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dc.contributor.advisorPortich, Ana Maria [UNESP]
dc.contributor.authorMagdaleno, Danieli Gervazio [UNESP]
dc.date.accessioned2017-10-18T18:49:34Z
dc.date.available2017-10-18T18:49:34Z
dc.date.issued2017-09-21
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/151925
dc.description.abstractA presente dissertação se volta para as diferentes formas de linguagem nas obras literárias de Jean-Paul Sartre e o que determina sua escolha pelo teatro como meio privilegiado para expressar o engajamento do indivíduo junto à coletividade. Sartre se mostra importante no panorama do drama moderno, visto que, ao mesmo tempo em que os personagens de suas peças, partindo de uma situação de total isolamento e desamparo, manifestam sua incapacidade de agir, ainda assim conseguem resgatar a liberdade de atuação constitutiva do gênero dramático. Sartre se empenhou por preservar as características do drama, mesmo diante das investidas épicas e líricas que tomaram conta do gênero dramático a partir do século XIX. A retomada do drama empreendida pela filosofia existencialista tenta sanar o estado de impotência que teria assolado o homem moderno. Nossa hipótese é de que Sartre parece buscar uma forma de legitimar seus dramas na sistematização dos gêneros literários exposta por Hegel em seus Cursos de Estética.pt
dc.description.abstractThis dissertation's object are the different language forms in Jean-Paul Sartre's literary work and his choice for theatre as privileged means of expressing individual engagement in the collectivity. Sartre has been as an important name in the modern drama panorama, because his characters show an incapacity to act, coming from a situation of total isolation and abandonment, and at the same time are still able to rescue the liberty of acting. This liberty constitutes the drama, so Sartre strove diligently for preserving drama's features, even against the assaults from the epic and the lyric genders, which took over the dramatic gender from the nineteenth century onwards. Retaking the drama, a task undertaken by the existential philosophy, is one step towards solving the state of impotence that had devastated the modern man. We support the hypothesis that Sartre seems to seek for a way of legitimating the drama by means of the literary genders exposed by Hegel in his Lectures on Aesthetics.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectEstéticapt
dc.subjectDrama modernopt
dc.subjectSartrept
dc.subjectHegelpt
dc.subjectAestheticsen
dc.subjectModern dramaen
dc.titleAs bases hegelianas da literatura dramática de Jean-Paul Sartrept
dc.title.alternativeThe Hegelian bases of dramatic literature by Jean-Paul Sartreen
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramFilosofia - FFC
unesp.knowledgeAreaHistória da Filosofia, Ética e Filosofia Politica
unesp.researchAreaEstética
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília
unesp.embargoOnline
dc.identifier.aleph000893243
dc.identifier.capes33004110041P1
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