Universidade pública: uma proposta possível para todos

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Data

2003

Autores

Palhaci, Maria do Carmo Jampaulo Plácido [UNESP]

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Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: O projeto consiste em ministrar aulas à alunos provenientes de escolas públicas moradores da região nordeste de Bauru. Neste local, existe somente uma escola de ensino médio para atender uma grande demanda de alunos e o ensino consequentemente é deficitário. Estes alunos não possuem condições econômicas para pagar um curso Pré – Vestibular, que os habilite a ingressar em Universidades, de modo particular nas públicas. Objetivos: Sanar as deficiências do ensino público, através de aulas ministradas por professores voluntários. Ensinar através da disciplina “Cultura e Cidadania”, não comum nos cursos Pré – Vestibulares, que mesmos os pobres tem direito ao conhecimento e o dever de lutar para um mundo mais justo. Métodos: Foram realizadas parcerias entre a igreja católica de Bauru, católicos da Alemanha, UNESP de Bauru e professores da rede pública de ensino. Utilizou-se o Centro Social Nossa Senhora Aparecida, situado a rua Vicente de Toledo Piza 5-36 – Jd. Flórida como sala de aula. Um grupo de católicos da Alemanha colaborou com uma quantia de 2.300 reais , gastos na montagem da sala de aula e confecção das apostilas. Os alunos contribuem com uma quantia de 10,00 reais mensais para os gastos com a reposição de material didático e lanches . O critério para a seleção dos estudantes foi em primeiro lugar , a análise da situação sócio – econômica . Em segundo lugar, foi avaliado o histórico escolar dos mesmos dando prioridade ao fator disciplina, considerado indispensável ao sucesso do projeto. Resultados: A prioridade dos resultados esperados, naturalmente, é o ingresso dos estudantes carentes nas Universidades. Uma integração entre a UNESP e a comunidade é considerada importante, visto que saindo com os universitários fora dos limites do Campus, damos aos mesmos, conhecimento da sociedade real existente. Em relação à comunidade, demonstra-se que a Universidade Pública não é privilégio de uma elite econômica e que os portões das mesmas estão abertos àqueles que buscam o Saber.

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