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dc.contributor.advisorMagnoni, Maria da Graça Mello [UNESP]
dc.contributor.authorMattosinho, Lucas Sá [UNESP]
dc.date.accessioned2017-07-26T16:33:52Z
dc.date.available2017-07-26T16:33:52Z
dc.date.issued2017-05-22
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/151196
dc.description.abstractO desenvolvimento tecnológico operado pelo capitalismo contemporâneo vem causando transformações profundas na ordem do capital de modo que inúmeros pensadores sugerem que entramos numa nova organização societária que tem como base material e simbólica, a informação. Segundo esse esteio teórico, a educação tradicional, baseada na transmissão de conhecimentos pela figura do professor se tornou obsoleta diante do mar de informações disponíveis em rede, necessitando ser substituída por um modelo de competências, que visa capacitar os indivíduos para a utilização essas informações nas tarefas cotidianas. O que o discurso da sociedade da informação e do conhecimento omite, a despeito da intenção de parte de seus defensores, são as suas consequências político-ideológicas, que convergem para as teses que apregoam o “fim da história”, ao retirar do horizonte, as perspectivas de uma transformação radical da sociedade. O presente trabalho se dedica a desmitificar os discursos tecnológicos contemporâneos e suas consequências para a educação pública, à luz da filosofia marxista da tecnologia, tomando como objeto o Curso de Formação de Professores da Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo.pt
dc.description.abstractTechnological development operated by the contemporary capitalism is causing profound changes in the order of capital so that many thinkers suggest that we enter a new corporate structure that has as base material and symbolic information. According to this theoretical underpinning, traditional education, based on the transmission of knowledge by the teacher figure became obsolete before the sea of information available on the network and needs to be replaced by a competency model, which aims to empower individuals to use this information in everyday tasks. What the discourse of the information society neglects, despite the intention of part of its supporters are their political and ideological consequences that converge on the thesis that proclaim the "end of history" by removing the horizon, the prospects for a radical transformation of society. This work is dedicated to demystify contemporary technological discourse and its consequences for public education in the light of Marxist philosophy of technology, taking as object the Teacher Training Course of the Secretariat of the State of São Paulo Education.en
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectTecnologiapt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectDialéticapt
dc.subjectSociedade da informaçãopt
dc.subjectSociedade do conhecimentopt
dc.subjectMarxismopt
dc.subjectPedagogia histórico-críticapt
dc.titleFormação x informação: a ideologia da sociedade do conhecimento e suas consequências no ensino público paulistapt
dc.title.alternativeTraining x information: the ideology of the information society and its consequences in public education in the State of São Pauloen
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramMídia e Tecnologia (mestrado profissional) - FAAC
unesp.knowledgeAreaInformação, Tecnologia e Conhecimento
unesp.researchAreaGestão Midiática e Tecnológica
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Bauru
unesp.embargoOnline
dc.identifier.aleph000889500
dc.identifier.capes33004056088P9
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