Interação universidade-escola-organização dos laboratórios de química e informática

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Data

2003

Autores

Freitas, Zulind Luzmarina [UNESP]
Cordeiro, Maria Ângela de Moraes [UNESP]
Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Na tentativa de promover uma interação maior entre Universidade-Escola Pública, professores e alunos da UNESP desenvolveram um projeto que visava obter informações de como poderia ser realizada uma parceria que provocasse mudanças na escola, no que se refere à utilização do laboratório de informática e química. Particularmente aqui vamos nos referir a área de informática. A idéia deste projeto surgiu da convivência com professores das escolas Estadual de Urubupungá (EEU) e Profa. Léa Silva de Moraes, durante nossa participação, assim como outros docentes da UNESP, em outro projeto, cujo objetivo era de apoiar o conjunto de professores da EEU no esforço de provocar mudanças no ensino e na escola como um todo. Acreditávamos que esses dois projetos se realimentariam, pois enquanto um oferecia embasamento teórico, este oferecia a oportunidade de colocar em prática as ações propostas. Inicialmente fizemos um levantamento dos programas computacionais existentes na escola e através do estudo destes materiais, preparação e discussão, foram propostas atividades práticas a serem desenvolvidas com professores e alunos da Escola Léa. As atividades desenvolvidas no projeto em paralelo consistiam de: reuniões semanais dos professores da Unesp; reuniões semanais com professores da Unesp e EEU; e encontros individuais entre professores da Unesp e EEU. Todos os dados das reuniões eram anotados no decorrer das mesmas. Os dados obtidos mostram que a atitude dos professores foi de total aceitação e passividade diante do projeto. Somente uma professora mostrou um real envolvimento e este caso foi muito interessante, o envolvimento dela acabou por ocasionar o envolvimento dos alunos. Quanto ao objetivo do projeto concluímos que existe, por parte dos Diretores e Coordenadores, um grande interesse em envolver os professores em atividades trazidas pela Universidade. Porém, essa experiência nos mostrou que devemos aproximar mais os nossos projetos, daquilo que os professores da escolas estaduais e municipais consideram como necessidades. Embora os professores da Unesp considerassem de fundamental importância a utilização dos laboratórios em atividades de ensino, isto pareceu estar muito longe do que os professores da rede estadual e municipal consideram como necessidades. Nossos dados nos mostram que o objetivo que deveria ser colocado em primeiro lugar, neste caso, seria trabalhar na crença se os laboratórios são ou não essenciais para o desenvolvimento do ensino de qualidade. Percebemos que a mão de obra qualificada vinda da Universidade só poderá ser efetiva quando for ao encontro das necessidades reais do professor das escolas municipais e estaduais.

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