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dc.contributor.advisorRamirez, José Manuel Lázaro de Ortecho [UNESP]
dc.contributor.authorCoelho, Maíra Castilhos [UNESP]
dc.date.accessioned2017-09-19T20:17:19Z
dc.date.available2017-09-19T20:17:19Z
dc.date.issued2017-07-24
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/151654
dc.description.abstractA pesquisa aqui proposta pretende refletir sobre as formas de presença do ator existentes no teatro a partir da fusão com a linguagem cinematográfica. Sob o ponto de vista do ator, foi pesquisada a nova dimensão da sua presença no palco, caracterizada pela utilização da câmara e do microfone. Para tanto, introduzimos uma breve história do teatro durante o surgimento do cinema visando contextualizar os estudos e reflexões contidos nos capítulos seguintes, nos quais serão aprofundados os avanços tecnológicos que culminaram no momento presente. Ao estudar as possibilidades do uso de recursos digitais no teatro, o foco é direcionado para as relações entre ator, câmera e projeção, visando investigar as possíveis formas de presença que vem sendo exploradas no teatro. Assim, o estudo é desenvolvido a partir das encenações: "E se elas fossem para Moscou?", de Christiane Jatahy; "King of War", de Ivo Van Hove; " Le Projet Andersen", de Robert Lepage; "The Tempest", de 4DArt; "Eraritjaritjaka", de Heiner Goebbels. A escolha dos espetáculos se deu devido a diferentes formas de captação e projeção das imagens em vídeo, que possibilitam, formas distintas de presença e de convívio entre ator-câmera-espectador. Por fim, é esperado, também, que o estudo propicie subsídios analíticos para a investigação das novas possibilidades deste “teatrodigital” e das tendências que se desanuviam em um futuro próximo de evolução tecnológica e diversificação técnica.pt
dc.description.abstractThe present research intends to reflect on actor’s types of presence in theatre from the fusion with the cinematographic language. Under the actor’s point of view, it was researched a new dimension of his presence on stage, characterized by the use of camera and microphone. To this end, the study begins with a short history of theatre during the rise of cinema so as to contextualize the studies and reflections contained in future chapters, which present technological advances culminating in the present day. In studying the possibilities of this “theatre-cinema”, the research focuses on relationships between actors, cameras, and projections, as well as investigating possible forms of presence that both cinema and theatre explore, and that enable new relations between actors and spectators to be formed. The study examines the following scenic productions: "E se elas fossem para Moscou?" by Christiane Jatahy; "King of War", by Ivo Van Hove; "Le Projet Andersen", by Robert Lepage; "The Tempest", by 4DArt; and "Eraritjaritjaka", by Heiner Goebbels. The choice of productions is based on different forms of capturing and projecting video images, which allow for distinct modes of presence and of interaction between actors, cameras, and spectators. Finally, the research also aims to supply analytic tools toward the investigation of new possibilities of this “theatre-cinema” and of tendencies that will arise in the near future, based on technological evolution and technical diversification.en
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectTeatropt
dc.subjectCinemapt
dc.subjectDigitalpt
dc.subjectEfeito de presençapt
dc.subjectPerformatividade da imagempt
dc.subjectAtorpt
dc.subjectPersonagem virtualpt
dc.subjectTheatreen
dc.subjectScenic presenceen
dc.subjectPerformativity of imageen
dc.subjectActorsen
dc.subjectVirtual charactersen
dc.titleAs múltiplas presenças do ator: novas relações e inovações em territórios cênicospt
dc.title.alternativeThe multiple presences of the actor: new relationships and innovations in scenic territoriesen
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2013/06541-3
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2015/06139-6
unesp.graduateProgramArtes - IApt
unesp.knowledgeAreaArtes Cênicaspt
unesp.researchAreaEstética e Poéticas Cênicas
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulo
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000891966
dc.identifier.capes33004013063P4
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