O trabalho docente no contexto de fusão e aquisição de instituições de ensino superior privado: um olhar a partir da revisão bibliográfica (2006-2016)

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Data

2017-02-24

Autores

Sugahara, Ulisses Toshiro [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente dissertação de Mestrado insere-se no âmbito da Linha de Pesquisa Formação do Professor, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP (Campus Araraquara). O foco analítico principal é a produção acadêmica brasileira realizada no período de 2006 a 2016 sobre o trabalho docente no ensino superior privado no âmbito das fusões e aquisição institucionais. O contexto neoliberal provocou mudanças significativas em diferentes campos da sociedade brasileira, favorecendo alterações legais que convergiram para a expansão do ensino superior privado e para o estabelecimento de um novo modelo institucional de base empresarial, no qual o trabalho docente foi encarado como fonte de obtenção de lucros. Tal modelo se fortaleceu na última década com o surgimento de grandes grupos empresariais no ensino superior, acarretando em mudanças para os trabalhadores docentes. Para analisar tal processo, optou-se pela realização de uma investigação qualitativa que usou como procedimento de coleta de dados a revisão bibliográfica a partir das pesquisas localizadas no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e nas bibliotecas virtuais de algumas universidades brasileiras. Constatou-se que as pesquisas sobre trabalho docente no ensino superior privado se constituem em objeto recente de investigação acadêmica não apenas no campo da Educação, mas também em áreas correlatas. As pesquisas apontam de um total de 2776 pesquisas localizadas, consideramos 26 trabalhos, sendo 11 teses e 15 dissertações. Destes, 06 trabalhos estavam vinculados em programas de pós-graduação de iniciativa privada e 20 trabalhos na iniciativa pública. Mais especificamente, 10 trabalhos em universidades federais e 10 em universidades estaduais. A área de Educação contribuiu com 18 pesquisas, Psicologia escolar e do Desenvolvimento Humano com 3 pesquisas, Sociologia do Trabalho com 2 pesquisas, Políticas Públicas e Formação Humana com 2 pesquisas e Administração com 1 pesquisa. No período balizado, encontramos 8 trabalhos em 2006 e 8 trabalhos em 2016, período com a maior produção de pesquisa. O referencial teórico de base marxista predominou entre as pesquisas consideradas e autores como Istávan Mészaros, Perry Anderson, Karl Marx, além de referências importantes como Ricardo Antunes, Giovanni Alves, Paul Singer, Dalila Andrade de Oliveira, Waldemar Sguissardi, Gaudêncio Frigotto e Deise Mancebo foram os mais utilizados. Na totalidade de análises das pesquisas, partiu-se da reforma neoliberal instalada à partir da década de 1990, como responsável pelas reformas educacionais. De maneira geral, para alterações significativas no trabalho docente, com evidências de precarização e intensificação, uma vez que a categoria profissional e a pesquisa acadêmica têm sido cada vez mais afetadas por práticas flexíveis de contratação no ensino superior privado.
The present Master's thesis is part of the Research Line Teacher Training, Teaching Work and Pedagogical Practices of the Graduate Program in School Education of UNESP / Araraquara Campus. The main analytical focus is the brazilian academic production carried out from 2006 to 2016 on the teaching work in private higher education in the scope of institutional mergers and acquisitions. The neoliberal context has brought about significant changes in different fields of brazilian society, favoring legal changes that have converged to the expansion of private higher education and to the establishment of a new corporate-based institutional model in which teaching work was seen as a source of Profits. This model was strengthened in the last decade with the emergence of large business groups in higher education, leading to changes for teachers. In order to analyze this process, a qualitative investigation was carried out, which used as a data collection procedure the bibliographic review based on researches located in the Thesis Bank of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), in the Digital Library Brazilian Theses and Dissertations (BDTD) and in the virtual libraries of some brazilian universities. It was found that research on teaching work in private higher education is a recent object of academic research not only in the field of Education, but also in related areas. The researches indicate a total of 2776 localized researches, we consider 26 papers, being 11 theses and 15 dissertations. Of these, 06 papers were linked in postgraduate programs of private initiative and 20 papers in the public initiative. More specifically, 10 papers at federal universities and 10 at state universities. The area of Education contributed 18 researches, School Psychology and Human Development with 3 researches, Sociology of Work with 2 researches, Public Policies and Human Education with 2 surveys and Administration with 1 research. In the period marked out, we found 8 papers in 2006 and 8 papers in 2016, the period with the highest research output. The theoretical reference of Marxist base predominated among the considered researches and authors like Istávan Mészaros, Perry Anderson, Karl Marx, besides important references like Ricardo Antunes, Giovanni Alves, Paul Singer, Dalila Andrade de Oliveira, Waldemar Sguissardi, Gaudêncio Frigotto and Deise Mancebo Were the most used. In the whole analysis of the research, it started from the neoliberal reform installed from the 1990's, as responsible for the educational reforms. In general, for significant changes in teaching work, with evidence of precariousness and intensification, since the professional category and academic research have been increasingly affected by flexible hiring practices in private higher education.

Descrição

Palavras-chave

Trabalho docente, Ensino superior privado, Fusão e aquisição, Teaching work, Private higher education, Merger and acquisition

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