Formação continuada de professores de Matemática na década de 2000: um olhar para o Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (Cecemca)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-03-21

Autores

Cavamura, Adriane Eloisa [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Apresentar uma versão histórica sobre a constituição, trajetória e permanência do Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental – Cecemca/Unesp – câmpus de Rio Claro, vinculado à Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica foi o principal objetivo desta pesquisa. A pesquisa foi realizada em colaboração com um projeto do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática - GHOEM, cujo objetivo é elaborar um mapeamento (histórico) sobre a formação e atuação dos professores de Matemática no Brasil. Tal contribuição se deu pela possibilidade de, a partir desse estudo, tecer uma compreensão sobre a formação continuada de professores de Matemática na década de 2000 e sobre como se constituíram os centros de formação continuada que surgiram nesse período, tendo em vista a publicação do edital nº 1/2003 – SEIF/MEC. Esta investigação de caráter qualitativo teve como metodologia adotada a História Oral. Foram, portanto, realizadas entrevistas visando a constituição das principais fontes da pesquisa, mas também considerados os documentos escritos disponíveis para a escrita da narrativa histórica sobre o Cecemca.
To present a historical version about the constitution, trajectory and permanence of the Center for Continuing Education in Mathematical, Scientific and Environmental Education - Cecemca/Unesp - Rio Claro Campus, linked to the National Continuing Education Network of Basic Education Teachers was the main objective of this search. The research was carried out in collaboration with a project of the Group of Research Oral History and Mathematics Education - GHOEM, whose objective is to elaborate a (historical) mapping about the formation and performance of Mathematics teachers in Brazil. This contribution was based on the possibility of, from this study, an understanding of the continuing formation of Mathematics teachers in the 2000s and about the formation of continuing education centers that emerged during this period, in view of the publication of the edict No. 1/2003 - SEIF / MEC. This qualitative research had as its methodology Oral History. Therefore, interviews were conducted aiming at the constitution of the main sources of the research, but also considered the written documents available for the writing of the historical narrative about Cecemca.

Descrição

Palavras-chave

História da Educação Matemática, Formação continuada de professores, História oral

Como citar