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dc.contributor.advisorMarun Filho, Nahim [UNESP]
dc.contributor.authorBacovis, Andrey Costa [UNESP]
dc.date.accessioned2017-10-11T18:36:36Z
dc.date.available2017-10-11T18:36:36Z
dc.date.issued2017-07-31
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/151901
dc.description.abstractThis research aims at the presentation of a stylistic overview of the João Domingos Bomtempo’s piano sonatas, aiming the musical interpretation. In the first chapter, is presented a brief biography of this composer, focusing on his musical trajectory, his works and the composers with whom he had contact. The following chapter is dedicated to formal analyzes of his sonatas, contemplating especially the first movements, in which works by CAPLIN (1998), HEPOKOSKI & DARCY (2006) and ROSEN (1988) were the main references. In the third chapter, the texture elements of his sonatas are investigated, from the association with the specialized literature in interpretive practices, especially those that deal with the musical style of the composers of the London Pianoforte School, with whom Bomtempo had contact. Finally, the last chapter associates the content of previous chapters in order to make an interpretative proposal for Bomtempo’s Sonata opus 15 n.1. In this research, it is possible to see a way in which formal and textural aspects of a musical work can be emphasized in a musical performance in order to enrich the musicality, providing interpretive possibilities.en
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo a apresentação de um panorama estilístico das sonatas para piano de João Domingos Bomtempo, com vistas à interpretação musical. No primeiro capítulo, apresenta-se uma breve biografia deste compositor, com foco em sua trajetória musical, em suas obras e nos compositores com os quais teve contato. O capítulo seguinte é dedicado a análises formais de suas sonatas, contemplando especialmente os primeiros movimentos, em que obras de CAPLIN (1998), HEPOKOSKI & DARCY (2006) e ROSEN (1988) foram as principais referências. No terceiro capítulo, investiga-se os elementos texturais de suas sonatas a partir da associação com a literatura especializada em práticas interpretativas, especialmente àquelas que abordam o estilo musical dos compositores da Escola de Londres, com os quais Bomtempo teve contato. Por fim, o último capítulo relaciona o conteúdo de capítulos anteriores a fim de realizar uma proposta interpretativa para a Sonata opus 15 n.1 de Bomtempo. Nesta pesquisa, é possível ver a maneira como aspectos formais e texturais de uma obra musical podem ser enfatizados em uma performance a fim de enriquecer a musicalidade, fornecendo possibilidades interpretativas.pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM)
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectJoão Domingos Bomtempopt
dc.subjectForma musicalpt
dc.subjectTextura musicalpt
dc.subjectSonatapt
dc.subjectPianopt
dc.subjectMusical formen
dc.subjectMusical textureen
dc.titleElementos formais, texturais e interpretativos nas sonatas para piano de João Domingos Bomtempo (1775-1842)pt
dc.title.alternativeFormal, textural and interpretive elements in João Domingos Bomtempo's piano sonatas (1775-1842)en
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramMúsica - IApt
unesp.knowledgeAreaInterpretação/teoria e composiçãopt
unesp.researchAreaEpistmologia e Práxis do Processo Criativopt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000893074
dc.identifier.capes33004013066P3
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