Sala de espera I: espaço com possibilidades de ações que integrem a saúde e educação

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Data

2003

Autores

Oliveira, Jáima Pinheiro de [UNESP]
Paula, Raquel de [UNESP]
Akamine, Giovana Akemi [UNESP]
Braga, Tânia Moron Saes [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: Dados das características dos familiares, acompanhantes e indivíduos portadores de necessidades especiais nas áreas da comunicação, cognição e desenvolvimento que freqüentam a sala de espera, assim como do tempo que permanecem aguardando pelo atendimento na Unidade Auxiliar CEES (Centro de Estudos da Educação e Saúde) da UNESP, levaram a realização deste estudo. Acreditamos que este espaço deva ser utilizado para ações educativas. Objetivo: desenvolver atividades com os usuários da sala de espera durante o tempo que permanecessem aguardando e investigar como esta clientela se comporta em relação às atividades propostas. Método: Fizeram parte do estudo pais e acompanhantes dos pacientes que freqüentam atendimento multidisciplinar (pedagogia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia e psicologia). Os materiais, pré-selecionados, utilizados no desenvolvimento das atividades foram: revistas, folhetos (coletados na Secretaria Municipal de Higiene e Saúde de Marília/SP) e vídeos. O local utilizado foi sala de espera e salas de atendimento do CEES. O procedimento constou de planejamento e execução das atividades em etapas (E): E1disposição de material de leitura (revistas com temas: atualidades, entretenimento, cuidados infantis etc.) - observação e registro de escolha e manuseio; E2 o mesmo que E1, mas acrescentaram-se folhetos informativos às revistas; E3 distribuição de folheto dirigida por orientação; E4 mostra de vídeos educativos. Resultados: serão apresentados de acordo com as etapas em que foram realizadas as atividades. Os dados apresentados correspondem a uma amostra de observações de cada etapa. Os resultados de seis sessões da E1 indicam que quando foram oferecidas as condições para leitura, 66%dos usuários leram, 14% manusearam as revistas e 20% não leu nem manuseou. Na E2 quando foram dispostos folhetos e revistas houve 40% de dedicação à leitura sendo que destes 12 leram revista e 4 folhetos. Na E3 verificou-se que no total de 12 que receberam o folheto apenas um teve dúvidas e fez perguntas. Na E4 83% participaram da atividade manifestando comentários favoráveis sobre assuntos abordados e participação ativa nas discussões dos temas trazendo exemplos de suas experiências pessoais e familiares. Os resultados permitem concluir que os usuários dedicam parte significativa do tempo à leitura quando o material está disponível. Apesar do interesse demonstrado por atividades informativas identificou-se como desejáveis atividades de entretenimento.

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