Importância da comunicação na instituição pública - assessoria de comunicação e imprensa (ACI) da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB)

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2003

Autores

Fonseca, Suzana [UNESP]
Pardini, Renata Moura Campos [UNESP]
Portes, Cleide Moreira [UNESP]
Rudge, Marilza Vieira Cunha [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: A FMB é uma unidade da Unesp, Campus de Botucatu, cujas ações no ensino Médico e de Enfermagem, pesquisa e assistência à saúde da população são de grande impacto e alcance social. Evidenciar isso a seus integrantes (alunos, professores e colaboradores técnico-administrativos) e à população é, atualmente, fator estratégico de legitimação. Objetivo geral: Tornar público através do Jornal da FMB e de releases à imprensa, o que é realizado na FMB cumprindo o papel da universidade na disseminação do conhecimento e na aproximação com a sociedade. Objetivos específicos: Possibilitar acesso à informação aos integrantes da FMB e à população, através de linguagem simples e acessível. Divulgar serviços, pesquisas, agenda de eventos, cursos promovidos, entrevistas com profissionais, reportagens especiais para dar ao leitor uma visão global dos assuntos e formação de opinião crítica a respeito do tema tratado. Divulgar os projetos de extensão universitária da FMB aos seus colaboradores e à sociedade. Aproximar a instituição da população e vice-versa, e ainda possibilitar que outros campi universitários conheçam o que é feito na FMB, dando oportunidade de intercâmbio inter-unidades e estabelecimento/construção de parcerias. Constituir-se em laboratório de aprendizado e em possibilidade de inter-relação teoria–prática para alunos de graduação. Métodos: A partir de contato por e-mail com os integrantes da instituição para divulgação dos propósitos da ACI e da elaboração do Jornal da FMB, a ACI recebe sugestões de publicação de artigos e de divulgação de pesquisas e eventos. As alunas dos cursos de Comunicação Social também se encarregam de fazer entrevistas, fotos e colher informações para a elaboração do jornal e organizam entrevistas coletivas à imprensa da Direção da Faculdade de Medicina e do Hospital das Clínicas. Resultados: Elaboração do Jornal da FMB, com edições mensais e distribuição gratuita, em sua terceira edição com tiragem de 2000 exemplares, bem como a produção de releases para a imprensa local e da região e de organização de entrevistas coletivas à imprensa da Direção da Faculdade de Medicina e do Hospital das Clínicas. É também parte do presente projeto a constituição de um conselho editorial bem como a realização de parcerias para que o informativo seja viabilizado com menores custos para a FMB.

Descrição

Palavras-chave

Como citar