Perfil de alunos do ensino fundamental e ensino médio quanto aos conhecimentos relacionados ao uso e abuso de drogas

Imagem de Miniatura

Data

2016

Autores

Oliveira, Gabriela Pinto de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Being drugs present in the daily lives of everyone and the tenuous division between what can be positive and / or negative on the subject, we face the need for discussion on the use and drug abuse by adolescents to be often at this stage the beginning of the unlawful or excessive use of these substances. Thus the present study aimed to verify the students of 6 and 9 years of elementary school and high school 3rd series know about the subject and what the differences of knowledge between students of the three selected series. The participants were 284 students who answered voluntarily and anonymously to a questionnaire during regular classes. In general we found that the older the students, the more contact with people who use or have used drugs or even the greater the possibility of the students have already made use of. Most students know differentiate licit and illicit drugs also consider as a bad thing. As for students' opinions about drug users, we have the 6th year the views are more directed to the harm that drugs do, both for the person who uses it and for those who live with users, suggesting to stop the use and the need to support them. In 9th grade students consider this to be a problem of those who use, but state that users annoy others and suggest that need support. In 3rd grade most he responded that everyone knows of your life. Thus we believe that this work can serve as a starting point for future interventions and / or projects in the schools involved, although this theme is closely related to health of the population as a whole, the school has an important role in the transmission of knowledge and adequate information to improve the quality of life
Estando as drogas presentes no dia a dia de todos e a tênue divisão entre o que pode ser positivo e/ou negativo quanto ao tema, nos deparamos com a necessidade de discussão sobre o uso e abuso de drogas pelos adolescentes por ser muitas vezes nesta fase o início do uso ilícito ou excessivo destas substancias. Com isso o presente trabalho teve por objetivo verificar o que os alunos do 6. e 9. anos do Ensino Fundamental e 3. série do Ensino Médio conhecem sobre o tema e as quais as diferenças de conhecimentos entre os alunos das três séries selecionadas. Participaram da pesquisa 284 alunos que responderam de forma voluntária e anônima a um questionário aplicado durante as aulas regulares. De modo geral verificamos que quanto mais velhos os alunos, maior o contato com pessoas que utilizam ou utilizaram drogas ou até mesmo maior a possibilidade dos próprios alunos já terem feito uso. A maioria dos alunos sabe diferenciar drogas lícitas das ilícitas e também consideram droga como algo ruim. Quanto a opinião dos alunos sobre os usuários de drogas, temos que no 6. ano as opiniões estão mais direcionadas ao mal que a droga faz, tanto para a pessoa que a utiliza quanto para os que convivem com os usuários, sugerindo que parassem o uso e a necessidade de apoio a eles. No 9. ano os alunos consideram ser este um problema de quem usa, mas citam que os usuários incomodam os outros e sugerem que precisam de apoio. Na 3. série a maioria respondeu que cada um sabe da sua vida. Deste modo consideramos que este trabalho pode servir como ponto de partida para futuras intervenções e/ou projetos nas escolas envolvidas, embora este tema esteja muito relacionado a saúde da população como um todo, a escola tem um importante papel na transmissão de conhecimentos e informações adequadas para melhoria da qualidade de vida

Descrição

Palavras-chave

Drogas - Abuso, Adolescentes - Conduta, Drogas - Efeito fisiologico, Drug abuse

Como citar

OLIVEIRA, Gabriela Pinto de. Perfil de alunos do ensino fundamental e ensino médio quanto aos conhecimentos relacionados ao uso e abuso de drogas. 2016. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, 2016.