino fundamental da rede pública. Há quase um ano esta equipe desenvolve produção e aplicação de material didático para trabalhar com o preconceito e a discriminação racial em sala de aula. A equipe realiza reuniões periódicas onde se discute os trabalhos realizados e a leitura referente ao tema. Objetivos: Elaborar com professores do ensino fundamental material didático que os auxiliem no ensino sobre as semelhanças e diferenças entre as etnias para que superem o preconceito e discriminação do negro. Construir material didático que promova nas crianças negras a formação de identidades étnicas, para que não assumam os estereótipos negativos e para que desenvolvam auto-estima positiva. Elaborar material que trabalhe com as relações sociais entre brancos e negros na atualidade e através da história. Metodologia: O material produzido envolve utilização de livros de literatura infantil, produção de textos, teatro, técnicas de dinâmica que trabalhem o preconceito e a discriminação, as semelhanças e diferenças entre as pessoas, as diferenças étnicas, culturais, a história da família da criança, a história do negro etc. Resultados: Mudanças de comportamento na sala de aula como auto-aceitação da criança com auto-imagem negativa, e compreensão da criança em relação às diferenças étnicas, desenvolvendo o respeito mútuo, solidariedade. Maior envolvimento na aprendizagem em sala de aula e oportunidade de trabalhar de forma interdisciplinar. O projeto foi valorizado pela comunidade e divulgado por vários jornais como Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde, Boletim do SENAI, programa Dia a Dia da TV Bandeirantes, Jornal Nacional da Globo, pela rádio Eldorado de São Paulo e CBN. Descrição dos projetos: Projeto A: ProfªCélia Helena Volpe Lima - Escola: EEPG Evaristo Fabrício - Série: 2º Estímulo literário: Gigi o Girassol (ed. Fapi) Objetivos: Conscientização das diferenças entre pessoas, mostrando que a diversidade não implica inferioridade. Ensinar o que é preconceito e discriminação. Promover a auto-estima através do auto-conhecimento e liberdade de expressão. Trabalhar noção de cidadania, igualdade de direitos e deveres. Atividades: Confecção de livro. Desenhos, utilizando sementes de girassol e milho. Interpretação do livro, estabelecendo relação com conceitos sobre preconceito e discriminação. Pesquisa sobre preconceito, coleta de depoimentos. Pesquisa sobre vivência de discriminação Trabalho interdisciplinar. Resultados: Mudanças de comportamento: aceitação das diferenças étnicas e outras, auto-aceitação e auto-valorização. Projeto B: Profª Jucelem Duete de Andrade - Escola: EEPG Prof.a Adelina P.Cassis - Série: 4º Estímulo literário: Tanto, Tanto (ed. Ática) Objetivos: Sondagem da existência do preconceito e da discriminação entre os alunos, como fruto da sociedade a que pertence. Desenvolver o respeito ao outro, respeito a si mesmo e solidariedade humana. Atividades: Confecção de livro. Produção e reprodução de texto. Pesquisa sobre lideranças atuantes do Movimento Negro, contra a discriminação racial no Brasil. Poesias destinadas ao povo negro, que pode com certeza orgulhar-se de Ter construído grande parte do que é o brasil hoje. Trabalho com poesias e músicas afro-brasileiras. História do Movimento Negro. Produção de história em quadrinhos. Mensagens sobre o livro Tanto, tanto. A importância das cores. Resultados: Atitudes positivas dos alunos com relação aos negros, conhecimento da trajetória de luta do Movimento Negro, para reconhecimento de sua diversidade e valorização de sua cultura. Projeto C: Profª Maria Emília Arantes do Carmo Oliveira - Escola: EEPG Júlio César D' Elia Estímulo: "O peixinho de asas" e "Parábola do Aquário" Dinâmica: Confecção de aquário. Objetivos: Levar o aluno a perceber que existem várias diferenças: de cor, de crenças, físicas, sociais, e que devemos sempre respeitar todas elas. Estimular noções básicas de comportamento e convívio social, auto-estima e o cuidado consigo mesmo. Atividades: Ilustração de textos. Diferenças: Minha coleção de peixes. Vivência. Músicas: Pra poder te amar; A pessoa mais importante; Eu sou especial. O peixinho escolhido. Peixes de diferentes famílias. O peixinho e as cores. Ilustração: diferenças individuais. O aquário. Resultados: Sensibilização para aceitação das diferenças. Valorização de cada um e do outro. Projeto D: Profª Maria de Lourdes Ferreira - Escola: EEPG Neusa Okano Mizuno (Morro Agudo) Dinâmica: Trabalhando com as diferenças e semelhanças entre as frutas. Objetivos: Levar o aluno a perceber que existem várias diferenças: de forma, tamanho, cor, textura, odor, sabor, origens (pode-se também mostrar peso das frutas, dividi-las etc).Conscientização das diferenças entre pessoas, mostrando que a diversidade não implica inferioridade .Correlacionar semelhanças e diferenças de crenças, físicas, sociais, étnicas e que devemos sempre respeitar todas elas. Ensinar o que é preconceito e discriminação. Promover a auto-estima através do auto-conhecimento e liberdade de expressão. Estimular noções básicas de comportamento e convívio social e o cuidado consigo mesmo. Atividades: Cada aluno deverá trazer ou receber diferentes frutas. Cada um vai observar detalhadamente sua fruta: forma, cor, tamanho, odor, textura e etc. Cada um deverá saborear sua fruta e depois a dos outros. Cada um descreverá sua experiência comparando semelhanças e diferenças. Poderão dividi-las, pesá-las, fazer salada de frutas, trazer folhas, plantar as sementes etc. Resultados: Sensibilização para aceitação das diferenças. Valorização e respeito de cada um e do outro.

Descrição

Palavras-chave

Como citar