Show simple item record

dc.contributor.authorOliveira, Jáima Pinheiro de [UNESP]
dc.contributor.authorPaula, Raquel de [UNESP]
dc.contributor.authorAkamine, Giovana Akemi [UNESP]
dc.contributor.authorBraga, Tânia Moron Saes [UNESP]
dc.date.accessioned2017-01-18T18:08:06Z
dc.date.available2017-01-18T18:08:06Z
dc.date.issued2003
dc.identifierhttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ18.htm
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/148233
dc.description.abstractIntrodução: Dados das características dos familiares, acompanhantes e indivíduos portadores de necessidades especiais nas áreas da comunicação, cognição e desenvolvimento que freqüentam a sala de espera, assim como do tempo que permanecem aguardando pelo atendimento na Unidade Auxiliar CEES (Centro de Estudos da Educação e Saúde) da UNESP, levaram a realização deste estudo. Acreditamos que este espaço deva ser utilizado para ações educativas. Objetivo: desenvolver atividades com os usuários da sala de espera durante o tempo que permanecessem aguardando e investigar como esta clientela se comporta em relação às atividades propostas. Método: Fizeram parte do estudo pais e acompanhantes dos pacientes que freqüentam atendimento multidisciplinar (pedagogia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia e psicologia). Os materiais, pré-selecionados, utilizados no desenvolvimento das atividades foram: revistas, folhetos (coletados na Secretaria Municipal de Higiene e Saúde de Marília/SP) e vídeos. O local utilizado foi sala de espera e salas de atendimento do CEES. O procedimento constou de planejamento e execução das atividades em etapas (E): E1disposição de material de leitura (revistas com temas: atualidades, entretenimento, cuidados infantis etc.) - observação e registro de escolha e manuseio; E2 o mesmo que E1, mas acrescentaram-se folhetos informativos às revistas; E3 distribuição de folheto dirigida por orientação; E4 mostra de vídeos educativos. Resultados: serão apresentados de acordo com as etapas em que foram realizadas as atividades. Os dados apresentados correspondem a uma amostra de observações de cada etapa. Os resultados de seis sessões da E1 indicam que quando foram oferecidas as condições para leitura, 66%dos usuários leram, 14% manusearam as revistas e 20% não leu nem manuseou. Na E2 quando foram dispostos folhetos e revistas houve 40% de dedicação à leitura sendo que destes 12 leram revista e 4 folhetos. Na E3 verificou-se que no total de 12 que receberam o folheto apenas um teve dúvidas e fez perguntas. Na E4 83% participaram da atividade manifestando comentários favoráveis sobre assuntos abordados e participação ativa nas discussões dos temas trazendo exemplos de suas experiências pessoais e familiares. Os resultados permitem concluir que os usuários dedicam parte significativa do tempo à leitura quando o material está disponível. Apesar do interesse demonstrado por atividades informativas identificou-se como desejáveis atividades de entretenimento.pt
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.sourcePROEX
dc.titleSala de espera I: espaço com possibilidades de ações que integrem a saúde e educaçãopt
dc.typeResumo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Educação Especial, Marília, SP
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Educação Especial, Marília, SP
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
dc.identifier.lattes6535356022897474
unesp.departmentEducação Especial - FFCpt
unesp.author.lattes6535356022897474
Localize o texto completo

Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record