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dc.contributor.advisorGobbi, Márcia Valéria Zamboni [UNESP]
dc.contributor.authorCaretti, Ana Carolina da Silva [UNESP]
dc.date.accessioned2017-06-28T17:38:59Z
dc.date.available2017-06-28T17:38:59Z
dc.date.issued2017-05-04
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/150986
dc.description.abstractA proposta desta tese é investigar, em textos da escritora portuguesa Teolinda Gersão, os ecos promovidos pela autointertextualidade e a relação destes com o discurso metaficcional. A obra de Gersão é permeada por elementos recorrentes, tanto no âmbito estrutural quanto no âmbito temático, que colaboram para a demarcação de um projeto de escrita autoconsciente em constante diálogo consigo mesma, fazendo circular imagens, formas, motivos, estratégias composicionais, e abdicando das fronteiras entre os textos. Adentramos os domínios da metaficção principalmente pelas concepções de Linda Hutcheon e Gustavo Bernardo, e da autointertextualidade pelos estudos de Maria Célia Leonel e Edward Hood. Nosso recorte privilegiou os dois Cadernos de Gersão, a saber Os guarda-chuvas cintilantes (1984) e As águas livres (2013), com vistas às relações autointertextuais destes com outras narrativas da autora, também contempladas pelas análises. Alguns dos procedimentos que conduzem à metaficção abordados nesta pesquisa são, por exemplo, a presença de imagens repetidas, como a casa, a água e o guarda-chuva, e o recurso da curadoria, lido a partir dos estudos de Luciene Azevedo (2016), em que o artista reinventa sua produção por meio das conexões interdiscursivas, apropriando-se de sua própria obra. Nosso percurso ainda procurou fazer um apanhado da prática metaficcional na narrativa portuguesa contemporânea, a fim de auxiliar, na localização panorâmica, a escrita de Teolinda.pt
dc.description.abstractThis work aims to investigate the echoes generated by the self-intertextuality and their relation with the metafictional discourse in the texts of Portuguese writer Teolinda Gersão. The work of Gersão is permeated by recurrent elements, both in the structural and thematic scopes, which contribute to delimit a project of self-conscious writing in constant dialogue with herself. Thus, images, forms, motifs and compositional strategies circulate, while the boundaries between texts are abdicated. The domains of metafiction are approached mainly through the concepts of Linda Hutcheon and Gustavo Bernardo, and those of self-intertextuality through the studies of Maria Célia Leonel and Edward Hood. This research focuses on the analysis of the two Gersão’s Cadernos, namely Os Guarda-chuvas cintilantes (1984) and As águas livres (2013), in order to establish their self-intertextual relations with other narrative works of the same author. Some of the procedures that led to the metafiction contemplated by this research are, for example, the analysis of recurrent images, such as the house, the water and the umbrella, and the curatorial resource, read through of studies of Luciene Azevedo (2016), in which the artists reinvent their production through the interdiscursive connections, enabling them to appropriate their own work. This research also sought to capture the metafictional practice in the contemporary Portuguese narrative, in order to assist in the panoramic location of Gersão's writing.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectTeolinda Gersãopt
dc.subjectOs guarda-chuvas cintilantespt
dc.subjectAs águas livrespt
dc.subjectNarrativa contemporâneapt
dc.subjectMetaficçãopt
dc.subjectAutointertextualidadept
dc.subjectContemporary narrativeen
dc.subjectMetafictionen
dc.subjectSelf-intertextualityen
dc.titleDe Narciso a Eco: metaficção e autointertextualidade em narrativas de Teolinda Gersãopt
dc.title.alternativeFrom Narcissus to Echo: metafiction and self-intertextuality in Teolinda Gersão's narrativesen
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEstudos Literários - FCLAR
unesp.knowledgeAreaLiteraturas em Língua Portuguesa
unesp.researchAreaTeorias e Crítica da Narrativa
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara
unesp.embargo18 meses após a data da defesa
dc.identifier.aleph000888229
dc.identifier.capes33004030016P0
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