A brinquedoteca móvel no contexto hospitalar

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Data

2003

Autores

Martins, Edna Júlia Sombatti [UNESP]
Vasconcelos, Mário Sérgio [UNESP]
Lambert, Simone Peres [UNESP]
Capelletto, Alexandre [UNESP]
Fattore, Ana Flávia [UNESP]
Rúbio, Andreza Viviane [UNESP]
Oliveira, Cássia Ribeiro [UNESP]
Rocha, Daniela Nunez da [UNESP]
Passos, Daniele Moreno [UNESP]
Santichi, Eliane Cristina [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: Iniciado no ano 2000 como Projeto de Extensão desenvolvido na Santa Casa de Assis, a proposta institucionalizou-se como Núcleo de Estágio e, em 2002, conta com 21 estagiários do 4o e 5o ano do Curso de Psicologia. Amparado nos benefícios que o brinquedo e o brincar têm para o desenvolvimento infantil, o trabalho, desenvolvido diariamente no setor de pediatria da Santa Casa de Misericórdia de Assis durante 4 horas divididas em dois períodos, procura preservar, nas situações de internação, a liberdade e a espontaneidade próprias da criança. Objetivo: Ao lidar com os sofrimentos da criança hospitalizada, expressos na dor e na falta de motivação e calor humano, a Brinquedoteca Móvel, suprida de recursos que facilitam e despertam habilidades e potencialidades da criança, procura resgatar o seu ânimo por meio do brinquedo e do brincar e contribuir para o seu bem estar no processo de cura. Metodologia - A partir de um carrinho móvel confeccionado especialmente para o transporte de vários tipos de brinquedos, interagimos com aproximadamente 300 crianças anualmente em seus próprios leitos e buscamos oferecer formas de conhecimento e de elaboração afetiva através de jogos, leituras e brinquedos, além de incentivo para que expressem seus sentimentos abertamente. Uma conversa, um jogo, um chocalho, uma boneca, um carrinho, um quebra-cabeças, massinhas de modelar, papéis para pintura e desenho, músicas e histórias infantis, são recursos infindáveis para o aclaramento das mais diversas dúvidas, além de facilitadoras para a descoberta de habilidades e de estimulação da criatividade de cada um. Resultados - Os dois anos de desenvolvimento do projeto têm demostrado a eficácia da brinquedoteca no ambiente hospitalar, principalmente como instrumento facilitador do processo de cura e na diminuição do sofrimento pelo qual passa a criança internada.

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