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dc.contributor.authorOrtigoza, Sílvia Aparecida Guarnieri [UNESP]
dc.contributor.authorBeig, Maria Luísa Moura Bresighello [UNESP]
dc.contributor.authorTaveira Júnior, Mauro Deodato [UNESP]
dc.date.accessioned2017-01-18T18:09:42Z
dc.date.available2017-01-18T18:09:42Z
dc.date.issued2003
dc.identifierhttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude02.htm
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/148333
dc.description.abstractIntrodução: A Organização Mundial de Saúde considera o alcoolismo como a doença que mais mata no mundo, como a prevenção têm se mostrado um método eficaz de atuação em diversos problemas de saúde pública acreditamos que ações direcionadas aos alunos do Ensino Médio, refletirão de uma maneira positiva quando os mesmos estiverem cursando a Universidade ou inseridos no mercado de trabalho. A adolescência, quando geralmente ocorre o primeiro contato com as drogas, é a etapa mais vulnerável do desenvolvimento humano. As instituições de ensino não podem ficar omissas a esta realidade devendo estar preparadas não só para a formação intelectual como também para fornecerem a seus alunos informações que os ajudem em sua prática social global. Aliado ao uso do álcool, podem estar também associados outros vícios bem como, violência, estupros e acidentes. Trabalhando com alunos do Ensino Médio a intervenção preventiva ocorrerá num momento onde os danos, na maioria dos casos, ainda não ocorreram.Objetivos: Treinar professores das redes pública e privada, do ensino médio para que atuem como agentes Dando subsídios aos alunos, por meio de seus professores, para que conheçam as prováveis situações em que estarão envolvidos e qual a melhor maneira de agir quando entrarem em contato com o álcool multiplicadores em suas respectivas escolas, visando a prevenção do uso de álcool pelos alunos do Ensino Médio. O processo de capacitação deve ser amplo e contínuo, visando tanto a reflexão teórica quanto a transmissão de conhecimentos temáticos e técnicos.Utilização dos materiais fornecidos pelo Projeto Conhecer (UNESP) nas escolas para implementação de programas preventivos para que os alunos tenham acesso à informações precisas sobre os riscos do uso nocivo do álcool. Métodos: Preparação de material didático sobre o álcool e seus efeitos, composto de uma apostila; CD Rom,(utilizando-se de recursos audiovisuais do Programa Power-Point); Programa computadorizado contendo o teste AUDIT da Organização Mundial de Saúde, adaptado para facilitar sua aplicação, permitindo a formação de banco de dados. Os materiais desenvolvidos são utilizados pelos multiplicadores nas escolas envolvidas com o Projeto Conhecer, seguindo um cronograma comum: Dia Temático, Concurso Uso do álcool e suas conseqüências” e Dia de Alerta. Resultados: Todos os multiplicadores capacitados passaram a trabalhar a temática em suas escolas levando informações precisas sobre o álcool aos seus alunos. O concurso além de levar os estudantes a refletir sobre as conseqüências do alcoolismo envolveu também a sociedade de um modo geralpt
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.sourcePROEX
dc.titleProjeto Conhecer: prevenção ao uso de álcool por alunos do ensino médiopt
dc.typeResumo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Geografia, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Geografia, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.departmentGeografia - IGCEpt
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