A prática pedagogica na escola pública: uma proposta de intervenção

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Data

2003

Autores

Ungaretti, Carla de Souza [UNESP]
Moço, Luciana Cristina [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: As políticas públicas existentes sobre formação e atuação do educador não têm assegurado condições mínimas para responder às exigências do processo atual de inclusão dos portadores de necessidades especiais na rede comum de ensino provocando posturas educacionais equivocadas. Estas, por sua vez, produzem nas crianças baixa auto-estima, fracasso escolar e patologização que são internalizados e passam a representar obstáculos ao desenvolvimento integral da criança. Objetivos: Nossos objetivos se referem ao desenvolvimento de trabalhos visando o aumento da auto-estima por meio da valorização das capacidades individuais dos alunos que freqüentam as classes de educação especial como também realizar capacitações de todos os educadores que participam direta ou indiretamente do processo de integração destas crianças no ambiente educacional. Métodos: Desenvolvemos nosso trabalho na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Henrique Zollner Netto, oferecendo atendimento grupal às crianças e também promovendo um ciclo de palestras destinadas a atender às necessidades dos educadores em sua prática profissional.Com as crianças, realizamos encontros semanais com duração de uma hora e 30 minutos com 2 grupos de 4 integrantes cada, utilizando materiais gráficos através de desenhos, recortes, colagens, pinturas, construção de maquetes e jogos como quebra-cabeça, memória, dama, entre outros que pudessem favorecer o desenvolvimento de algumas áreas como: a comunicação, a socialização e, principalmente, a auto-estima e a integração desses alunos nos diversos grupos sociais. Com os educadores, promovemos palestras quinzenais, proferidas por docentes da UNESP de Assis e Marília, com duração de 2 horas, no período entre agosto e dezembro de 2001, totalizando 32 horas destinadas à abordar temas relacionados à sua prática pedagógica, tais como: inclusão de portadores de necessidades especiais, sexualidade, problemas de aprendizagem, múltiplas inteligências, avaliação educacional escolar, relações humanas na escola, ética na educação infantil e ensino fundamental, relaxamento corporal, leitura de jornal em sala-de-aula. Resultados: As palestras contribuíram para o debate, a reflexão e incentivaram os educadores a buscarem soluções coletivas em prol da escola, do aluno e da comunidade, além de terem auxiliado na elaboração de uma apostila contendo o resumo dessas temáticas que foram entregues aos professores dessa escola, ao final do projeto. Aos grupos de crianças, pudemos proporcionar atividades diferenciadas ampliando suas experiências, fazendo-as produzir de acordo com suas capacidades e promovendo a exposição destes trabalhos que favoreceram a melhora da auto-estima e a integração com os demais alunos da escola.

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