Análise do processo de design de marca gráfica por meio da ergonomia informacional: uma alternativa metodológica

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Data

2017-03-14

Autores

Silva, João Carlos Riccó Plácido da [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O aumento das informações ao qual o ser humano esta sendo submetido nos dias atuais, tanto no mundo real como no virtual, tem afetado o comportamento e a capacidade de assimilação das formas e das informações gráficas. A facilidade da criação de imagens gráficas, principalmente pelo emprego e a evolução da informática, que permitem interfaces intuitivas na aplicação de projetos considerados poucos eficazes. O desenvolvimento de qualquer peça gráfica deve necessariamente atender a condições de clareza e objetividade. A tese apresentada, resgata os preceitos do design e da ergonomia informacional através de um método direcionado (SILVA, 2012) que objetiva reduzir as possibilidades de um projeto gráfico mal elaborado e mal executado. O objetivo do estudo foi o de aplicar o referido, ao design gráfico, empregado especificamente no estudo e desenvolvimento de marcas gráficas. Para a comprovação e a validação de tal método, realizou-se duas oficinas, sendo uma delas de controle sem método direcionado e outra experimental com o método direcionado. Os resultados foram avaliados por especialistas da área do Design, utilizando do método DELPHI, e por usuários finais, utilizando da técnicas de diferencial semântico. As avaliações demonstraram uma diferença significativa no resultado gráfico e na percepção das peças gráficas analisadas, assim é possível confirmar e corroborar que o método direcionado é mais eficaz e deve ser levado em consideração para os profissionais da área. A tese permite uma consolidação do método científico para o avanço dos estudos na área do design gráfico.
The increase in the information to which the human is being subjected in the present day, in the real world as in the virtual, has affected the behavior and the capacity of assimilation of the forms and the graphic information. The ease of creating graphic images, mainly by the use and the evolution of the computer science, that allow intuitive interfaces in the application of projects considered few effective. The development of any graphic piece must necessarily meet conditions of clarity and objectivity. The thesis presented rescues the precepts of design and informational ergonomics through a directed method (SILVA, 2012) that aims to reduce the possibilities of poorly designed and poorly executed graphic design. The objective of the study was to apply the aforementioned, to graphic design, specifically employed in the study and development of graphic brands. For the verification and validation of this method, two workshops were carried out, one of them being a control without a directed method and another one with a directed method. The results were evaluated by Design experts, using the DELPHI method, and by end users using semantic differential techniques. The evaluations showed a significant difference in the graphical result and in the perception of the analyzed graphic pieces, so it is possible to confirm and corroborate that the directed method is more effective and must be taken into account for the professionals of the area. The thesis allows a consolidation of the scientific method for the advancement of studies in the area of graphic design.

Descrição

Palavras-chave

Design gráfico, Identidade visual, Marcas, Metodologia de projeto, Ergonomia informacional

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