Projeto encontros culturais

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2003

Autores

Nunes, Tatiane Costa [UNESP]
Oliveira, Ronaldo Nunes Falcão [UNESP]
Cardoso, Juliane Dias Margalho Pires [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: O presente projeto se desenvolveu a partir do vínculo do Cebrij (Centro Brasileiro da Infância e Juventude) à Marcha Global Contra o Trabalho Infantil, desde novembro de 1997. Naquele mês, um grupo de jovens estudantes universitários da Unesp – Universidade Estadual Paulista – campus de Araraquara, debateu com o Cebrij os termos de uma estratégia local de envolvimento desta Ong na Marcha, tendo como alvo as cidades de Araraquara e Ribeirão Preto, dominantemente, localizadas no interior do estado de São Paulo, Brasil. Objetivos: Envolver os professores das classes mais problemáticas, do ponto de vista pedagógico, nas escolas dos bairros com maior índice de violência, para participarem da formação cultural das crianças e adolescentes, no bairro em que vivem. Métodos: Nestas cidades foram identificados os bairros mais pobres e, dentro desses, uma escola pública de Ensino Fundamental. Com as direções administrativas e pedagógicas das escolas foram escolhidas as classes mais problemáticas, para lá iniciarmos o trabalho proposto, por um período de 12 semanas. Atualmente, o projeto Encontros Culturais vem sendo aplicado no município de Araraquara, no bairro Jardim das Hortênsias, na escola municipal Henrique Scabello, mobilizando 55 estudantes do 1º e 2º ano do curso de pedagogia da Faculdade de Ciências e Letras – UNESP – que atendem a 11 salas de aula da referida escola, totalizando cerca de 300 alunos de 1ª a 5ª séries. As crianças e adolescentes são contempladas com encontros dinâmicos e objetivos que estimulam a busca de valores, o senso crítico, a autonomia como cidadão – portadores de direitos e deveres – num processo de formação cultural. Resultado: por parte do aluno há uma maior afetividade com os que estão a sua volta, mudança de comportamento em sala de aula, respeito mútuo, valorização da escola. Para as estudantes de pedagogia o projeto prepara para a prática docente, dando maior proximidade com a realidade educacional. E por fim, para os professores o projeto mostra outros caminhos para lhe dar com a realidade, aproximando-os de seus alunos num processo de ensino-aprendizagem ao mesmo tempo.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

Coleções