Análise dos procedimentos de trabalho de treinadores de futebol da categoria sub-15 de clubes esportivos paulistas

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Data

2016-12-13

Autores

Bettanim, Marcelo Rodella [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este estudo objetivou analisar os procedimentos de trabalho de treinadores de futebol de categorias sub-15 de clubes esportivos paulistas através da identificação do processo de formação dos treinadores e análise de quais procedimentos de trabalho os treinadores utilizam para atingir os objetivos de formação esportiva e humana de seus atletas. A metodologia caracteriza-se como uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, sendo utilizada como fonte de dados a revisão de literatura acerca do assunto pesquisado, leis que regulamentam o atual exercício da atividade de treinador de futebol no Brasil e a interpretação das informações advindas de um questionário semiestruturado e posterior aprofundamento das informações coletadas através de uma entrevista semiestruturada, sob a técnica de análise do conteúdo. Os resultados revelaram que o perfil dos treinadores é constituído pela prevalência da formação acadêmica de licenciado e bacharel em Educação Física de forma concomitante, sendo que as competências que fundamentam os procedimentos de trabalho são adquiridas através do conhecimento científico, socioeducativo, disciplinar e artesanal. Como procedimentos de trabalho na seleção esportiva de seus atletas destacam-se a avaliação técnica, comportamental, tática, física e indicação externa (com base no saber fazer, método de tentativa e erro). Como procedimentos de rendimento esportivo destacam-se a preparação tática, preparação técnica, preparação física, conduta disciplinar, estímulo cognitivo e abordagem psicológica, sendo que para os procedimentos de formação humana, destacam-se a socialização através do diálogo, a orientação disciplinar, a orientação educacional, a formação cidadã ética-moral e a valorização dos valores esportivos universais. O estudo concluiu que os treinadores não utilizam procedimentos de trabalho pautados em critérios objetivos e científicos aparentes em suas ações procedimentais, indicando apenas que tais ações baseiam-se pela observação subjetiva. Apesar dos treinadores compreenderem a relevância do conhecimento científico em suas ações procedimentais, as informações também indicam a importância do conhecimento prático para exercer a atividade de treinador de futebol. Sugere-se que mais estudos acerca dessa temática sejam desenvolvidos para aprofundar as práticas utilizadas pelos treinadores no sentido de revelar a construção de procedimentos de trabalho baseados em parâmetros científicos
This study aimed to analyze the working procedures soccer coaches categories sub-15 São Paulo sports clubs by identifying the training of trainers process and analysis which work procedures trainers use to achieve the sporting and human development objectives of their athletes. The methodology is characterized as a descriptive qualitative approach, being used as a data source literature review on the subject researched, laws governing the current year the football coach of activity in Brazil and the interpretation of the information coming from a semi-structured questionnaire and further development of the information collected through a semi-structured interview, in the analysis of technical content. The results showed that the profile of coaches consists of the prevalence of licensed academic background and degree in Physical Education concomitantly, and the skills that underlie the working procedures are acquired through scientific, socio-educational, disciplinary and traditional knowledge. As working procedures in sports selection of their athletes stand out the technical, behavioral, tactical, physical and external indication (based on know-how, trial and error). As a sports performance procedures include the tactical preparation, technical preparation, physical preparation, discipline, behavior, cognitive stimulation and psychological approach, and for the procedures of human, socialization stand out through dialogue, disciplinary orientation, educational, ethical-moral civic education and appreciation of universal sporting values. The study concluded that the coaches do not use working procedures guided by objective criteria and apparent scientific in its procedural actions, indicating only that such actions are based on the observation subjective. Despite the coaches understand the importance of scientific knowledge in its procedural actions, the information also indicates the importance of practical knowledge to practice football coach activity. It is suggested that more studies on this subject are developed to deepen the practices used by coaches in order to reveal the construction work procedures based on scientific parameters.

Descrição

Palavras-chave

Procedimentos, Treinadores, Futebol, Categoria sub-15, Procedures, Coaches, Soccer, Category sub-15

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