Educação em saúde: ação do médico veterinário na prevenção de zoonoses

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Data

2003

Autores

Pinheiro, Julia Plombon [UNESP]
Tanaka, Erica Maemi [UNESP]
Silva, Rodrigo Costa da [UNESP]
Castro, André Peres Barbosa de [UNESP]
Campagner, Fernanda [UNESP]
Villaverde, Ana Izabel Silva Balbin [UNESP]
Carvalho, Yuri Karaccas de [UNESP]
Greatti, Wallace Francisco Pereira [UNESP]
Queluz, José Augusto Ferreira de [UNESP]
Rossi, Thaís Camargo [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução e Objetivos: Norteando-se pelo princípio de que a extensão é parte do processo educacional e deve responder às questões imediatas e relevantes da sociedade, criamos o Programa de Educação em Saúde, que entre outros objetivos, procura levar informações sobre as zoonoses, que são as doenças comuns entre o homem e os animais, ou ainda as enfermidades transmitidas dos animais ao homem, para alunos das escolas de Ensino Fundamental e Médio de Botucatu. Métodos: Trata-se de grupo de alunos voluntários cursando a disciplina de Zoonoses, que são inicialmente treinados pelos Médicos Veterinários Residentes e Pós-Graduandos da área, quanto à abordagem dos temas em salas de aulas, sob a forma de palestras. São produzidos textos explicativos sobre temas relevantes em saúde pública, como raiva, leptospirose, leishmanioses, brucelose, tuberculose e toxoplasmose. Os alunos trabalham em duplas, e concomitantemente são visitadas todas as classes da escola, pois normalmente tem-se a adesão de 15 a 20 alunos, e além destes participam também os Residentes e o professor coordenador. Resultados: Esta atividade iniciou-se em 1993, tendo treinado cerca de 200 graduandos de Medicina Veterinária em técnicas de produção de material de divulgação, apresentação e contato com o público. Neste período foram realizadas 50 visitas às escolas, atingindo uma população de cerca de 15.000 alunos do Ensino Fundamental e Médio. O entusiasmo dos futuros Médicos Veterinários na execução das atividades propostas aponta o êxito do programa, no que tange a formação profissional e no exercício da cidadania. Por outro lado, a resposta dos expectadores, na forma de indagações e discussões sobre os temas abordados, permite avaliar o sucesso da atividade na informação do público, incentivando mudanças de hábitos de higiene pessoal e alimentar, além da disseminação das informações obtidas, pois estes escolares funcionam como agentes multiplicadores.

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