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dc.contributor.authorConstantino, Norma Regina Truppel [UNESP]
dc.contributor.authorMigliorini, Beatriz Barbieri [UNESP]
dc.date.accessioned2017-01-18T18:12:23Z
dc.date.available2017-01-18T18:12:23Z
dc.date.issued2003
dc.identifierhttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Meio_Ambiente/Meio09.htm
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/148500
dc.description.abstractIntrodução: Os espaços livres na escola fazem parte integral da paisagem urbana e constituem um microambiente que irá influenciar fortemente na formação da criança. Através da exploração de sua vivência corporal, os brinquedos-equipamentos podem oferecer mais do que o lúdico, tornando-se possibilidade de aprendizado no campo das Ciências, Física ou Geografia. Buscando criar uma atitude de respeito e compreensão pela natureza, o projeto dos espaços livres na escola deve refletir os princípios ali ensinados, sendo fundamentais para aprofundar questões sobre o meio ambiente. O projeto envolve 14 alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo, sendo uma Bolsista, para atender 5 pré-escolas municipais, indicadas pela Secretaria Municipal de Educação, com aproximadamente 200 alunos cada escola. Objetivos: Oferecer alternativas projetuais para a inserção de um ambiente agradável, que estimule a aprendizagem e a sociabilidade nos espaços livres da pré-escola, atendendo às questões colocadas pela comunidade envolvida; pesquisar materiais e técnicas que estimulem o processo educativo junto à natureza; estudar a importância da utilização da vegetação para o estímulo dos sentidos e introduzir questões de hierarquização de espaços, forma e função nos projetos paisagísticos. Métodos: A experiência em trabalhar com espaços livres nas escolas municipais de Bauru- EMEIs, iniciou-se em 2001, sendo retomada neste ano, com um Projeto de Extensão, auxiliado por uma bolsista. Inicialmente foi organizado um seminário, e para sua preparação, os alunos visitaram e analisaram algumas escolas públicas e particulares. O projeto da pré-escola compreendeu quatro fases. A Fase I constou do inventário, diagnóstico e análise dos espaços livres da escola escolhida, onde foram identificados os problemas, as potencialidades da área e as necessidades de seus usuários. Para a definição do programa de necessidades foi consultada a comunidade escolar. A Fase II compreendeu o macrozoneamento e o plano de massas, com a definição da setorização, circulação, acessos, equipamentos e massa de vegetação. Na Fase III elaborou-se o anteprojeto paisagístico, resultado da re-avaliação do estudo preliminar. A Fase IV compreendeu o detalhamento dos equipamentos, revestimento de pisos, uso de cores , especificação das espécies vegetais, principalmente entre as existentes no Viveiro Municipal, além da confecção de uma maquete, para melhor compreensão da proposta por parte da comunidade. Resultados: Auxiliar a comunidade a ler e re-projetar o ambiente escolar; estamos aguardando o início da execução para o acompanhamento da obra. As atividades realizadas demonstram a importância de estabelecermos vínculos entre a Universidade e a comunidade, com a aplicação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos durante o Curso. Ao mesmo tempo, estamos contribuindo, de maneira efetiva, na formação da paisagem urbana.pt
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.sourcePROEX
dc.titleEspaços livres na escolapt
dc.typeResumo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
dc.identifier.lattes5801303308289921
unesp.departmentArquitetura, Urbanismo e Paisagismo - FAACpt
unesp.author.lattes5801303308289921
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