Show simple item record

dc.contributor.authorMelchiori, Lígia Ebner [UNESP]
dc.contributor.authorRodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim [UNESP]
dc.contributor.authorFrancisco Júnior, Luiz Carlos [UNESP]
dc.contributor.authorAndrieto, Elisangela [UNESP]
dc.contributor.authorAssumpção, Maristela de Fátima [UNESP]
dc.contributor.authorCastro, J. S. [UNESP]
dc.contributor.authorFarias, Mariana de Oliveira [UNESP]
dc.contributor.authorFreitas, Roberta Maria Carvalho de [UNESP]
dc.contributor.authorMartins, D. K. [UNESP]
dc.contributor.authorMoraes, Roberta Quirino [UNESP]
dc.contributor.authorPacini, Bruna Aguiar [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, E. F. [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Rafaela Ferreira da [UNESP]
dc.contributor.authorTanaka, E. L. [UNESP]
dc.contributor.authorZago, Patrícia Ellen Buchi [UNESP]
dc.date.accessioned2017-01-18T18:11:51Z
dc.date.available2017-01-18T18:11:51Z
dc.date.issued2003
dc.identifierhttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude31.htm
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/148495
dc.description.abstractIntrodução: Atualmente, para boa parcela da população, a criança começa a conviver em outros ambientes socializadores desde cedo. O fato da criança pequena vivenciar, diariamente, duas situações diferentes – o lar e a creche – faz supor que esta passa a desempenhar também um papel de extrema importância no seu desenvolvimento. Isto faz com que o desenvolvimento das crianças que estão diuturnarmente nesses dois contextos bem definidos necessite ser amplamente estudado. Objetivo: Esse projeto tem por objetivo acompanhar o desenvolvimento de bebês que freqüentam as creches municipais da cidade de Bauru, oferecendo, se necessário, orientação as educadoras das creches e aos pais das crianças, de forma a otimizar seu desenvolvimento. Método: A clientela – alvo do projeto são 114 crianças de 4 a 18 meses de idade, que freqüentam as 9 creches municipais de Bauru, 22 educadoras e os pais dos bebês envolvidos. Onze estagiários se distribuem semanalmente nas creches avaliando cada bebê e orientando educadoras e pais a estimularem os bebês nas áreas detectadas como deficitárias. Para a avaliação dos bebês está sendo utilizada a “Escala de Avaliação do Desenvolvimento Psicomotor Infantil” (Rodrigues, Arancibia & Undurraga, 1992), que avalia comportamentos classificados nas áreas de desenvolvimento social, linguagem, motora e coordenação. Os resultados obtidos estão sendo avaliados de acordo com as normas da escala e as orientações estão sendo fundamentadas na literatura científica disponível. Resultados: Em função de o projeto estar em andamento, os dados ainda estão sendo coletados e analisados. No entanto, os resultados previstos são: a) bebês com desenvolvimento otimizado; b) educadoras e pais mais competentes ao lidarem com o desenvolvimento dos bebês sob seus cuidados; c) educadoras e pais mais bem preparados para detectarem possíveis déficits de desenvolvimento em outros bebês, no futuro, uma vez que esse projeto atua como um curso de reciclagem, formando cuidadores mais conscientes e competentes.pt
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.sourcePROEX
dc.titleAcompanhamento do desenvolvimento de crianças de creches municipais nos dois primeiros anos de vida: avaliação e orientação aos cuidadorespt
dc.typeResumo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
dc.identifier.lattes0127491171031904
unesp.departmentPsicologia - FCpt
unesp.author.lattes0127491171031904
Localize o texto completo

Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record