História e filosofia da ciência na formação inicial de professores de física: contrastes, impressões e vivências a respeito do conceito de ciência

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-05-05

Autores

Gução, Maria Fernanda Bianco [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A educação científica é, hoje, objeto de estudo das diversas linhas de pesquisa no campo da educação para a ciência. Além de subsidiar a aprendizagem de conteúdos científicos, ela deve elucidar o conceito de ciência, seu processo e suas implicações na sociedade. A história da ciência é considerada de grande relevância como instrumento de reflexão sobre o que é ciência, de como se desenvolve e das características políticas, sociais e tecnológicas inerentes a esse processo. Assim, a formação do professor de ciências deve possibilitar uma base sólida de conteúdos específicos, bem como da natureza da ciência. Considerando essas leituras, tomamos a educação científica na formação inicial como objeto de estudo, levando em consideração a importância do entendimento sobre a ciência para o aluno e também sobre a sua própria formação nesse contexto. Desenvolvemos uma investigação com alunos de graduação em Física, a fim de descrever a sua compreensão e seu papel a respeito da ciência, considerando a sua formação. Tomamos por base a ideia de que o conceito de ciência deve ser entendido a partir da reflexão sobre conceitos e episódios históricos, apresentando controvérsias e discussões sobre o processo de se abandonar ou defender uma teoria. A metodologia de análise utilizada foi a fenomenologia de Merleau-Ponty. Escolhemos o exemplo histórico de Galileu para o debate do conceito de movimento e consideramos como um bom instrumento para incitar a reflexão sobre o desenvolvimento do conhecimento científico. Salientamos que outros momentos e outros conceitos podem ser usados da mesma forma. Por meio da descrição do mundo vivido pelos estudantes, buscamos conhecer a concepção de ciência do licenciando e o papel da educação científica dentro desse contexto. O olhar fenomenológico nos levou a concluir que as formas de expressão e os discursos são carregados de ambiguidade, opacidade e contradições. Assim, apresentamos a descrição de temas que permeiam a concepção de ciência e do papel da formação que os estudantes expressam.
Scientific education is, today, the object of study of several lines of research in the field of education for science. Besides subsidizing the learning of scientific contents, it should elucidate the concept of science, its process and its implications in society. The history of science is considered of great relevance as an instrument for reflection on what science is, how it develops, and the political and technological characteristics inherent in this process. Thus, the formation of the science teacher should provide a solid basis for specific contents as well as the nature of science. Considering these readings, we take scientific education in initial formation as an object of study, considering the importance of understanding about science for the student and also about their own formation in that context. We develop research with undergraduate students in Physics to describe their understanding of science and its role in it, considering its formation. We take the idea that the concept of science must be reflected from the discussion of historical concepts and episodes, presenting controversies and discussions about the process of abandoning or defending a theory. The methodology of analysis used was the phenomenology of Merleau-Ponty. We chose the historical example of Galileo for the discussion of the concept of movement and consider it as a good instrument to stimulate reflection on the development of scientific knowledge. We point out that other moments and other concepts can be used in the same way. Through the description of the world lived by the students, we sought to know the conception of science of the graduating and the role of scientific education within that context. The phenomenological view has led us to conclude that the forms of expression and the discourses are loaded with ambiguity, opacity and contradictions. Thus, we present the description of themes that permeate the conception of science and the role of the formation that the students express.

Descrição

Palavras-chave

História e filosofia da ciência, Educação científica, Fenomenologia

Como citar