Laboratório de ensino tecnológico –let:uma parceira entre a universidade e escolas técnicas profissionalizantes

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Data

2003

Autores

Sena, Galeno José de [UNESP]
Bittencourt, Rosa Maria [UNESP]
Akamatsu, Janio I. [UNESP]
Gonçalves, Maria Auxiliadora R. F. [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: neste trabalho objetiva-se descrever as atividades desenvolvidas no Laboratório do Ensino Tecnológico – LET, implantado no Campus da UNESP – Guaratinguetá, dentro do projeto de Melhoria da Qualidade do Ensino Profissionalizante. Este projeto, proposto à FAPESP (processo 97/10855-9) dentro do programa Ensino Público, teve seu início em junho de 1998, e encontra-se no momento (julho/2002) em fase de conclusão. Objetivos: o projeto objetivou, em resumo, investigar novas metodologias e técnicas de ensino, utilizando novas tecnologias do domínio da Informática, em particular, recursos de Multimídia, bem como avaliar o impacto deste ferramental na melhoria da qualidade do ensino técnico profissionalizante. Para este propósito, a equipe de pesquisadores da Universidade trabalhou em conjunto com professores de duas Escolas Técnicas de nível médio: (i) Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá – CTIG, e (ii) Escola Técnica Estadual “Professor Alfredo de Barros Santos” – ETE/CEETEPS. Mais especificamente, os objetivos do projeto foram: (i) caracterizar uma forma adequada da implantação de novas metodologias pedagógicas, reformulando as técnicas aplicadas em sala de aula e laboratórios com a utilização de novas tecnologias; (ii) capacitar professores na utilização de novas tecnologias como: microcomputadores, softwares educacionais, projetores, dentre outras; e (iii) avaliar o impacto da utilização de novas metodologias, ferramentas e da capacitação do professor na melhoria da qualidade do ensino. Métodos: neste projeto optou-se pelo método gerencial do PDCA (P: plan, D: do, C: check e A: action) na solução de Problemas pelo alto grau de envolvimento, comprometimento e cooperação de todos os participante. Por exemplo, na fase de verificação (“check”) foram coletadas informações sobre a execução experimental, através de questionários, entrevistas com professores, alunos, os resultados obtidos tendo sido analisados e comparados com os objetivos almejados. Resultados: várias atividades foram propostas e desenvolvidas como Treinamentos, Workshops e Ciclos de Debates. Protótipos didáticos, com a utilização das tecnologias disponibilizadas, foram construídos para utilização em disciplinas como Eletricidade Básica, Eletrônica Básica, AutoCAD e Projeto. Os professores envolvidos no projeto participaram de todo o processo - planejamento, implementação e aplicação do material didático informatizado – havendo assim um comprometimento maior destes com a proposta do projeto. Acrescente-se que o desenvolvimento do projeto possibilitou uma reflexão sobre questões como (i) qual é o papel das novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem; (ii) quais os melhores momentos para introduzir as no trabalho cotidiano em sala de aula; e (iii) quais as principais mudanças observadas nos professores com relação a abordagem de conceitos em sala de aula, dentre outras.

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