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dc.contributor.advisorTeixeira, Paulo Eduardo [UNESP]
dc.contributor.authorOliveira, Frederico Salomé de [UNESP]
dc.date.accessioned2017-08-14T14:32:46Z
dc.date.available2017-08-14T14:32:46Z
dc.date.issued2017-07-25
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/151308
dc.description.abstractEssa tese discute as realizações culturais e práticas religiosas dos antigos moradores do povoado Canela, especialmente durante os festejos ao Divino Espírito Santo, como lugares de memória que se transformam de acordo com as influências da Igreja e imposições da urbanidade, desencadeando novas formas de manifestação da fé e mudanças nas tradições, costumes, valores, modo de vida e identidade da comunidade. Pelo estudo das interpretações em cultura e religiosidade, essas expressões e representações são densamente descritas, tendo como referências as marcas discursivas textuais – orais e imagéticas – dessa comunidade ribeirinha transferida para a cidade de Palmas quando seu território foi submerso para formação da represa da Usina Hidrelétrica de Lajeado, no Tocantins. A pesquisa etnográfica, com aporte teórico-metodológico da antropologia visual, se baseou na abordagem direta e observação participante. Os dados foram descritos e interpretados a partir do material coletado em levantamento documental, entrevistas, relatos de vida, registros fotográficos e gravações audiovisuais. Justapondo narrativas da memória e história às observações registradas e ao material produzido durante a Festa do Divino no ano de 2010, as interpretações possibilitaram estabelecer a tese de que a religiosidade popular praticada pela comunidade Canela se caracteriza pela marginalidade resistente às imposições da Igreja e da sociedade, ampliando suas práticas de devoção ao santo às manifestações de afetividade familiar e ao resgate e manutenção das memórias do passado, constituindo-se como Catolicismo Marginal.pt
dc.description.abstractThis thesis presents the cultural activities and religious practice of the Canela settlement native people, most specifically those carried out during the Holy Ghost festivities, like memory places that undergo change in response to the influence of the Church and the demands of urban life, in a chain of events that bring about new ways of manifesting their faith as well as other collateral changes to tradition, habits, values, way of living and the common identity of the community. Through a thorough examination of interpretations of culture and religiosity, those expressions and representations are heavily described, keeping as a reference the textual discursive marks – either oral and imagistic – of this riverside community, forcefully transferred to the city of Palmas when their homeland was drowned due to the implementation of Lajeado Hydroelectric Power Plant, in the Brazilian state of Tocantins. Etnographic research, corroborated by theoretical and methodological input from visual anthropology, was based on straightforward approaches and participative observation. Data have been described and interpreted from what has been collected during documental assessments, interviews, life story telling, photo records and audiovisual recordings. When narratives of memory and history are put side by side with the observations and other material produced during the Holy Ghost Festivity of 2010, one shall posit the popular religiosity practiced by the Canela community is deeply marked by traits of marginalization, mostly due to their resistance against the demands of both Church and general society, in a process that ends up to broaden this people’s practices of devotion to the saint, as to englobe familial affection and their effort to rescue and maintain memories from the past, thus constituting a Marginal Catholicism.en
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectModernidade e urbanizaçãopt
dc.subjectMemória simbólicapt
dc.subjectAutotomia culturalpt
dc.subjectReligiosidade popularpt
dc.subjectCatolicismo marginalpt
dc.subjectModernity and urbanizationen
dc.subjectSimbolic memoryen
dc.subjectCultural autotomyen
dc.subjectPopular religiosityen
dc.subjectMarginal Catholicismen
dc.title'Aquela vida véia dali num é a vida daqui': as influências da igreja católica e as consequências da modernidade e urbanização na religiosidade dos antigos moradores do povoado Canela, em Palmas-TOpt
dc.title.alternative'That old life from there ain't the life we've got here': influence of the catholic church and the impact of modernity and urbanization in the religiosity of native inhabitants of the Canela settlement, in Palmas-TO (Brazil)en
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramCiências Sociais - FFCpt
unesp.knowledgeAreaCiências sociaispt
unesp.researchAreaCultura, Identidade e Memóriapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000890356
dc.identifier.capes33004110042P8
dc.identifier.lattes9662522945914305
dc.identifier.orcid0000-0003-3246-5059
unesp.advisor.lattes9662522945914305
unesp.advisor.orcid0000-0003-3246-5059
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