As redes de conhecimento de documentários online: uma análise do The New York Times na plataforma Twitter

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Data

2017-05-18

Autores

Penteado, Julia Dantas de Oliveira [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Desde o seu surgimento, o documentário sempre esteve vinculado à formação de conhecimento cidadão. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o potencial do documentário na internet para a construção do conhecimento em rede. Para isso, foi utilizada a abordagem do conhecimento conectivista, teoria de aprendizagem contemporânea que considera formação de redes como fundamental para o processo de formação do conhecimento. Para efetuar a análise, foi realizado um estudo de caso múltiplo, de caráter analítico, de três documentários publicados no portal do The New York Times e respectivas redes geradas na plataforma Twitter, selecionados pela diversidade temática e pela quantidade de posts coletados. O estudo de caso adotou uma abordagem mista, por meio de uma análise fílmica e de redes sociais de cada um dos documentários, com o objetivo de estabelecer possíveis relações entre os temas abordados e as redes de conhecimento que foram coletadas. Ao fim da pesquisa, são oferecidas contribuições para a discussão sobre a relação entre o documentário e as redes de conhecimento do Twitter, por meio de um diálogo entre os resultados do estudo de caso e questões atuais no campo do jornalismo.
Documentary is linked to knowledge formation of citizens since its emergence. This research aimed to analyze the potential of online documentary for the networked knowledge formation. In order to that, it was applied the connectivist knowledge approach, a contemporary learning theory that considers network formation fundamental for the knowledge formation process. A multiple and analytical case study was held of three documentaries published in the The New York Times website and their networks on Twitter, selected by the diversity of the subjects and amount of collected posts. The study methods present a mixed approached, with a filmic analysis and a social network analysis of each of the three documentaries, in order to establish possible relationships between its subjects and collected networks. At the end of the research, we offer contributions for the discussion on the relationship between documentary and Twitter knowledge networks, relating the case study results with contemporary topics in the journalism field.

Descrição

Palavras-chave

Documentário, Documentário online, Análise de redes sociais, The New York Times, Conectivismo, Documentary, Online documentary, Social network analysis, Connectivism

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