A fotografia como ferramenta interdisciplinar para o ensino de arte e ciências

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-03-20

Autores

Fernandes Junior, Marco Antonio João [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este estudo foi desenvolvido a partir das observações realizadas pelo professor/pesquisador, durante as aulas de arte ministradas na educação básica, e do questionamento: como os alunos percebem a relação da arte com as outras disciplinas, mais especificamente com as ciências? Dessa forma, a pesquisa tem por objetivo: analisar as concepções dos discentes sobre as disciplinas arte e ciências, bem como propiciar uma reflexão sobre as práticas artísticas e científicas relacionadas à fotografia. Preliminarmente o estudo faz uma reflexão sobre as produções artísticas e científicas, para, em seguida, propor alguns questionamentos revelados pela invenção da fotografia sobre a concepção da imagem como realidade e das ciências como verdade. Tais questionamentos foram discutidos junto aos discentes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública do interior de São Paulo, a partir de uma sequência didática de cunho interdisciplinar, abordando os conteúdos de ciências e arte aplicados no desenvolvimento da fotografia. Nas respostas dos discentes observou-se a necessidade de práticas interdisciplinares para ampliar e desconstruir determinadas imagens equivocadas que os alunos possuem em relação à arte e à ciência. Desta pesquisa resultou um livro como produto educacional, cuja finalidade é subsidiar a prática docente em propor estudos interdisciplinares relacionando arte, ciências e fotografia.
This study was developed from the observations made by the teacher / researcher during the art classes taught in basic education and the questioning: How do the students realize the relation of art to other disciplines, more specifically the sciences? In this way, the research had the objective of analyzing the students' conceptions about the disciplines of art and sciences, as well as providing a reflection on the artistic and scientific practices related to photography. Preliminarily the study makes a reflection on artistic and scientific productions, and then propose some questions revealed by the invention of photography about the conception of the image as reality and the sciences as truth. These questions were discussed with the students of the 9th year of elementary school in a public school in a small town of São Paulo State, based on an interdisciplinary didactic sequence, addressing the contents of science and art applied in the development of photography. In the responses of the students, the need for interdisciplinary practices was observed to expand and deconstruct certain mistaken images that the students possess in relation to art and science. This research resulted in a book as an educational product, whose purpose is to subsidize teaching practice in proposing interdisciplinary studies relating art, science and photography.

Descrição

Palavras-chave

Interdisciplinaridade, Ensino de arte, Ensino de ciências, Óptica, Fotografia

Como citar