Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro

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  • ItemTese de doutorado
    Mineralizações auríferas em veios de quartzo na Faixa Seridó, NE do Brasil: exemplos de depósitos de ouro de fácies anfibolito em faixa móvel proterozóica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2000-04-20) Silva, Wanilson Luiz; Legrand, Jean Michel; Xavier, Roberto Perez
    A Faixa Seridó, Província Borborema, NE do Brasil, foi marcada por intensa atividade tectono-hidrotermal durante o neoproterozóico, resultando na formação de pequenos depósitos e ocorrências de ouro. Foram investigados o depósito aurífero São Francisco (DASF) e distrito aurífero São Fernando-Caicó (DSC) que são constituídos por mineralizações em veios de quartzo e integram o grupo de depósitos de médio-alto grau metamórfico. O DASF está alojado em micaxistos (Formação Seridó) e o DSC, em rochas derivadas de biotita gnaisses (Formação Jucurutu) e metagranodioritos/metatonalitos (rochas do embasamento). A fase de deformação mais importante foi D2 e gerou, progressivamente, as foliações S2, S3 e S4, que foram envolvidas em uma complexa evolução tectono-cinemática. Os veios mineralizados são quartzosos, podendo conter quantidade significativa de granada almandina e/ou silimanita, e ocorrem confinados especialmente em zonas de cisalhamento sin-S3 (médio-alto ângulo). A interação fluido-rocha foi bastante significativa e a petrografia, geoquímica e balanço de massa indicam mudanças químico-mineralógicas marcantes nas rochas encaixantes das mineralizações. No DASF, micaxistos da zona da granada evoluíram para as zonas da cordierita-andaluzita e silimanita-muscovita (encaixante do minério), mediante imobilidade/baixa mobilidade do Al2O3, TiO2, e FeOT. Elementos como o CaO, Na2O, K2O e LOI foram bastante mobilizados. No DSC, biotita gnaisses evoluíram para micaxistos (biotita, muscovita, granada, estaurolita, silimanita ± andaluzita; encaixantes do minério), quartzitos (muscovita ± silimanita) e gnaisses cálcicos (biotita, Ca-Fe-anfibólio, granada), mediante baixa mobilidade do Al2O3 e K2O, e mobilidade expressiva do FeOT , MgO, TiO2, CaO e Na2O. Ainda no DSC, metagranodioritos evoluíram para muscovita (± silimanita) xistos (encaixantes do minério), silimanita quartzitos e gnaisses cálcicos, mediante baixa mobilidade do Al2O3, K2O e SiO2, e elevada mobilidade do FeOT, MgO, CaO e Na2O. Os processos hidrotermais foram sincrônicos às mineralizações e marcados pelo remanejamento das espécies químicas dentro do sistema. A geotermobarometria químico-mineral computou um intervalo de 2,7 a 4,5 kbares e 560º a 630º C, relativo ao evento hidrotermal/mineralizante. Valores nos intervalos de 8 a 8,4 kbares/600° a 620º C foram calculados em setores do DSC e possivelmente estão ligados a uma fase de cavalgamento (S2) pré-mineralização. As inclusões fluidas em veios de quartzo auríferos e estéreis revelam que o fluido mais antigo que circulou no ambiente era aquo-carbônico (± N2-CH4; Xco2 <= 0,35) e de baixa salinidade (< 8% em peso de NaCI). O fluido evoluiu para aquoso com salinidade variada, a qual foi resultante da interação fluido-rocha durante o hidrotermalismo. Os fluidos mineralizantes foram os aquo-carbônicos e a geoquímica de isótopos de oxigênio mostra que há diferenças entre os veios de quartzo auríferos (δ18O ~ 11,6 a 12,8 %o) e estéreis (δ18O ~ 13,2 a 15,1 %o), sugerindo a possível interação de dois fluidos distintos dentro do sistema hidrotermal. Na mineralização primária, o ouro pode ocorrer livre nos veios (também na encaixante), associado com pequena quantidade de sulfetos (Fe ± Cu), ou ainda associado com óxidos de Fe-Ti. Um estágio desta mineralização é muito rico em sulfetos (Fe ± Cu ± Pb), no qual diminui bastante a concentração do Au. As análises geoquímicas revelam a associação Au ± Cu ± Bi ± As, como sendo comum a todas as mineralizações investigadas. A associação Au + Cu ± Pb coloca as mineralizações em veios da Faixa Seridó em uma situação diferenciada, quando comparada aos depósitos da classe, marcados geralmente por baixo enriquecimento em metais básicos. Balanços de massa sugerem que o ouro pode ter origem extrínseca e deve ter sido transportado dominantemente como complexos clorados. Fatores como interação fluido-rocha, mistura e imiscibilidade de fluidos devem ter contribuído para a sua precipitação.
  • ItemDissertação de mestrado
    Síntese e caracterização de compósitos de óxido de grafeno para remoção de corantes orgânicos e purificação de água
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-14) Marques, Paulo Henrique Colli; de Vicente, Fábio Simões [UNESP]
    A disponibilidade de água, assim como outros problemas ambientais, é algo que a humanidade enfrenta devido à poluição e ao rápido crescimento urbano e industrial. Para contornar esse problema técnicas são empregadas, como dessalinização, osmose reversa, etc. Uma alternativa é o emprego de novos materiais, como o grafeno e o óxido de grafeno, que frente aos materiais convencionais possuem características químicas e físicas únicas, permitindo a captura de moléculas orgânicas e até mesmo alguns tipos de metais pesados em sua superfície. O óxido de grafeno (OG) pode ser obtido de diversas formas, como através da pirólise de ácido cítrico (AC) em atmosfera inerte ou não inerte. Assim, recobrindo areia com esse material é obtido um compósito areia-OG, com capacidade de remoção de corante orgânico como a Rodamina 6G (R6G) da água por processo de filtração. Neste trabalho foram preparados compósitos areia-OG (AOG) a partir da pirólise de ácido cítrico em forno convencional. Para estudo da eficiência do compósito AOG na remoção de corante R6G da água, parâmetros como temperatura e tempo de pirólise, razão das massas de ácido cítrico e areia, foram avaliados. Resultados de filtragem mostraram que o compósito areia-OG obtido a 300 ºC/2h, com razão areia/AC de 3% apresentou eficiência de remoção de 99 % para até 40 ml de solução de R6G 20 μM filtrada, usando 1,0 g de compósito, com capacidade de remoção, q, de até 0,40 mg/g (fluxo de 1,0 ml/min.cm2). Para aplicação prática o compósito é capaz de remover aproximadamente 0,4 g de R6G de 1,0 litro de água utilizando 1,0 kg de compósito. Os estudos do compósito foram desenvolvidos pelo método de filtragem através do processo de fluxo por uma coluna vertical de compósito e também por imersão do compósito na solução (contato), identificando a eficiência de remoção, capacidade de remoção e fazendo o uso do modelo de adsorção de primeira ordem de Lagergren para o método de imersão.
  • ItemDissertação de mestrado
    DynaSchema: uma biblioteca para evolução de banco de dados relacional para o domínio de software autoadaptativo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-27) Campos, Gabriel Nagassaki; Affonso, Frank José [UNESP]
    Vários problemas podem surgir quando a adaptação de software é realizada de maneira manual, principalmente com relação à inserção involuntária de incertezas por parte dos desenvolvedores. Portanto, a adaptação manual é um tipo de atividade propensa a erros que pode consumir muito tempo, esforço e dinheiro. Nesse contexto, o Software Autoadaptativo (em inglês, Self-adaptive Software - SaS) é um tipo especial de sistema de software que é capaz de se modificar em tempo de execução para lidar com as mudanças no seu ambiente operacional. De acordo com essa característica, o SaS pode ser adotado com uma solução para lidar com a automação da adaptação de software ao mesmo tempo que minimiza o envolvimento dos desenvolvedores. Na literatura científica podem ser encontrados vários exemplos de SaS relacionados com diferentes domínios de software, porém os tipos de SaS associados com a persistência de dados ainda são pouco investigados. Tais tipos de SaS abordam um cenário de execução em que os ciclos de autoadaptação estrutural do sistema quebram a compatibilidade com o esquema de banco de dados que foi estabelecido na etapa de projeto. Tendo em vista esse problema, foi conduzido um mapeamento sistemático da literatura (em inglês, Systematic Mapping Study - SMS) para estabelecer um panorama abrangente sobre a evolução do esquema de dados no domínio de SaS. A partir dos resultados desse SMS, foram levantadas as evidências sobre a importância desse tema de pesquisa, porém não aplicadas de maneira direta no domínio de SaS. Assim, o principal objetivo deste projeto de mestrado acadêmico é contribuir com a área de SaS através da proposição da biblioteca DynaSchema, que consiste em uma nova solução para lidar com a evolução do esquema de dados nesse domínio de software. Em síntese, essa solução atua como uma camada intermediária entre o SaS e seu banco de dados relacional, permitindo que o SaS possa adaptar seu esquema de dados ao mesmo tempo que a biblioteca gerencia as mudanças necessárias no banco de dados. Além disso, vale destacar que o SMS conduzido nesta dissertação de mestrado pode ser utilizado como um norte para o desenvolvimento de soluções que lidam com a evolução do esquema de dados. Por fim, foi elaborado um estudo de caso para avaliar a biblioteca DynaSchema, onde foram explorados cenários de adaptação que lidam com a evolução do esquema de dados do SaS.
  • ItemDissertação de mestrado
    Agrupamento e agregação de medidas objetivas para ranqueamento de regras em classificadores associativos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-27) Dall'Agnol, Maicon; Carvalho, Veronica Oliveira de [UNESP]
    Em diversos problemas é interessante o uso de algoritmos inerentemente interpretáveis, uma vez que facilita o entendimento do conhecimento obtido e das predições realizadas. Dentre estes algoritmos encontram-se os classificadores associativos (CAs). Os mesmos mesclam as tarefas de associação e classificação e são, portanto, induzidos em etapas. No que se refere a etapa de ordenação, a mesma é, em geral, realizada via o uso de medidas objetivas (MOs), utilizadas, entre outros propósitos, para ranquear as regras pelo seu grau de importância. Em geral, o método CSC (Confiança, Suporte, Cardinalidade) é o utilizado para se ordenar as regras, tendo como base as MOs padrão de regras de associação. Contudo, ao longo dos anos inúmeras MOs foram propostas, visando superar limitações de algumas das medidas até então existentes. Este grande número de MOs gerou um problema secundário, uma vez que não existe uma medida que seja adequada a todas as explorações. Neste contexto, novas propostas surgiram visando modificar a etapa de ranqueamento dos CAs, seja por meio: (i) de novas medidas e/ou medidas já existentes em outros contextos, mas aplicadas nesta etapa de maneira singular; (ii) da união (agregação) de medidas existentes de maneira a usá-las simultaneamente. A estratégia (ii), adotada neste trabalho, traz a vantagem de diminuir a necessidade da escolha de uma só medida, considerando também diferentes aspectos (semântica) para a ordenação das regras. Trabalhos recentes nesta linha vêm sendo propostos, os quais têm apresentado resultados promissores. Contudo, os mesmos apresentam problemas em relação ao desempenho e/ou a interpretabilidade dos modelos gerados. Em todos eles é possível verificar uma relação inversa entre desempenho e interpretabilidade, i.e., quando o desempenho do modelo é alto, a interpretabilidade é baixa (e vice-versa). Diante do exposto, este trabalho apresenta um método de ranqueamento via agregação de MOs, denominado AC.Rankₐ a ser incorporado a fluxos de indução de CAs, visando a obtenção de modelos que apresentem um melhor equilíbrio entre desempenho e interpretabilidade. Para que o AC.Rankₐ funcione, o mesmo deve ser instanciado com um conjunto de MOs e um método de agregação. Os conjuntos de MOs explorados foram tanto extraídos da literatura quanto propostos neste trabalho. Já os métodos de agregação foram extraídos tanto de abordagens de agregação de rankings como de análise de decisão multicritérios. O método proposto foi avaliado em diversos fluxos de indução de CAs em relação a desempenho, medido via F1-Macro, e interpretabilidade, medida via tamanho do modelo. A análise foi realizada comparando-se diversos fluxos de indução quando o ranqueamento acontece via CSC (baseline) e via AC.Rankₐ. Os resultados obtidos demonstram que o AC.Rankₐ consegue manter o desempenho dos modelos, porém com uma melhor interpretabilidade, diferentemente dos trabalhos da literatura.
  • ItemTese de doutorado
    Espaço formativo online: aspectos da prática pedagógica dialogados por uma comunidade de professores de matemática de Rondônia durante a pandemia da Covid-19
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-22) Milani, Samanta Margarida; Silva, Ricardo Scucuglia Rodrigues da [UNESP]
    As mudanças que ocorrem no âmbito educacional, geralmente, são lentas, gradativas e conflituosas. Contradizendo essa afirmação, a pandemia da Covid-19 impulsionou, repentinamente, modificações nas instituições educativas. Esse fato desencadeou a pergunta desta tese, formulada do seguinte modo: quais aspectos da prática pedagógica são dialogados por uma comunidade de professores de Matemática em um espaço formativo online, durante a pandemia da Covid-19? O objetivo geral foi o de elucidar aspectos da prática pedagógica dialogados por uma comunidade de professores de Matemática, constituída como comunidade de prática, durante o compartilhamento e o planejamento de atividades para o ensino remoto em um espaço formativo online. A fim de identificarmos esses aspectos pedagógicos, convidamos alguns docentes que tiveram a experiência de ministrar aulas durante a pandemia, na modalidade denominada de “ensino remoto”, a participarem de um espaço formativo online, realizado entre abril e junho de 2021. Durante a realização dos encontros virtuais, visando formar uma comunidade de prática, preconizamos uma interação dialógica, balizada pela escuta e pela fala com os colaboradores, pela troca de experiências e pela partilha de conhecimentos, em uma relação horizontal (lado a lado) com a pesquisadora, que, no momento desta investigação, também atuava como professora. A metodologia de pesquisa adotada para a compreensão das mensagens produzidas esteve pautada nos pressupostos da pesquisa qualitativa, com base na abordagem participativa e interpretativa e em alguns conceitos de Análise de Conteúdo. Os dados foram constituídos a partir dos seguintes procedimentos metodológicos: questionário previamente aplicado aos professores participantes; nove encontros, todos gravados e realizados em um espaço formativo online, via Google Meet; e diário de campo dos participantes e da pesquisadora. A comunicação com os professores participantes foi realizada de modo síncrono, para planejamento e repertórios compartilhados, em um processo interativo e dialógico, e assíncrono (via WhatsApp, e-mail, telefone e Google Classroom), para informes, armazenamento e partilha dos materiais. A partir da análise dos dados, constituímos três categorias: desafios, reflexões, adequações e aprendizados da prática docente no ensino remoto; Tecnologias Digitais (TDs) e comunidade de prática: limites e possibilidades didáticos; e espaço formativo online e comunidade de prática: aspectos manifestados em uma pandemia. Os resultados mostram que as reflexões, as adequações e os aprendizados da prática docente foram influenciados pelos desafios impostos ao ensino remoto, nomeadamente pelas condições técnicas, estruturais e econômicas do período em questão e pela reação emocional de professores e estudantes ao distanciamento físico. Para mais, durante o período pandêmico, mesmo com as limitações enfrentadas, surgiram possibilidades impulsionadas pela imposição de utilizar as TDs. Embora tais possibilidades possam ter começado de forma limitada, elas abriram caminhos para a integração e a construção do conhecimento matemático. Ações formativas afins às comunidades de prática são cada vez mais necessárias na Educação, especialmente na Educação Matemática. Boas práticas devem ser compartilhadas para possibilitar que mais professores tenham acesso a ações exitosas, com contribuições para o ensino e a aprendizagem. Por isso, defendemos que comunidades de prática, no contexto educacional, é essencial para mobilizar o compartilhamento de experiências pedagógicas e para inspirar e apoiar professores em sua jornada de trabalho. Além disso, os dados apresentados mostraram que os docentes — aqueles que estão nas universidades e nas escolas — têm tanto a escutar quanto a dizer. Eles necessitam de uma formação que seja pensada com base em seus anseios, desafios e realidades. Propõe-se, assim, uma formação construída com eles, e não para eles.
  • ItemDissertação de mestrado
    A resistência feminina nos assentamentos de Araras (SP): perspectivas geográficas feministas pelas lentes da geo-foto-grafia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-06) Tiburcio, Isabella Pizarro; Castro, Bernadete Aparecida Caprioglio de [UNESP]
    Historicamente relegadas à subordinação do homem, na constituição das sociedades patriarcais, restou às mulheres a desvalorização. No contexto rural brasileiro, o apagamento de suas narrativas é ainda mais acentuado. A ciência geográfica, por sua vez, com bases masculinas, eurocêntricas e brancas, acaba por universalizar a experiência dos sujeitos no mundo, levando ao esquecimento quem não compartilha dessa identidade neutralizante. Isso posto, indo na contramão desses processos, a presente pesquisa tem como objetivo visibilizar a luta e resistência das mulheres assentadas no contexto rural brasileiro - bem como os espaços que produzem na luta pela terra. O trabalho caminha por um entrelace da geografia com toda a potência difusora, documental, artística e, ao mesmo tempo, de denúncia da fotografia. E é através das lentes das geo-foto-grafias, que aqui os olhares das geografias feministas apresentam as perspectivas das mulheres assentadas do município de Araras (SP), que participaram dessa pesquisa qualitativa. Registrando a partir de suas próprias representações o que pra elas é ser uma mulher rural, junto também de relatos dados nas entrevistas, complementando as discussões sobre as relações de poder que existem e ainda se mantêm no campo. Visando divulgar essas perspectivas de luta, vida, trabalho e cuidado, em prol de seu reconhecimento.
  • ItemTese de doutorado
    Aprendizagem expansiva na produção de vídeos matemáticos digitais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-23) Costa, Rosicácia Florêncio; Borba, Marcelo de Carvalho [UNESP]
    A pesquisa teve como objetivo compreender como se desenvolvem os Miniciclones de Aprendizagem Expansiva (M.A.E) com as Tecnologias Digitais utilizadas na produção de vídeos matemáticos, elaborados por alunos do Ensino Médio, na disciplina de Matemática, da Escola Estadual Oscar Soares, Juara-MT. Esse objetivo já estava delimitado quando fomos assolados pelo cenário pandêmico ocasionado pelo vírus SARS-COV-2, no qual as relações do ensino e da aprendizagem enfrentaram diversos desafios e intensificaram a desigualdade social. Diante desse cenário, a produção de vídeos se apresentou como forma de propiciar a construção do conhecimento matemático muitas vezes como protagonista. Metodologicamente, optei pela pesquisa qualitativa, pois envolve a produção de dados descritivos, enfatizando o processo, não somente o produto e se preocupa em retratar, tanto a minha perspectiva como pesquisadora, como a dos participantes da pesquisa. Para organizar e sistematizar todo o material produzido no cenário de investigação, utilizei a Teoria Enraizada (TE). Nessa abordagem, o pesquisador tem a possibilidade de construir ou ampliar uma teoria a partir do desenvolvimento de conceitos, categorias, propriedades e dimensões encontradas durante a análise dos dados. As categorias que emergiram da Teoria Enraizada foram analisadas à luz da teórica dos Miniciclones de Aprendizagens Expansivas em diálogo com as ideias discutidas na Teoria da Atividade e no Sistema Seres-Humanos-Com-Mídias. Os M.A.E favoreceram as compreensões dos movimentos expansivos que ocorreram durante a produção dos vídeos digitais matemáticos, enquanto se constituíam os Sistemas Seres-Humanos-Com-Mídias. Para tanto, os dados foram produzidos durante as palestras e oficinas de produção de vídeos com sessenta e dois alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio, da escola Estadual Oscar Soares, seguindo a abordagem metodológica Experimental-Com-Tecnologias. Todas as etapas das palestras e das oficinas foram acompanhadas por meio da observação participante, aplicação de questionários, entrevistas, diálogos em chat produzidos em Ambiente Virtual de Aprendizagem (Google Sala de Aula). Esta pesquisa teve como foco principal de análise os processos de produção dos vídeos digitais matemáticos, destacando-se os movimentos ocorridos nos sistemas de atividade. Os resultados indicam que o poder de ação das mídias trouxe para o sistema tranquilidade, curiosidade, questionamentos, hipóteses, criatividade, entre outras ações, movimentando o sistema de atividade, com isso, proporcionando ao aluno interesse pela Matemática e consequente pelo aprendizado. Ao contextualizar a matemática para a produção do vídeo, trouxe para o sistema negociações e convergências de ideias, posicionamento crítico, modificações das práticas usuais, autonomia, criatividade, entre outras. Essas ações possibilitaram, não somente a contextualização da matemática, mas também uma contextualização social, cultural, ambiental e histórica desses conhecimentos aplicados na produção dos vídeos. A produção dos vídeos perpassa pelo comprometimento com a formação de alunos críticos, que se tornam capazes de fazer uso do conhecimento produzido em prol de uma sociedade mais igualitária e democrática, possibilitando transformações sociais.
  • ItemTese de doutorado
    O pensar álgebrico: uma perspectiva fenomenológica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-08) Bortolete, Juliano Cavalcante; Bicudo, Maria Aparecida Viggiani [UNESP]
    Nesta tese de doutorado, o autor buscou, trilhando um percurso fenomenológico inspirado em Husserl, compreender a questão fundamental de como a Álgebra se desvela em seus modos de ser. O estudo situa a Álgebra no contexto da Matemática, destacando sua inter-relação com outras áreas dessa ciência. A tese se desenvolveu em seis seções, explorando a fenomenologia, a crise nas ciências europeias, a presença da Álgebra na BNCC, a abordagem de Freudenthal sobre a Álgebra, a simbolização da Álgebra ao longo da história, e, finalmente, a teoria das multiplicidades sob a perspectiva husserliana. Nesta teoria, a Álgebra é concebida como uma área da Matemática a qual dá conta de mencionar generalidades, ao definir axiomaticamente seus objetos, que abarcam as idealidades e, portanto, aqueles objetos do pensar que são livres de qualquer posição de fato. Por fim, a tese enfatiza a necessidade de compreender a Álgebra para além de sua instrumentalização, buscando desvelar suas propriedades e sua presença na evolução do pensamento matemático.
  • ItemDissertação de mestrado
    Segmentação semântica de imagens com BPCAPooling: uma abordagem baseada em aprendizado profundo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-05) Silva, Lucas de Brito; Salvadeo, Denis Henrique Pinheiro [UNESP]
    A visão computacional, especialmente no âmbito de segmentação de imagens, tem promovido contribuições significativas para análises médicas avançadas, compreensão de cenas complexas, design de sistemas autônomos, entre outros domínios de possíveis aplicações. A emergência de técnicas de aprendizado profundo tem possibilitado o avanço de arquiteturas e modelos com vistas a alcançar primeiramente o estado-da-arte na segmentação de imagens. No entanto, ainda há obstáculos significativos a serem superados, particularmente a preservação simultânea da espacialidade e a manutenção de uma visão global do mapa de atributos durante o procedimento de redução de dimensionalidade inerente às camadas de pooling das redes convolucionais. Frente a esse desafio, este trabalho propõe a investigação e o desenvolvimento do método Block-based Principal Component Analysis Pooling (BPCAPooling). Diferente do método convencional Max Pooling, o BPCAPooling é um método de pooling baseado no PCA que busca não apenas preservar localmente a informação espacial das amostras, mas também manter uma visão global dos mapas de atributos enquanto reduz a dimensionalidade. Para avaliar a eficácia deste método, foi aplicado primeiramente na arquitetura de redes neurais convolucionais como a Visual Geometry Group (VGG) com 16 camadas de peso, e posteriormente estendido a arquiteturas mais complexas com o desafio de segmentação de imagens, nomeadamente as U-Nets e suas variantes. Os experimentos mostraram que, embora a aplicação do BPCAPooling em modelos de classificação não tenha superado os métodos tradicionais em termos de métricas como acurácia e loss, observaram-se diferenças visuais na comparação com os métodos de pooling convencionais. Além disso, na tarefa de segmentação semântica, o método mostrou-se como uma alternativa viável, atingindo uma pontuação de 0,3333 em Mean Intersection over Union (mIoU), acurácia de 86,77% e loss de 0,6659.
  • ItemTese de doutorado
    Methodology to determine the socioeconomic impact and ecosystem services loss caused by ravines and gullies
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-26) Kuhn, Caiubi Emanuel Souza; Reis, Fábio Augusto Gomes Vieira [UNESP]; Grathwohl, Peter; University of Tübingen
    Gullies and ravines affect human life and the environment in many countries around the world. However, few studies have evaluated the impacts of damage caused by these large linear erosions and clarified their parameters of influence. In this context, the main objectives of this thesis were to identify and systematize the economic impacts and ecosystem services caused by ravines and gullies, aiming to propose a methodology for valuation, in addition to performing an analysis on which erosions should be prioritized for remediation. The methodological path that was adopted consisted of a) a global bibliographic review carried out in the Scopus, Web of Science and Dimensions databases, where more than 120 articles from 27 countries that addressed and evaluated these different types of impacts were identified; b) an analysis of official civil defence records on the impacts of ravines and gullies in Brazil, based on data from the Brazilian Civil Defense Integrated Information System (S2ID), combined with a bibliographic review; c) an application of the valuation methodology in a case study of brownfields caused by ravines and gullies that was conducted in the city of Bauru (Brazil), considering environmental damage, such as costs related to land restoration and erosion control, destruction of infrastructure, losses economic and income losses related to property and urban property taxes; and d) an adaptation of the Tailored Improvement of Brownfield Regeneration in Europe (TIMBRE) method for the analysis and classification of areas affected by linear erosion in the city of Bauru, specifically for erosion analysis to identify priority areas for remediation. Based on the results of the global bibliographic review, the possible types of impacts that can be caused by gullies and ravines and how they can be valued can be systematized. The review also indicated that the greatest impacts are registered in South America, Africa, China and India, related to characteristics of the physical environment, extreme events and disorderly land occupation. In Brazil, civil defence data show an increasing trend in the number of disasters related to ravines and gullies in the last decade (2011-2020), totalling 76 records in this period. However, only 24 of these records contained information on the impacts caused, which added up to an estimated loss of US$54 million. The spatial distribution of disasters related to linear erosion in Brazil suggests a connection between the development of ravines and gullies and the country's agricultural frontier, especially in the North and Midwest regions, including the Cerrado and Amazon Forest biomes, where the greatest changes in land use occurred between the end of the 20th century and the beginning of the 21st century. Based on the methodological proposal that was elaborated considering the global bibliographic review, a case study was conducted in the city of Bauru, Brazil, to carry out the valuation of impacts. The analyses indicate that the total damage in the three analysed areas over two decades exceeded US$ 173 million and was mainly related to losses due to the abandonment of the area. Urban areas affected by ravines and gullies pose problems that are similar to those of brownfields, creating urban voids. Therefore, the TIMBRE method was adapted to analyse areas affected by ravines and gullies, demonstrating a correlation between erosion and urban expansion. With the proposed methodology, the Quinta da Bela Olinda area was identified as the location with the highest scores in the three classifications, being the location with the greatest potential for business development, the most attractive brownfield and the area with the highest environmental risk. This area should, therefore, be prioritized by public management for remediation. Although the implementation of the assessment is challenging due to the large number of different forms of possible impacts related to environmental, economic and social changes, based on the results of this work, it is concluded that the proposed valuation method facilitates the identification and demonstration of the damages. On the other hand, the adaptation of the Timbre Method for ravines and gullies proved to be a great tool that assisted in decision-making about which erosions should be a priority for remediation. The set of results obtained in the thesis can promote management tools for disaster management and land use management in cities, helping public managers and the community to make more assertive decisions regarding the construction of public policies for the remediation of affected areas through ravines and gullies.
  • ItemDissertação de mestrado
    Um estudo introdutório sobre o Teorema do Ponto Fixo de Banach e aplicações
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-08) Santos, Francisco José dos; Afonso, Suzete Maria Silva [UNESP]
    O Teorema do Ponto Fixo de Banach, formulado e demonstrado pelo matemático polonês Stefan Banach, estabelece condições sob as quais uma função contínua de um espaço métrico completo em si mesmo possui pelo menos um ponto fixo, ou seja, um ponto que não é movido pela função. Este trabalho é dedicado a estudar esse teorema de ponto fixo e a explorar a teoria de espaços métricos necessária ao seu entendimento, destacando a interconexão entre essa teoria, o referido teorema e suas aplicações. Temos também como objetivo apresentar a beleza e a aplicabilidade da teoria de espaços métricos a estudantes de graduação em Matemática e/ou entusiastas da área, além de destacar a relevância do teorema em várias áreas do conhecimento. Três aplicações do Teorema do Ponto Fixo de Banach são abordadas: um problema de existência de solução para uma equação não linear em R, a relação entre o teorema e o buscador do Google e a relação entre o teorema e o processo de compressão de imagens.
  • ItemTese de doutorado
    As inter-relações entre a prática docente e as tecnologias digitais no processo de ensino de Matemática na perspectiva das políticas públicas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-15) Abreu, Silvio Luis Amâncio de; Miskulin, Rosana Giaretta Sguerra [UNESP]; Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]
    A presente pesquisa objetiva evidenciar as inter-relações da Prática Docente e as Tecnologias Digitais no processo de ensino de conceitos matemáticos, considerando-se a perspectiva das Políticas Públicas. Para tanto, é desenvolvida uma investigação norteada pela questão Como, no contexto da pandemia de Covid-19, os professores que lecionam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental estão fazendo uso das Tecnologias Digitais para ensinar matemática? A pesquisa foi realizada segundo a abordagem qualitativa, utilizando-se alguns conceitos de Analise de Conteúdo. Os dados se originam de dois contextos práticos da investigação. O Primeiro Contexto traz um estudo descritivo no qual foi feito um questionário via Google Foms para professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, de escolas municipais pertencentes à Diretoria de Ensino da região de Itu/SP. Os dados oriundos do Questionário subsidiaram a elaboração de questões para a Entrevista Semiestruturada, que compôs o Segundo Contexto da pesquisa. Foram entrevistados sete professores dentre os que responderam ao Questionário e aceitaram ser entrevistados. As entrevistas foram realizadas via Google Meet. Para a análise das entrevistas foram utilizados alguns conceitos da Análise de Conteúdo, em articulação com os autores da literatura, que discutem aspectos das Tecnologias Digitais para o ensino de Matemática, Prática Docente e Políticas Públicas. Da análise resultou duas categorias: “Aspectos das Políticas Públicas na formação do professor no contexto da tecnologia e Aspectos instrumentais” e “Conceituais da prática docente no ensino de matemática com tecnologias”. Nas discussões dos dados pesquisados em contraste com o aporte teórico da pesquisa evidenciamos aspectos da utilização das Tecnologias Digitais e as inter-relações da Prática Docente e as Tecnologias Digitais no processo de ensino de Matemática, considerando-se a perspectiva das Políticas Públicas, no período da pandemia de Covid-19.
  • ItemDissertação de mestrado
    O uso adequado das terras em área de relevo cuestiforme na alta bacia do Rio Cabeça (SP)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-01-16) Bonzanini, Higor Lourenzoni; Lupinacci, Cenira Maria [UNESP]
    A problemática erosiva vinculada ao uso inadequado das terras é uma questão observada em todo o planeta. Em áreas declivosas e com solos arenosos, como o observado no interior do estado de São Paulo, o desenvolvimento de áreas degradadas a partir da geração de processos erosivos tem sido identificado por diversos autores. A área de estudo, localizada na alta bacia do Rio Cabeça, nos municípios de Corumbataí e Itirapina (SP), caracteriza-se pela presença do relevo de cuestas e de intenso processo de uso e ocupação da terra. Desta maneira, tem-se como objetivo desta pesquisa a identificação do uso adequado das terras em área rural, em ambiente de relevo cuestiforme, a fim de mitigar a origem e evolução de processos erosivos e diminuir a perda de material pedológico, podendo evitar a degradação ambiental estimulada pelo uso antrópico. Inicialmente, foi necessário o conhecimento das características naturais da área, sendo elaboradas cartas morfométricas e de compartimentos do relevo, além de coletados dados geológicos e pedológicos. Para a identificação do histórico de uso da terra, foram elaboradas cartas dos cenários de 1988, 2010 e 2022, o que permitiu constatar uma tendencia ao uso econômico das terras para pastagens e de cultivo de cana-de-açúcar, desde o cenário de 1988. Para se adquirir os dados referentes a dinâmica erosiva na bacia de estudo, foram realizados mapeamentos geomorfológicos dos cenários de 1988, 2010 e 2022, permitindo a obtenção da distribuição de feições erosivas ao longo da área de estudo. Estes dados foram analisados de forma integrada com as características morfométricas do relevo, solos e de uso da terra. A partir desta análise, foi possível identificar as áreas que naturalmente apresentam potencial erosivo, assim como aquelas em que o do uso da terra, principalmente por pastagem, permitem o desenvolvimento de feições lineares. Desta forma, terrenos com declividade variando entre 10 e 30%, e possuindo energia do relevo nas classes medianamente forte e forte, possuem concentrações de feições erosivas lineares, especialmente em áreas próximas a patamares estruturais e em média e baixa vertente. Para os solos, constatou-se que as áreas de contato entre os Neossolos Litólicos com os Argissolos Vermelho-Amarelos e dos Neossolos Litólicos com os Latossolos- Vermelhos/Nitossolos-Vermelhos possuem maior suscetibilidade a ocorrência de processos erosivos. Os voçorocamentos ocorrem principalmente nos Argissolos, em contato com os Neossolos. As feições erosivas se concentram tanto nas áreas de concavidade como de convexidade. Desta maneira, com a análise destas variáveis, estabeleceu-se as duas propostas de capacidade de uso das terras adaptadas para a área de estudo. A proposta viável, de menor complexidade, se demonstrou eficaz em proteger terrenos com potencial de geração de processos erosivos. No entanto, constatou-se que a proposta ideal, de maior complexidade de elaboração, se sobressai a proposta viável por apresentar maior proteção as vertentes e diminuir significativamente as áreas indicadas para cultura anual, com acréscimo as áreas a serem ocupadas por cultura permanente, que confere maior proteção aos terrenos.
  • ItemTese de doutorado
    Análise morfométrica como subsídio à avaliação da influência tectônica no rejuvenescimento topográfico na bacia do Rio Prata, borda ocidental norte da Bacia Sedimentar do Paraná
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-14) Martins, Silvio Pimentel; Conceição, Fabiano Tomazini da [UNESP]; Lupinacci, Cenira Maria [UNESP]
    Abordagens morfométricas adotadas em estudos em ambientes de domínio intraplaca, como a intraplaca brasileira, caracterizados por baixa amplitude tectônica, têm evidenciado a natureza transiente ou o rejuvenescimento destas paisagens, cujo desequilíbrio tem sido comumente associado a variações climáticas e/ou litológicas. No entanto, a influência da tectônica de baixa magnitude no desenvolvimento dos relevos nesses ambientes ainda é pouco compreendida. O objetivo deste estudo foi investigar a geomorfologia de uma porção da borda ocidental norte da Bacia Sedimentar do Paraná com o intuito de reconhecer evidências de influência tectônica. Métricas topográficas, como a análise do perfil longitudinal da drenagem, têm sido eficazes na identificação de perturbações tectônicas, mesmo em regiões intraplaca. A metodologia empregada fundamentou-se na análise integrada de métricas topográficas, tais como perfis longitudinais de drenagem, knickpoints e o índice de inclinação do canal (ksn), juntamente com propriedades morfométricas adequadas para identificação de indicadores tectônicos, incluindo lineamentos morfoestruturais, assimetria de bacia de drenagem, análise do padrão e anomalias de drenagem. A análise dos perfis longitudinais e métricas derivadas revelou uma maior incidência de knickpoints de slope break e vertical step, juntamente com valores mais elevados de ksn nas transições entre as áreas elevadas e rebaixadas. Esses indicadores corroboram a hipótese de influência tectônica no desenvolvimento da paisagem e evidenciam o estado transiente da área de estudo. O mapeamento dos lineamentos morfoestruturais mostrou direções principais N70-80E e N60-70E, consistentes com grandes descontinuidades crustais magnéticas. A presença de sismos alinhados com essas estruturas fortalece a hipótese de que os lineamentos resultam da reativação de fraturas e/ou falhas do embasamento. A análise de drenagem revelou um padrão geometrizado da rede drenagem, evidenciando controle estrutural nos traçados dos canais. Já a análise de fatores de assimetria de drenagem indicou assimetria com direções de basculamentos, em geral, ortogonais a estruturas NE e NW. Os resultados obtidos neste estudo reforçam a suposição da contribuição de estruturas de origem tectônica no rejuvenescimento topográfico. O principal mecanismo tectônico atribui-se às forças compressivas resultantes da interação da deriva da Placa Sul-Americana com a Placa de Nazca, especialmente a terceira fase orogenética da Cadeia Andina, a fase Quéchua. Essas tensões resultaram na elevação e, consequentemente, desencadearam fenômenos tectônicos e/ou reativação de zonas de fraqueza preexistentes.
  • ItemDissertação de mestrado
    A China e o sistema interestatal capitalista: contribuições para a análise do desenvolvimento interno-externo chinês
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-01-10) Sugahara, Maria Carolina Graciano; Souza, José Gilberto de [UNESP]
    O estudo da China é um dos grandes desafios dos que se preocupam com a ciência social na atualidade. Tanto para os intérpretes do capitalismo como do socialismo, a formação chinesa representa um grande arcabouço, não esgotado, de possibilidades de análises para o mundo contemporâneo. Considerando a complexidade das novas dinâmicas do sistema interestatal capitalista e seus meandros no atual panorama neoliberal, a China vem buscando consolidar sua posição como potência multipolar dentro do sistema, ao mesmo tempo em que se projeta para o futuro, direcionada por um bloco histórico de forças sociais que tomou o poder em 1949 – o Partido Comunista chinês. Orientado a partir do materialismo histórico-dialético, este trabalho buscou levantar debates e reflexões acerca das correlações entre o processo histórico interno da China e sua inserção como um Estado soberano no sistema de interestatal contemporâneo, compreendendo em quais condições a China foi capaz de se projetar internacionalmente, seus desafios e potencialidades
  • ItemDissertação de mestrado
    O enterro da cigarra: chãografias e vivências espaciais na educação infantil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-02) Justino, Leila Mariene Freitas; Maia, Diego Corrêa [UNESP]
    A Geografia da Infância proporciona a compreensão de situações cotidianas das crianças em seus espaços vividos, partindo de uma concepção de infância como uma construção social e que não deve ser reconhecida apenas como um período de maturidade biológica. A infância é uma instância social se pensarmos em todas as variáveis sociais que se cruzam, tais como, o gênero, classe social, etnia, entre outros e crianças são pessoas com competências históricas e geográficas, cognitivas e emocionais, que diferem dos adultos, apresentando culturas singulares que se estabelecem nas redes dos demais setores da sociedade. Esta pesquisa tem como objetivos: investigar e verificar as vivências das crianças, suas lógicas e autorias a partir das espacialidades em que estão inseridas por meio da Geografia da Infância; investigar como ocorrem as vivências no espaço escolar, uso destes espaços; mostrar a cartografia das crianças representada nos mapas vivenciais e as vivências da comunidade presente nas situações diárias. Com uma abordagem de cunho qualitativo, utilizamos como método de interpretação a pesquisa de caráter etnográfico, com uma turma da Educação Infantil da rede pública do munícipio de Rio Claro (SP), na qual a pesquisadora atuou como professora. A pesquisa evidenciou a importância da escola como espaço de vivências, a importância do protagonismo infantil e das brincadeiras ao vivenciarem suas espacialidades e a cultura social reveladas na escola. Acredita-se na relevância e resultados deste trabalho, a fim de contribuir para a leitura que fazemos sobre a infância, a escola e as relações das crianças em seus espaços.
  • ItemTese de doutorado
    O encontro cintilante entre a geografia e a educação ambiental: a criação do centro de educação ambiental em Corumbataí-SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-18) Varussa, Éder Rodrigo; Risso, Luciene Cristina [UNESP]
    A Educação Ambiental tem papel fundamental na compreensão dos problemas ambientais existentes no cotidiano das cidades, o que possibilita mudanças de postura dos indivíduos e reavaliação das próprias atitudes, trazendo maior entendimento, sensibilização e reflexão em relação ao meio ambiente. Dessa forma, o objetivo desta Tese foi apresentar a criação de um Centro de Educação Ambiental (CEA) no município de Corumbataí, no estado se São Paulo, um trabalho que integrou políticas públicas de meio ambiente. O intuito foi reunir e estimular o conhecimento ambiental a partir de aulas expositivas e oficinas práticas em um Jardim Ecossensorial, envolvendo estudantes da Escola Professora Maria de Lourdes Pedroso Perin em oficinas de plantio. A intenção era que esses estudantes aprendessem e desenvolvessem técnicas de cultivo e valorizassem o “verde” como ser vivo. Além disso, puderam realizar atividades práticas em um Laboratório Natural, por meio de técnicas de infusão, decocção e maceração, assimilando a fabricação de remédios naturais que preservassem propriedades medicinais das plantas. Esse trabalho desenvolvido no CEA permitiu a disseminação de informações e a troca de experiências, promovendo conscientização e responsabilidade ambiental nos estudantes e na comunidade local, fortalecendo o processo de ensino aprendizagem. A criação do CEA em Corumbataí/SP, em 2018, trouxe um novo espaço de formação ambiental. A metodologia utilizada para avaliar o impacto do CEA foi qualitativa quantitativa, por meio da aplicação de 438 questionários para estudantes, 15 para professores e 3 para gestores públicos. Por meio dessas pesquisas, foi possível obter informações importantes quanto à relevância desse lugar no processo de aprendizado dos estudantes, aproximando-os da sua realidade e contribuindo com o meio ambiente. Assim, as práticas do CEA ativaram o sentimento de pertencimento ao lugar e proporcionaram um olhar mais social e crítico, a partir de vivências e experiências dentro da Geografia Ambiental. Ao mesmo tempo, reforçou-se a identidade, uma vez que é preciso valorizar e cuidar do espaço em que se vive. Também se potencializou o espírito de cooperação, a postura de cidadania ambiental e o processo de sustentabilidade.
  • ItemDissertação de mestrado
    Análise geomecânica em rochas carbonáticas com auxílio de drone: aplicação em mineração na Formação Irati
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-09) Hoffmann, Victor Hugo; Reis, Fabio Augusto Gomes Vieira [UNESP]; Souza, Iata de [UNESP]
    As características geomecânicas de unidades geológicas carbonáticas reservatório e formações sobrepostas são de extrema importância para evitar diversos problemas relacionados à perfuração e extração de petróleo em poços terrestres e marítimos. Em função da profundidade e alto custo da coleta de amostras laterais, opta-se apenas pela amostragem das rochas reservatórios. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo determinar os parâmetros geomecânicos através de levantamentos fotométricos do drone obtidos em frentes de lavra de calcário da Formação Irati, além de fornecer maiores informações de forma rápida e com baixo custo sobre o maciço. Logo, a área escolhida foi a Mineração Amaral Machado, na região de Saltinho - SP, onde é explorado o calcário dolomítico que é recoberto por folhelhos ricos em matéria orgânica e intercalados com camadas centimétricas a decimétricas de calcários, considerados reservatórios análogos do pré-sal. A estrutura local possui duas falhas principais NW, responsáveis por abater o maciço, bascular parte do acamamento subhorizontal para um mergulho de 60° e mostrar um padrão de fraturamento composto por falhas menores, duas famílias de juntas verticais NW e uma família vertical NE. Esse padrão de fraturamento foi observado previamente pela extração automática de planos da modelagem 3D, obtidos através do drone, e o maciço recebeu classe 4 nas classificações RMR e SMR. Contudo, ambas as classificações não foram capazes de separar unidades geomecânicas da área, devido a presença de finas camadas de folhelho que atuam como desagregadoras, formando fraturas muito abertas preenchidas por argilas expansíveis. Com o intuito de resolver tal problema, foi proposto a separação do talude em 3 setores por meio do acamamento. O setor A possui o acamamento com mergulho de 60° e a cinemática de talude de deslizamento planar, enquanto o setor B apresenta o acamamento sub-horizontal e a cinemática de tombamento de blocos. Assim, notou-se a falta de detalhamento das condições geomecânicas das rochas brandas pelo RMR e SMR, sendo necessário utilizar as características do acamamento, grau de fraturamento e cinemática para detalhar o talude, resultando em uma divisão de 11 compartimentos distintos, cujos compartimentos 7, 8 e 10 são os mais críticos e possuem zonas de queda de blocos, enquanto o compartimento 11 é uma zona de atenção para deslizamentos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Pensamento computacional: uma análise dos cursos de licenciatura em Matemática da Unesp
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-19) Silva, Rogério Aparecido Batista da; Maltempi, Marcus Vinicius
    When aiming at identifying Computational Thinking elements present in PPP (PoliticalPedagogical Projects) and examining interviews with coordinators and teachers of these courses, the main emphasis falls on the question: How is Computational Thinking shown in Mathematics Degree Courses at Unesp? In order to achieve this goal, this research is based on the Constructionism concepts, which highlights the synergy among educational processes, learning methods and the use of computational resources. Through a qualitative approach, this investigation undertakes a meticulous analysis of documents, such as political-pedagogical projects and lesson plans for the subjects included in the Mathematics Degree Courses. Furthermore, it incorporates semi-structured interviews carried out via videoconference, conducted with coordinators and teachers who are part of this Course at six Unesp units. In our research, we did not find explicit Computational Thinking evidence in PPP. Based on this, we established connections between the pillars of Computational Thinking and the speeches of the interviewees, based on disciplines that focus on programming. The Computational Thinking pillars used for this research were: abstraction, analysis and automation. Data analysis revealed a strong tendency towards the automation pillar; nevertheless, as already mentioned, the PC is not explicitly shown at Unesp Mathematics Degree Courses. However, there are indications of its manifestation, driven by the use of digital technologies in the classroom. Through the use of these technologies, we identified the three pillars, with special attention to the subcategories "Machines" and "Feasibility", present in the automation and analysis pillars.
  • ItemTese de doutorado
    A formação e configuração da região metropolitana de Piracicaba-SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-11-27) Marques, Juliano Ricardo; Braga, Roberto [UNESP]
    A presente pesquisa busca contribuir com a discussão em torno da formação de regiões metropolitanas e o processo de metropolização do Brasil a partir do estudo da formação da Região Metropolitana de Piracicaba [RMP]. A criação das regiões metropolitanas no Brasil ocorre desde a década de 1970 quando, por meio da Lei Complementar Nº 14/1973, o governo federal estabeleceu São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, Curitiba, Belém e Fortaleza como as primeiras regiões metropolitanas no Brasil. A partir da Constituição de 1988 passou-se para os Estados a atribuição de criar regiões metropolitanas e, com a promulgação do estatuto das Metrópoles (Lei Federal 10.257/2001, alterada pela Lei nº 13.089/2015), da Lei das Parcerias Público-Privadas [PPPs] (Lei 11.079 de 2004) e da Lei de Consórcios Públicos (Lei Federal 11.107/2005) foram criadas as regiões metropolitanas no Brasil. Desde a década de 1960, com os primeiros estudos sobre área de influência de cidades publicados pelo IBGE, Piracicaba se constituiu como centro regional, o que a levou a ser a sede de sua Região Metropolitana [RM]. No entanto, sua composição é polinucleada, constituída por um conjunto de centros articulados à sua centralidade. Nesse sentido objetivou-se justificar sua condição de Região Metropolitana utilizando o conceito de espaço metropolizado proposto por Kayser (1969). Dessa perspectiva, segundo a qual um espaço caracterizado pelos fluxos intensos e permanentes de pessoas, mercadorias, e capitais que coincidem com os grandes eixos de urbanização caracterizam uma RM, portanto, conclui-se que o espaço metropolizado por Piracicaba é menor do que o delimitado por lei