Avaliação do uso de índices de qualidade de água e bioindicadores: zooplâncton e fitoplâncton, em um programa de monitoramento dos Reservatórios em Cascata no rio Paranapanema (SP/PR - Brasil)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-05-15

Autores

Pomari, Juliana [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A construção de barragens modifica rios em sistemas ecológicos complexos. Esses novos ambientes são expostos a múltiplos usos e integrados a um sistema de geração complexo que, ao mesmo tempo que fornece uma fonte de energia relativamente limpa e renovável, causa grandes mudanças socioambientais e interfere na estrutura e funcionamento ecológico das bacias hidrográficas (Tundisi et al. , 1993; Tundisi e Matsumura-Tundisi, 2003, Nogueira et al., 2006, Agostinho et al., 2007, Nogueira et al., 2012). O rio Paranapanema é um dos principais afluentes do rio Paraná (bacia do Prata), localizado entre as coordenadas 22 ° - 26 ° S e 47 ° - 54 ° W, no limite tropical / subtropical (Sudeste / Sul do Brasil). O rio está sob jurisdição federal porque é a fronteira natural entre os estados do Paraná e São Paulo, com um comprimento de 929 km. O rio é conhecido por sua "boa qualidade da água" e pela apresentação de onze usinas hidrelétricas, que foram construídas ao longo do curso principal do rio. Em 2011, um programa de monitoramento sistemático, físico, químico e biótico (Phytoplancton e coliformes termotolerantes) começou em oito reservatórios do sistema de cascata do rio Paranapanema (Jurumirim, Chavantes, Salto Grande, Canoas II, Canoas I, Capivara, Taquaruçu e Rosana). Esta iniciativa resultou de uma parceria entre a empresa responsável pela geração de energia hidrelétrica e pesquisadores da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Com o objetivo de explorar profundamente os resultados do monitoramento e usar o conhecimento acadêmico sobre a complexidade desses ecossistemas para melhorar os protocolos técnicos do Programa de Monitoramento, em 2013 propusemos o desenvolvimento desta Tese de doutorado.
O presente estudo tem como objetivo identificar padrões limnológicos na cascata de reservatórios do rio Paranapanema como um sistema, baseado nas características morfométricas, tipo de operação, tempo de retenção de água, variáveis físicas, químicas e biológicas, além do estado trófico, para fins de manejo. O rio Paranapanema é um dos principais afluentes do Alto Rio Paraná (Bacia do Prata) e é a fronteira natural entre os Estados do Paraná e São Paulo, no sul do Brasil. O estudo foi realizado em oito reservatórios, Jurumirim (JR), Chavantes (CH), Salto Grande (SG), Canoas II (CII), Canoas I (CI), Capivara (CP), Taquaruçu (TQ) e Rosana (RS), dispostos em cascata. Foram amostrados um total de 37 estações em dois períodos (seca e chuva). As seguintes variáveis limnológicas e de qualidade da água foram analisadas: transparência da água, profundidade, temperatura, pH, condutividade, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, sólidos totais, sólidos suspensos, nitrogênio total, fósforo total, clorofila a e coliformes termotolerantes. Além disso, foi calculado o índice de estado trófico para reservatórios tropicais/subtropicais, o tempo de retenção de água e algumas características morfométricas importantes de cada reservatório. As análises dos dados focaram variações espaciais (dimensões longitudinal e vertical) e sazonais (verão tardio - úmido e final da primavera). O tipo de operação do reservatório (acumulação ou fio d´água) é um fator importante que influencia a estrutura limnológica e o funcionamento dos mesmos. Podemos concluir que a influência da intensificação do uso da terra nos trechos médios do rio Paranapanema é determinante e comparável à influência do represamento do rio.

Descrição

Palavras-chave

Sistemas de reservatórios em cascata, Índices de qualidade de água, Zooplâncton, Estado trófico

Como citar