Show simple item record

dc.contributor.advisorFontes, Maria Solange Gurgel de Castro [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Claudia Maria Neme dos
dc.date.accessioned2017-12-18T16:56:59Z
dc.date.available2017-12-18T16:56:59Z
dc.date.issued2017-10-20
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/152345
dc.description.abstractAs áreas livres das escolas, conhecidas como pátios escolares, são ambientes de aprendizagem, de vivências e socialização, e se configuram como espaços essenciais no contexto escolar. No entanto, para isso, é necessário que tais áreas sejam adequadas ao desenvolvimento de suas principais funções: sociais, recreativas, ambientais e pedagógicas. O objetivo principal deste estudo foi o de criar um instrumento de avaliação da qualidade funcional das áreas livres em escolas de ensino fundamental completo, visando verificar se essas áreas atendem as quatro principais funções educativas (sociais, recreativas, ambientais e pedagógicas) que tais áreas devem desempenhar no contexto escolar. O instrumento é composto de questões elaboradas com base na literatura da área e respaldadas por profissionais da educação. Esse instrumento foi aplicado em alunos de quatro escolas Municipais de Ensino Fundamental completo em Bauru-SP, com o fim de identificar a qualidade dessas áreas e ressaltar as principais diferenças nas avaliações de alunos dos anos iniciais e finais. Os resultados obtidos possibilitaram realizar um diagnóstico, que aferiu o nível de atendimento das funções das áreas livres em cada escola pesquisada, de acordo com o ponto de vista dos alunos dos anos iniciais e finais. Assim, foi possível traçar um panorama geral das áreas estudadas e identificar os principais pontos fortes e fracos em cada função avaliada, além de ressaltar questões dentro de cada função que precisam ser revistas, em cada escola, para a melhoria da qualidade destas áreas. Espera-se que esse instrumento, além de auxiliar intervenções físicas e/ou gerenciais das escolas avaliadas, possa ser útil para arquitetos, planejadores e gestores que participam do planejamento das áreas livres escolares.pt
dc.description.abstractThe free areas of schools, known as school patio, are learning environments, experiences and socialization, and configure themselves as essential spaces in the school context. However, to do this, it is necessary that such areas are suitable for the development of their principal functions: social, recreational, environmental and pedagogy. The main objective of this study was to create an instrument for assessing the functional quality of free areas in elementary schools, aiming to check if these areas meet the four major educational roles (social, recreational, environmental and pedagogical) that such areas should play in the school context. The instrument consists of questions based on the literature of the area and supported by educational professionals. This instrument was applied to students from four Municipal schools of Basic Education in Bauru-SP, with the aim of identifying and highlighting the main differences in assessments of students of early and final years. The results obtained have made it possible to carry out a diagnosis, assessing the level of fulfill of the functions the free areas at each school surveyed, according to the point of view of the students of early and final years. Thus, it was possible to establish an overview of the study areas and identify the main strengths and weaknesses in each function evaluated, as well as highlight items within each function that need to be reformulated in each school and, thus, contribute with subsidies for the improvement of the quality of these areas. It is expected that this instrument, besides helping interventions and/or management of schools evaluated, which is useful for architects, planners and managers who participate in the planning of areas free school.en
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectÁreas livres escolarespt
dc.subjectPátio escolarpt
dc.subjectQualidade funcionalpt
dc.subjectFree school areasen
dc.subjectSchool patioen
dc.subjectFunctional qualityen
dc.titleInstrumento de avaliação da qualidade funcional das áreas livres em escolas de ensino fundamentalpt
dc.title.alternativeAn instrument for assessing the functional quality of free areas in elementary schoolsen
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramArquitetura e Urbanismo - FAACpt
unesp.knowledgeAreaArquitetura e urbanismopt
unesp.researchAreaPlanejamento e avaliação do ambiente construídopt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000895198
dc.identifier.capes33004056090P3
dc.identifier.lattes6410216019672649
dc.identifier.orcid0000-0003-1374-5995
unesp.advisor.lattes6410216019672649
unesp.advisor.orcid0000-0003-1374-5995
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record