As mulheres nas canções de Zé Ramalho: uma proposta de sequência didática para o ensino fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-11-25

Autores

Custódio, Camila do Carmo [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de propor estratégias de leitura, utilizando a canção popular com temática feminina, buscando compreender em que medida a música pode contribuir para a formação da competência de leitura dos alunos do ensino fundamental. Isto, de modo que possam ir além do simples caminho da leitura de decodificação, ou seja, a “leitura das linhas”, chegando à leitura reflexiva, crítica, a que está “por trás das linhas”. Além disto, visou-se trabalhar a linguagem conotativa, por meio das figuras de linguagem, da intertextualidade e da interdiscursividade, contextualizar e polemizar as concepções apresentadas sobre a temática do feminino. Para tanto, a proposta foi de um trabalho na perspectiva dialógica da leitura, tomando como teóricos os autores Cosson (2006), Kleiman (2007, 2011b), Leffa (1996, 1999), Marcuschi (2008). O estudo levou em consideração o aspecto literário dos textos utilizados, por concebê-los como poemas musicados. As letras das canções abordadas são do cantor Zé Ramalho: “Mulheres”, “Mulher nova bonita e carinhosa, faz o homem gemer sem sentir dor” e “Entre a serpente e a estrela”. Foram propostas práticas de leitura do gênero letra de canção popular, propiciando um debate sobre a imagem da mulher. Para isso, foi apresentado o desenvolvimento de uma sequência didática (SD) direcionada ao ensino fundamental, de acordo com a fundamentação teórica proposta por Cosson (2006), composta por quatro etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação.
This research was developed with the objective of proposing reading strategies using the popular song with female thematic, trying to understand to what extent music can contribute to the formation of reading skills of elementary school students. This, so that they can go beyond simple decoding reading, that is, "read the lines", reaching the reflective reading, criticism, that is "behind the lines". In addition, it aimed to work connotative language, through the language of figures, intertextuality and interdiscursivity, contextualize and polemize conceptions presented on the feminine theme. Therefore, the proposal was a work in dialogical perspective of reading, taking as the theoretical authors Cosson (2006), Kleiman (2007, 2011b), Leffa (1996, 1999), Marcuschi (2008). The study took into account the literary aspect of the texts used by conceiving them as poems set to music. The lyrics of the addressed songs are of the singer Zé Ramalho: "Women", "Beautiful and caring young woman, makes the man moan without pain" and "Between the serpent and the star.” The proposal was reading practices of lyric popular song gender, leading a debate on the image of woman. For this, it was presented the development of a didactic sequence (SD) directed to elementary education, according to the theoretical framework proposed by Cosson (2006), that consists of four stages: motivation, introduction, reading and interpretation.

Descrição

Palavras-chave

Leitura, Feminino, Canções populares, Reading, Textual genres, Popular songs

Como citar