Show simple item record

dc.contributor.advisorCasadei, Eliza Bachega
dc.contributor.authorKudeken, Victoria Sayuri Freire dos Santos
dc.date.accessioned2017-12-22T11:55:36Z
dc.date.available2017-12-22T11:55:36Z
dc.date.issued2017-10-30
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/152383
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo compreender quais são alguns dos mecanismos de legitimação discursiva envolvidos nos processos comunicacionais do curso de Gestão da Qualidade e Segurança do paciente, oferecido pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), na modalidade a distância para um público de profissionais da saúde. Desmembrando a análise em três momentos de configuração narrativa com o foco nos processos de legitimação discursiva, pretende-se responder a seguinte questão: quem discursa no ensino de saúde? Na primeira parte, foram analisados os possíveis discursivos do ensino em saúde, sendo estes o modelo de ensino por competências, a hierarquia no discurso médico e os saberes práticos da equipe de enfermagem. A segunda parte visualizou através dos objetos midiáticos e educacionais como os discursos se materializam no formato do curso. Já o terceiro momento, de refiguração narrativa, expõe o cenário comunicacional contemporâneo, como é construído um leitor/aluno modelo para o material educacional e como funcionam os processos de interação na narrativa do curso.pt
dc.description.abstractThe present study aims to understand which are some of the mechanisms of discursive legitimation involved in the communicational processes of the Quality and Safety Management course, offered by Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), in distance modality for a professional public of health. Dismembering the analysis into three moments of narrative configuration with the focus on the processes of discursive legitimation, it is intended to answer the following question: who speaks in health education? In the first part, the possible discursives of health education were analyzed, being these the model of teaching by competences, the hierarchy in the medical discourse and the practical knowledge of the nursing. The second part visualized through the media and educational objects how the speeches materialize in the format of the course. The third moment, narrative refiguration, exposes the contemporary communication scenario, how a reader/student model is constructed for the educational material and how the interaction processes work in the course narrative.en
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectAnálise do discursopt
dc.subjectProcessos comunicacionaispt
dc.subjectEnsino em saúdept
dc.subjectLegitimação do discursopt
dc.subjectEducação a distânciapt
dc.subjectDiscourse analysisen
dc.subjectCommunicational processesen
dc.subjectHealth teachingen
dc.subjectLegitimation of discourseen
dc.subjectDistance educationen
dc.titleO discurso no ensino em Saúde: processos comunicacionais e mecanismos de legitimação através de recursos audiovisuaispt
dc.title.alternativeThe speech in the health education: communication processes and mechanisms of legitimation through audiovisual resourcesen
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramComunicação - FAACpt
unesp.knowledgeAreaComunicação midiáticapt
unesp.researchAreaProdução de sentidopt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000895359
dc.identifier.capes33004056081P4
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record